Ingredientes
Massa:
– 1 embalagem de biscoito tipo maisena (200 g)
– ½ xícara (chá) de manteiga (100 g)
Calda:
– 1 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado (240 ml)
– ½ xícara (chá) de açúcar (80 g)
Mousse:
– 1 embalagem de creme tipo chantilly (200 ml)
– 2 mangas grandes e maduras picadas
– ½ xícara (chá) de suco de maracujá concentrado (120 ml)
– 2 ovos (gemas e claras separadas)
– ½ xícara (chá) de açúcar (80 g)
– 1 envelope de gelatina em pó, incolor e sem sabor (12 g)
Decoração: ½ manga cortadas bem fina
Modo de preparo
Massa:
Coloque os biscoitos no processador ou liqüidificador e processe até obter uma farofa fina. Junte a manteiga e, com um garfo, amasse até que incorpore bem à farofa. Com essa massa, forre o fundo e as laterais de uma forma redonda de fundo removível (25 cm de diâmetro) e leve ao forno, preaquecido, a 180ºC por dez minutos. Retire do forno e deixe esfriar na forma.
Calda:
Leve uma panela pequena ao fogo médio com o suco de maracujá e o açúcar e ferva até reduzir o volume pela metade. Esfrie e reserve.
Mousse:
Resfrie o creme tipo chantilly por 12 horas em geladeira ou por até 30 minutos no freezer, tomando cuidado para não deixá-lo congelar. Bata as mangas picadas no liqüidificador com o suco de maracujá, coe e reserve. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Incorpore delicadamente 2 xícaras (chá) da polpa de manga batida. Hidrate a gelatina em 2 colheres (sopa) de água, derreta em banho-maria ou no microondas sem deixar ferver e junte à mistura de manga. Bata as claras em neve firme e incorpore delicadamente à mistura de manga com a gelatina dissolvida. Bata o creme chantilly gelado em ponto de chantilly firme (cerca de 3 minutos) e incorpore delicadamente à mistura anterior.
Montagem:
Forre o fundo da torta com um pouco de calda de maracujá fria, despeje a mousse nivelando a superfície e leve para gelar até ficar firme. Antes de servir, coloque um pouco da calda de maracujá sobre a mousse e decore com a manga fatiada. Sirva gelada.
Experimente acrescentar cubinhos de gengibre ao recheio da torta. Dá um toque todo especial.
Enviada por Fleischmann
Fonte Conversa Temperada-Jornal Gazeta do Povo