Brincadeiras para as festas infantis

Brincadeiras para as festas infantis
Publicidade

Brincadeiras para as festas infantis. Segredinho da vovó ideias divertidas para manter a garotada ocupada, preferencialmente com atividades educativas, bem do jeitinho que eles – e os pais – adoram! As “brincadeiras do tempo dos pais” entram nesse pacote de sugestões, já que ainda hoje fazem sucesso.

1. Dança da cadeira

A brincadeira é clássica, mas todos amam – até adultos, diga-se. Geralmente crianças a partir dos 3 anos já conseguem entender e fazer parte da diversão. “Conte quantas crianças participarão e coloque, lado a lado, um número a menos de cadeiras. Por exemplo, se participarem 5 pessoas, coloque apenas 4 cadeiras para a brincadeira”, ensina Andrea Miyagawa, especialista em preparação de eventos. Ligue uma música, enquanto as crianças dão voltas ao redor dos assentos. Quando a música parar, todos devem se sentar. Quem ficar sem cadeira sai do jogo. Na vez seguinte, elimine uma cadeira até que restem apenas dois concorrentes. Ganha quem sentar primeiro na última rodada.

2. Caça a objetos

Essa brincadeira faz com que todo mundo se divirta, pois as crianças vão pedir ajuda aos adultos. A ideia é solicitar um objeto e a garotada tem de procurá-lo entre os convidados. Você pode dividir a turminha em times para ver qual é o mais rápido em conseguir os itens. “Um batom vermelho, por exemplo, é um ótimo começo”, sugere a especialista.

3. Oficina de cupcake e brigadeiro

Criança adora brincar de “ser adulta”, então que tal ensiná-las a preparar algumas guloseimas? “Disponha cupcakes prontos, mas sem confeitar, e cada criança decora com o que quiser: confetes, jujubas, granulados, chantili, brigadeiro… Na hora do ‘Parabéns’, cada um tem seu bolinho”, explica Andrea. Os pequenos “mestre-cucas” também podem se divertir preparando brigadeiros. Com a massa pronta, eles enrolam no formato que desejam e decoram como preferir. “Servem como lembrancinhas também, já que dá para disponibilizar caixinhas pequenas para eles customizarem”, acrescenta a especialista.

4. Estátua

A assessora Vanessa Cavalcante, mãe de uma menina de 2 anos, se diverte criando oficinas para a criançada no aniversário da pequena. “Brincar de estátua também é sucesso. Alguém de fora da brincadeira precisa ficar responsavel pela música e saber a hora de dar um ‘pause’. Todos dançam e, quando a música cessar, todo mundo precisa parar de se mexer. O último a parar de dançar perde e está fora da brincadeira até restar uma só criança”, ensina.

5. Pinturas faciais

A ideia é colocar a imaginação da criançada para trabalhar. Mesmo que você não consiga contratar um especialista em pinturas faciais, é possível fazer de um jeito mais econômico e caseiro. Compre tintas que possam ser usadas em pele de crianças (atenção para alergias, hein?) e disponibilize pincéis. Busque na internet algumas referências de desenhos legais, imprima e disponibilize-os como inspiração para a turma mirim copiar.

6. Teatrinhos com tema da festa

Essa brincadeira vai fazer com que a criatividade floresça ainda mais. A dica da especialista Andrea Miyagawa é apostar em teatros com fantoches ou até mesmo improvisar um palco para os personagens que serão criados. Deixe papéis e canetas disponíveis para que as crianças preparem o roteiro. E sabe aquelas roupas no armário que estão lá sem uso? Coloque tudo em um cesto e deixe que os pequenos as usem como figurino. Vale até encenar um teatro baseado no tema da festinha.

7. Balão de doces

Outro sucesso nas festas de Vanessa Cavalcante é a enorme bexiga recheada de doces. O balão precisa ser pendurado no local mais alto da casa e estar cheio de guloseimas (pirulitos, balas… tudo o que a molecada adora!). Ao final da festa, faça com que as crianças fiquem ao redor dele, à espera de que seja estourado. Aí é deixá-las curtir o momento para conseguir o maior número de itens que “caem do céu”. Se você não gosta da ideia de doces, pode substituí-los por brinquedinhos diversos, como apitos, língua de sogra, bolinhas etc.

8. Karaokê

Parece meio retrô, mas todo o mundo ama soltar a voz durante festas de aniversário. O bom e velho karaokê não sai de moda nunca. É fácil alugar o equipamento, mas há muitos jogos (inclusive online) em que é possível aderir à brincadeira e revelar os minicantores da turma.

9. Guerra de bexigas

Se a festinha de aniversário é no verão e há bastante espaço ao ar livre, essa brincadeira se encaixa muito bem! Compre bexigas e encha-as com água. Coloque tudo em um balde e deixe a meninada jogar as “bombinhas” umas nas outras. Nesse caso, é bom avisar no convite para as crianças trazerem uma troca de roupa extra, ok?

10. Vivo ou morto

Essa sugestão também não ocupa muito espaço na casa durante a festa. Uma das crianças (ou um adulto) deverá ser o líder da brincadeira e se posicionará à frente do grupo, dizendo as palavras “morto” ou “vivo”. Ao comando “morto”, os participantes têm que se agachar. Ao ouvirem “vivo”, precisam ficar em pé. Quem errar está fora do jogo, até que se chegue a um vencedor.

segredos da vovo enfeite-para-festa-infantil

Publicidade

Festa infantil em casa

segredos da vovo festa infantil

segredos da vovo detalhes festa infantil6

segredos da vovo gravura festa infantil

Fonte http://disneybabble.uol.com.br/

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário