Festa infantil sustentável

Festa infantil sustentável
Publicidade

Festa infantil sustentável.

Segredinho da vovó ao serem práticos, copos, garfos, papéis e mais uma série de descartáveis se acumulam após as comemorações, um impacto negativo ao meio ambiente. Existem algumas dicas e estratégias que podem deixar as festinhas infantis mais  sustentáveis.

1. Utensílios de plástico
Já passou da hora de dizer adeus aos pratos, garfos e copos de plástico  e o mercado já está preparado para isso. Apesar das festas, geralmente, terem um tema, esses utensílios podem ser vidro, inox ou plástico durável. “Opte por talheres, copos e travessas que possam ser reutilizados nas próximas festinhas. Uma boa dica é escolher essas peças em cores neutras. Existe a opção de locar estes itens ao invés de comprar.

2. Desperdício de alimentos
Calcular as quantidades de forma precisa é muito difícil. Para não faltar, a maioria das pessoas faz a conta, arredondando para cima. Caso você tenha ajuda de um buffet, fica mais fácil determinar as quantidades, uma vez que é possível fechar pacotes. Ainda mais, a contratação de uma empresa permite com que a comida seja feita na hora, para ser servida fresquinha e de acordo com o volume atual da festa. Sobrou muito? Nada impede o congelamento dos salgadinhos ou a doação imediata para alguma instituição.

3. Reaproveitamento da decoração
A decoração pode ser feita com objetos que tem em casa, ou então apostar em materiais reutilizáveis. A papelaria personalizada que, além de decorar, é utilizada como a lembrancinha da festa.

4. Comprar pronto ou fazer em casa?

O buffet fica responsável por manejar a quantidade das comidas, bem como uma decoração profissional. Porém, nem sempre as empresas que contratamos têm uma consciência sustentável.

Utilizar os refratários e formas que você já tem para servir as comidas também é uma medida fácil que elimina o uso de descartáveis. Caso você opte por comprar bolo e salgadinhos, entregue os recipientes para o produtor, para que ele possa devolvê-los com os alimentos dispostos, eliminando caixas de papelão e bandejas de plástico.

Já para os docinhos, as casinhas de papel e plástico podem ser trocadas por retalhos de tecido. É só higienizá-los e acomodar o brigadeiro e o beijinho.

5. O papel é melhor que o plástico?
Muitos acreditam que vale trocar o plástico pelo papel, como por exemplo, no uso de canudos. Mas, caso você não tenha opção de troca, o papelão sai em vantagem porque sua degradação é mais rápida e o material pode ser compostado.

6-Sustentabilidade nas brincadeiras
A programação que vai animar os pequenos pode ser mais sustentável. As brincadeiras  de pega-pega, pique-esconde, essas brincadeiras clássicas, precisamos apenas das crianças. Apesar de criativas e diferentes, algumas atrações, como a pintura e o artesanato, pedem o uso de papel, pincéis e outros utensílios descartáveis. Por isso, nem sempre são a melhor opção quando falamos em sustentabilidade.

Dicas :

  1. – Realize a festa ao ar livre.
  2. Envie convites eletrônicos ou ecológicos.
  3. Evite utensílios descartáveis.
  4.  Diga não aos balões.
  5. Opte por suqueiras e jarras.
  6. Evite balõesNo lugar deles, use lustres, guirlandas, bandeirinhas de tecido, balões japoneses. Lembrem-se, papéis como seda e crepom se degradam com maior rapidez.

Publicidade

Fonte https://revistacasaejardim.globo.com/

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário