Dicas para compras saudáveis.

Publicidade

Publicidade

Segredinho da vovó.

A geladeira e os armários vazios ou a falta de um ingrediente na hora de preparar uma receita são sinais de que você precisa ir ao supermercado. Muitos não se importam em realizar esta tarefa, já para outros é algo extremamente cansativo, mas o fato é que, não há escapatória. Então leia atentamente as nossas dicas e vamos às compras!
1-Antes de sair de casa faça uma lista com tudo que precisa comprar e guie-se por ela no supermercado, assim você evitará compras de alimentos desnecessários.

2-Não vá ao supermercado com fome, pois dessa maneira fica difícil controlar o impulso de comprar alimentos calóricos e gordurosos.

3-Leia os rótulos dos produtos. Lá você encontra informações importantes, a respeito dos ingredientes contidos nos alimentos, como “contém glúten” para quem tem doença celíaca,teor calórico dos alimentos, quantidade de nutrientes, vitaminas e minerais. Muito cuidado com os alimentos “diet” e “light”, pois nem sempre são melhores opções, além de serem mais caros. Compare com o produto convencional e veja se vale a pena, de acordo com o que você deseja.

4-Fique atento ao prazo de validade dos alimentos, principalmente se eles estiverem em promoção ou com um preço muito abaixo do normal, pois, muitas vezes nestas situações, os alimentos estão com a data de validade próxima do vencimento.
5- Prefira os produtos naturais aos industrializados. Evite comprar pratos prontos, prefira prepará-los em casa, assim você terá pratos mais saudáveis.

6- Compre muitas frutas para fazer sucos. Eles são mais saborosos e saudáveis que os industrializados. Caso você tenha que optar pelos sucos industrializados, prefira as versões light ou sem açúcar.

7- Se possível, deixe para comprar as verduras e legumes nas feiras livres, em que as hortaliças são mais fresquinhas e você tem mais variedade de tipos e preços.

8- Compre temperos e especiarias naturais, como manjericão, alecrim e orégano, para dar mais sabor aos pratos. Dispense molhos gordurosos e engordativos. Eles acrescentam muitas calorias nas preparações. Uma salada aparentemente inofensiva, mas cheia de molho, pode conter calorias demais.

9- Evite passar no corredor de doces e salgadinhos, pois com as guloseimas a vista fica mais difícil resistir às tentações. Caso você more com outras pessoas que fazem questão destes alimentos, compre uma quantidade pequena. Cuidado com as bolachas recheadas, pois fornecem muitas calorias, além da maioria conter gordura trans em sua composição.

10- Observe o estado da embalagem dos produtos. Fique atento com qualquer alteração, como caixa amassada, lata estufada, vidro trincado ou plástico perfurado. Escolha outro produto que esteja com a embalagem íntegra.

11- Verifique nos produtos congelados, se na superfície existem placas de gelo encobrindo a embalagem. Caso isso ocorra, evite levar o produto, pois é sinal de que o mesmo foi descongelado e por algum motivo novamente congelado.

12- Deixe sempre os alimentos resfriados ou congelados por último. Com isso, eles ficarão um tempo menor expostos à temperatura ambiente e com risco menor de contaminação ou deterioração.

13- Prefira os alimentos em água e não em óleo, o valor calórico destes últimos é muito maior, além de conter alta concentração de gorduras.

Fonte Revista Saúde

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário