Panqueca Blue Bell
Rendimento 5 panquecas
Massa
3½ colheres (sopa) de farinha de trigo
250 ml de leite
1 colher de sobremesa de óleo vegetal
1 ovo
Recheio
700 gramas de mignon
100 gramas de bacon
5 colheres de sopa de milho verde
250 gramas de queijo cheddar
400 gramas de parmesão
Orégano a gosto
Molho branco
100 gramas de creme de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 litro de leite
½ colher (sopa) de manteiga
½ colher (café) de noz moscada ralada
sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Massa: coloque os ingredientes no liquidificador e bata até formar uma mistura homogênea.
Panquecas: unte levemente com manteiga uma frigideira de 13 centímetros de diâmetro. Leve ao fogo para aquecer. Coloque uma concha rasa da massa preparada e deixe cozinhar até que se desprenda do fundo. Vire o disco de panqueca com cuidado e deixe dourar o outro lado. Repita a operação até terminar a massa. Reserve.
Molho branco: dissolva a manteiga em uma panela, em fogo brando. Junte a farinha de trigo já dissolvida no leite frio, o creme de leite, a noz moscada e a pimenta do reino. Cozinhe em fogo brando até engrossar.
Recheio: corte o mignon em pequenas tiras, tempere e frite no ponto desejado. Corte o bacon em pequenos cubos e frite até dourar. Reserve. Com a massa da panqueca aberta em refratário, distribua 50 gramas do queijo cheddar, 140 gramas do mignon, 20 gramas do bacon e 1 colher (sopa) de milho verde. Enrole cada uma formando um canudo e cubra com 200 gramas do molho branco. Polvilhe com 40 gramas de queijo parmesão e orégano a gosto. Asse no micro-ondas por quatro minutos. Sirva quente, com queijo parmesão a gosto.
**
Panqueca da Nonna
Rendimento de 3 panquecas
Massa
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
2 ovos
4 colheres (sopa) de óleo
Sal a gosto
Recheio
300 gramas de carne moída
3 colheres (sopa) de cebola picada
1 tomate cortado em cubos
100 gramas de azeitonas
Sal a gosto
Montagem
1 xícara de molho de tomate
Queijo parmesão ralado a gosto
Modo de preparo
Massa: bata no liquidificador os ovos, o leite e o óleo durante alguns minutos. Acrescente aos poucos a farinha de trigo e depois sal a gosto. A massa deve ficar pastosa e não muito grossa. Com um papel toalha, espalhe óleo por toda a frigideira, que deve ter 28 centímetros. Pegue uma concha de 130 ml como medida. Cada concha equivale a uma panqueca. Despeje a massa no meio da frigideira, em movimentos circulares, espalhando-a de maneira uniforme. As bordas irão se soltar aos poucos. Quando toda a massa desprender está no ponto de virá-la.
Recheio: doure a cebola com o óleo e acrescente a carne. Deixe fritar. Acrescente tomate picado e azeitonas. Tempere a gosto.
Montagem: cubra a panqueca já recheada com molho de tomate e parmesão.
**
Panqueca Carne Seca Flambé
Rendimento de 4 panquecas
Massa
1 xícara de farinha de trigo
1 ovo
1 xícara de leite
½ xícara de água
1 colher (sopa) de óleo de milho
1 pitada de sal
Recheio
400 gramas de carne seca
100 ml de azeite de oliva
1 cebola média em rodelas
Molho Sugo
2 kg de tomates firmes e maduros
3 litros de água
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
2 colheres (café) de alho processado
3 colheres (sopa) de cebola processada
100 gramas de requeijão culinário
75 ml de creme de leite fresco
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Massa: bata todos os ingredientes no liquidificador, até obter uma mistura bem homogênea. Unte uma frigideira antiaderente de 40 centímetros com óleo e aqueça em fogo médio. Despeje uma concha bem cheia de massa na frigideira aquecida, agitando bem para que cubra totalmente a superfície. Quando a massa começar a desprender das bordas, vire-a com o auxílio de uma espátula e frite mais um pouco. Repita o processo até esgotar toda a massa.
Molho: corte os tomates em gomos e retire as sementes. Em uma panela, coloque os tomates, a água, o açúcar e o sal, e leve ao fogo alto até ferver. Baixe o fogo, tampe a panela, e deixe cozinhar, mexendo sempre, por uma hora e meia, até os tomates desmancharem. Apague o fogo, espere esfriar e peneire em uma peneira fina.
Recheio: corte a carne seca em cubos. Ferva três litros de água, adicione os cubos de carne seca e deixe ferver por dois minutos. Escorra a carne seca fervida, coloque-a em uma panela de pressão, cubra com água, feche e cozinhe por 40 minutos. Desligue o fogo, espere amornar, abra a panela e escorra a carne seca cozida. Desfie a carne seca ainda morna, e reserve. Em uma frigideira, aqueça a metade do azeite e doure a metade da cebola e do alho processados. Adicione a carne seca desfiada, tempere com o sal e a pimenta e refogue por dois minutos. Abaixe o fogo, acrescente o creme de leite, mexa até incorporar. Retire do fogo.
Disponha o recheio de carne seca em cada uma das massas de panqueca, cubra com um filete de requeijão culinário, e enrole as panquecas. Unte uma travessa refratária com um pouco de azeite e disponha nela as panquecas. Em outra frigideira, aqueça o restante do azeite e doure a cebola e o alho processados. Adicione o molho sugo, tempere com sal e pimenta e deixe ferver por dois minutos.
Coloque o molho sobre as panquecas, polvilhe com o queijo parmesão ralado e leve ao forno para dourar.
À parte, coloque as rodelas de cebola em uma frigideira com um pouco de azeite, leve ao fogo e doure até amolecerem.
Retire do fogo, adicione a metade do conhaque, retorne ao fogo e flambe. (Mas somente se tiver experiência. Do contrário, termine a preparação após gratinar as panquecas).
Retire as panquecas do forno e disponha sobre elas as rodelas de cebola flambadas. Despeje o restante do conhaque sobre as panquecas, acenda, e sirva imediatamente.
Para preparar uma panqueca de sucesso:
Escolha uma boa farinha de trigo – Para ter uma massa mais leve, prepare uma receita que solicite fermento.
1- Deixe a massa descansar por pelo menos 30 minutos na geladeira antes de fritar.
2- Use uma boa frigideira antiaderente, em fogo de médio para baixo.
3- Acrescente à massa alimentos cozidos e refogados, como cenoura, beterraba e espinafre. Além de nutritivos deixarão o prato mais colorido.
4- Uma salada pode ser um bom acompanhamento para quem não quiser ter as panquecas como prato único.
5-Qualquer bebida combina com panqueca, vai depender do gosto pessoal e da ocasião na qual o prato for servido.
Fonte chefs Larissa Colombo e Flávio Ramalho-
Entenda as diferenças :
Crepe: de origem francesa, tem massa mais fina, quase transparente. A massa é feita em forma redonda, mas servida dobrada em duas partes, formando um triângulo. Consumida como aperitivo ou sobremesa.
Panqueca: é parente da crepe francesa, só que um pouco mais grossa e servida enrolada. O objetivo é consumi-la como uma refeição completa. Mais popular na América do Sul e Central.
Panqueca americana: tem massa mais consistente para que fique espessa, com cerca de um centímetro de altura. Consumida aberta, normalmente no café da manhã, com cobertura de xarope de bordo (maple syrup).
Fonte: chef Martha Garrett Pecoits, professora do curso de Gastronomia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
Fonte:Jornal Gazeta do Povo -Bomgourmet