Dicas para preparar cebolas.

Publicidade

Publicidade

Segredinho da vovó.

A cebola usada como prato principal e não apenas como tempero, rende pratos maravilhosos. A versatilidade das cebolas é bastante grande: fatiadas cruas em saladas e sanduíches, cozidas em ensopados, sopas e omeletes, assadas, refogadas, enfim, podem ser consumidas em diversas formas. Seus talos verdes são uma boa fonte de beta-caroteno e vitamina C. As cebolas podem, também, ajudar a reduzir o colesterol e a capacidade de coagulação do sangue e a pressão arterial.

O leve efeito antibacteriano das cebolas podem ajudar a prevenir infecções superficiais, e contam com a vantagem de dar mais sabor aos pratos. Suas desvantagem dizem respeito ao baixo teor de nutrientes. Cebolas cruas produzem hálito desagradável e odor na pele. Podem, ainda, causar distenção abdominal e gases.

As cebolas podem ser conservadas por alguns dias na geladeira, as folhas verdes devem ser consumidas antes de amolecer. As cebolas redondas devem ser firmes, com pele crocante e seca. Não compre quando estiver mole ao apertar, com pontos negros (mofo), ou quando apresentar brotos verdes na parte de cima (indica que já perdeu o viço). Elas devem apresentar odor suave.

Confira algumas dicas para você aproveitá-la ao máximo!

Cebola frita especial
Para a cebola frita ter um sabor adocicado e caramelado, frite-as, lentamente com azeite de oliva misturado com manteiga e açúcar. Utilize uma colher (chá) de açúcar para cada cebola média. Sirva como acompanhamento.

Molho quente para saladas
Cozinhe as cebolas picadas finamente, em fogo baixo, com um pouco de açúcar e vinagre balsâmico. Assim que estiverem macias, retire as cebolas e despeje em salada de batatas, de feijão branco ou feijão-fradinho. Regue com bastante azeite de oliva e sirva.

Cebola para salada
Para fazer saladas, prefira as cebolas roxas, que apresentam sabor bem suave. Uma opção é descascar as cebolas, cortá-las em rodelas e deixar de molho por 20 minutos, em uma tigela com água gelada, algumas pedras de gelo e um pouco de açúcar. Em seguida, basta escorrer a água e temperar a gosto.

Como não chorar ao descascar cebola
Para não chorar, corte a cebola embaixo de um fio de água na torneira ou, então, em uma bacia cheia de água. Outra opção é colocar a cebola no freezer por alguns instantes. Abra a janela para ventilar o ambiente e deixe para cortar por último a parte da raiz, local que mais concentra a substância que irrita os olhos.
Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário