5 porções
Ingredientes
- 500 gr de patinho moído(s)
- 1 unidade(s) de cebola picada(s)
- 4 dente(s) de alho picado(s)
- 50 gr de bacon picado(s)
- 1 lata(s) de molho de tomate
- 1 lata(s) de creme de leite
Modo de preparo
Frite o bacon, em fogo baixo. Em seguida, junte o alho e a cebola. Refogue até que o alho e a cebola fiquem dourados. Junte a carne moída e aumente um pouco o fogo. Refogue a mistura até que a carne esteja cozida (cerca de 15 minutos). Junte o molho de tomate e cozinhe por mais 10 minutos (se achar necessário, adicione um pouco de água quente). Ao final, abaixe novamente o fogo e adicione o creme de leite mexendo vigorosamente, por alguns minutos.
Segredinho da vovó.
Conforme o Pequeno Dicionário de Gastronomia, esta receita russa era usada pelos soldados que levavam sua ração de carne cortada, dentro de grandes barris, debaixo de uma mistura de sal grosso e aguardente. E na hora de cozinhar, ela recebia cebolas e creme azedo.
Quem refinou a mistura foi o cozinheiro do czar Pedro, o Grande, protegido pelo general Stroganov. Depois disso, o prato chegou à França e ganhou molho béchamel – à base de farinha, margarina, leite, pimenta, noz-moscada e sal -, além de conhaque para a flambagem. Quando se popularizou recebeu creme de leite, molho inglês, páprica e mostarda.
Aqui no Brasil, a receita ganhou novas leituras e caiu no gosto da culinária trivial.