Dicas sobre frutas.

Publicidade

Publicidade

1-Ameixa – 1 unidade desta frutinha tem somente 19 kcal. Com polpa suculenta e uma cor brilhante de dar água na boca, com certeza é uma ótima pedida. Você pode consumir ao natural ou pode acrescentar em preparações como doces, molhos, etc. A ameixa é fonte de fibras, vitamina A, vitamina C, potássio e outros nutrientes.

2-Figo – Fibras, cálcio e potássio são alguns nutrientes presentes no figo. Uma fruta com poucas calorias, cerca de 37 kcal por unidade.

3-Uva – Contém propriedades funcionais, antioxidantes (resveratrol e flavonóides) que são substâncias que combatem os radicais livres. Um cacho pequeno de uva tem em média 54 kcal, mas este valor pode variar conforme o tipo da uva.

4-Cereja – Muitos talvez tenham o hábito de comer esta frutinha apenas industrializada (conserva), em calda, em bolos e preparações doces, porém, ao natural é uma delícia. Uma unidade tem pouquíssimas calorias, 3,5 kcal.

5-Manga – Devido à sua cor amarelo escuro, alaranjado, você encontra beta caroteno (pró-vitamina A) nesta fruta, que de acordo com a necessidade do organismo transforma-se em vitamina A, além de ser um antioxidante. Uma fatia de manga tem aproximadamente 90kcal.

6-Pêssego – Macio, meio doce e aromático, o pêssego possui em média 48 kcal por unidade. Fonte de vitamina A, potássio, entre outros nutrientes.

7-Abacaxi – Esta é uma fruta que geralmente não falta nas festas de fim de ano, seja em sobremesas, para enfeitar a mesa, preparações, ou para dar um toque especial aos pratos agridoces. Além da presença de vitamina C e outros nutrientes, você encontra nesta suculenta fruta uma enzima chamada bromelina, que colabora no processo de digestão das carnes e gorduras.

8-Frutas secas

Nas festas de fim de ano dificilmente você não verá estas frutinhas enfeitando as mesas, como aperitivo ou até mesmo em preparações doces e salgadas.

A fruta torna-se seca depois de passar pelo processo de desidratação, onde é retirada a água da fruta e acrescido açúcar para sua conservação. Apesar de ter mais calorias que a fruta natural, substituir os doces calóricos, muito elaborados por estas frutinhas é uma excelente opção.

9-Frutas oleaginosas

Nozes, castanha do Pará, avelãs e amêndoas, ao contrário do que muitos pensam possuem propriedades que fazem bem à saúde. Por terem valores calóricos altos e por serem fontes de gordura, muitos evitam o consumo, mas se forem consumidas em pequenas quantidades poderão até prevenir doenças cardiovasculares.

O tipo de gordura presente nestas frutinhas é a insaturada, a gordura “boa” que ajuda aumentar o colesterol “bom” e diminuir o “ruim”.

RETIRADO DO SITE VILA EQULIBRIO.

Segredinho da vovó.

Coma frutas pois elas saciam àquela vontade de comer um docinho.

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário