Dicas para fritura.

Publicidade

Publicidade

– Quais panelas ou frigideiras são melhores para fritura?
A fritadeira é a melhor opção, pois é possível manter o controle da temperatura. Para imersão, as mais indicadas são panelas mais fundas e, dependendo do tamanho do alimento, podem ser maiores ou menores para caber a quantidade de óleo necessária para submergir os alimentos e deixar que eles possam se movimentar na gordura, para ter um dourado uniforme. Já para fritura que peça menos óleo, a panela pode ser menor, como uma frigideira comum ou sautoir (frigideira de bordas retas e mais altas).

– Qual a quantidade certa de óleo para fritar?

Depende do tipo de fritura. A de imersão, por exemplo, exige que o alimento fique completamente submerso em gordura (a quantidade de óleo com certeza vai ser maior), já a fritura rasa em frigideira pede menos gordura (o alimento deve ser coberto de óleo, no máximo, pela metade).

– Como saber quando a temperatura do óleo é a ideal?
O óleo para frituras de imersão deve chegar a temperatura de 180°C. Ele nunca deve esfumaçar, pois isto demonstra que está queimando. Cada tipo de gordura tem um ponto de saturação, mais alto ou mais baixo. Mas reutilizar o óleo não é boa ideia, pois a comida tende a ficar com sabor da gordura.

– É preciso virar os alimentos muitas vezes na frigideira, para ter certeza do cozimento?
Não. Na fritura de imersão, como a quantidade de óleo é maior, o alimento fica mais solto para ser “movimentado” na gordura. Já na frigideira, ele deve ser virado na metade do processo, ou seja, deve ser frito até que doure um lado e depois fritar do outro.

– Os utensílios para fritura devem ser feitos de qual material?
Inox ou alumínio, sempre.

– Qual o melhor óleo de fritura – canola, girassol, soja? E o azeite, quando pode ser usado?
Os óleos mais indicados são o de arroz refinado (ele faz com que os alimentos absorvam 20% menos de gordura), amendoim (tem ponto de saturação alto, acima de 220°C), milho e azeite (não o extra virgem, que deve ser consumido cru).

Fonte IG Gourmet

Segredinho da vovó.

Deve -se colocar os óleos utilizados numa daquelas garrafas de plástico (por exemplo, as garrafas pet de refrigerantes), fechá-las e colocá-las no lixo normal (ou seja, o ORGÂNICO). Pois jgando no ralo você vai contaminar a água.

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário