Home | 15 Anos | Ano Novo | Vovó Apresenta | Beleza | Dicas | Festas | Formaturas | Natal | Noivas | Receitas | Recém Casados | Reveillon | Vovó Responde

Dicas, festa infantil.

maio 13




1. Planejamento

Deixe que a criança participe de todo o processo de criação e desenvolvimento do evento. Assim, ela se sentirá útil e responsável. Escolham juntos o tema da festa e as brincadeiras que serão propostas.

Ouça as suas idéias e verifique se seu orçamento permite concretizá-las. Se a resposta for não, faça uma adaptação, excluindo detalhes menos importantes. Chame uma amiga para participar da realização e compartilhar sugestões.

2. Data e horário

O melhor período para marcar a festa é o da tarde, quando as crianças estão mais dispostas e cheias de energia para se divertir. Se possível, opte por finais de semana, quando a maioria das pessoas não trabalha e tem maior disponibilidade para comparecer.

Por outro lado, a vantagem de escolher os dias da semana é que as festas em buffets costumam oferecer um preço reduzido. É uma boa idéia para economizar.

3. Local

Se você deseja fazer a festa num Buffet ou locar um salão, é importante definir o lugar com pelo menos quatro meses de antecedência. Antes de decidir, visite o espaço e veja tudo o que ele tem a oferecer, levando principalmente em consideração a idade das crianças convidadas. Verifique a luminosidade, a segurança, a aparência e o estacionamento.

Uma boa localização é essencial. Deve ser de fácil acesso e, de preferência, próxima à escola ou da região onde predominam as casas dos convidados. Fazer a comemoração em casa ou no salão de festas pode ser adequado, devido ao menor custo. No caso de condomínios, você deve checar a disponibilidade do salão, os horários permitidos e as regras de administração do prédio.

4. Tema

É claro que o tema da festa deve estar de acordo com a idade do aniversariante e, como maior interessado, a opinião dele é fundamental para decidir essa questão. Além disso, é necessário verificar se existem no mercado acessórios disponíveis do personagem escolhido, principalmente quando forem lançamentos, que são os primeiros a desaparecer das prateleiras. Procure visualizar os temas, realizando pesquisas no ChicsouEu. Não deixe para a última hora. O ideal é definir o tema com 90 dias de antecedência.

5. Convites e lista de convidados

Faça a lista de convidados e tome cuidado para não se esquecer de alguém especial. Considere a possibilidade dos irmãos, babás e pais de alguns convidados também comparecerem. Não se esqueça de que os convites devem ser entregues com, no mínimo, dez dias de antecedência.

Lembre-se de que o convite é a primeira impressão que os convidados terão da festa. Por isso, capriche! Escolha um modelo compatível com o tema escolhido.

Em caso de design exclusivo, peça para verificar uma amostra antecipadamente, a fim de evitar surpresas desagradáveis com o produto final.

6. Alimentação

O cardápio da festa deve ser definido de acordo com o horário e com a quantidade de convidados. Caso ela seja realizada em casa, indicamos, abaixo, a quantidade de salgados, doces e bebidas que você deve prever. Atente para a disponibilidade de espaço, a refrigeração e o correto armazenamento dos alimentos. O uso de copos, talheres, pratos e garrafas descartáveis são recomendados, por questões de higiene e para prevenir pequenos acidentes.

Se optar por um buffet, você deverá apenas escolher as opções, sem se preocupar com maiores detalhes. Normalmente, esses locais oferecerem uma degustação de seus produtos. É uma boa oportunidade para esclarecer dúvidas e conhecer a qualidade do serviço.
O bolo e os docinhos são elementos de destaque da festa. Além de gostosos, devem ser bonitos e criativos. Existem muitas empresas que os decoram e modelam no formato de personagens. O bolo também pode ser temático.

Para calcular as quantidades recomendadas por convidado, devemos considerar que a quantidade varia em função do horário da festa e do público previsto:

Festa com Almoço ou Jantar

CRIANÇAS:
1 prato principal
5 salgados
6 docinhos
300 ml de refrigerante

ADULTOS:

1,5 pratos principal
7 salgados
5 docinhos
500 ml de refrigerante

100g de bolo por pessoa

Festa à tarde

CRIANÇAS:
10 salgados
7 docinhos
300 ml de refrigerante

ADULTOS:

13 salgados
7 docinhos
500 ml de refrigerante

150g de bolo por pessoa

Considerações
Ofereça de quatro a seis opções de salgados e de docinhos. Sirva petiscos antes da refeição principal, para entreter os convidados. Em relação às bebidas, ofereça quatro tipos (três refrigerantes, sendo um de baixa caloria, e água mineral). Caso decida servir bebida alcoólica, calcule cerca de duas latas de cerveja para cada convidado adulto. O número de pratinhos descartáveis deve ser 40% maior do que o de pessoas. Já o de guardanapos deve ser o triplo, assim como a quantidade de copos.

Uma sugestão prática para refeições é preparar uma massa com duas opções de molho e uma salada

7. Diversão

As atividades de animação são as mais esperadas pelos pequenos. Para a contratação de mágicos, teatrinhos, palhaços, pinturas ou equipe de recreação, é importante fazer uma boa seleção dos profissionais. Antes de tudo, procure conhecer o trabalho da empresa. Um animador com desempenho abaixo da expectativa pode comprometer toda festa. Não se esqueça de que as crianças pequenas, de um a dois anos, em geral não estão acostumadas a ver palhaços e personagens muito interativos e podem se assustar; o que não será problema para um experiente profissional.

Selecione as atividades de acordo com a idade das crianças, com o número de convidados e com o tempo de duração previsto para a animação. O ideal é ter um profissional para cada 15 crianças. Também é conveniente criar um cantinho para os bebês, com brinquedos apropriados, bichinhos e bolas coloridas para entretê-los.

A música é deve ser muito alegre e priorizar a diversão das crianças.

8. Lembrancinhas

É interessante que as lembrancinhas estejam em harmonia com o tema da festa. Atenção: o material com que são fabricadas deve ser seguro, próprio para crianças. Reserve uma quantidade de 10% a 20% maior do que o número de crianças. E não se esqueça de guardar algumas lembrancinhas para as pessoas mais próximas que fazem questão de se recordar daquele acontecimento.
9. O momento da Festa

Avalie se a criança deve descansar antes da festa, para que tenha pique para aproveitar o grande momento.

Na entrada, reserve um espaço para os presentes recebidos. Peça para colocarem o nome de quem presenteou.

Não concentre os salgadinhos e doces num só lugar. Espalhe-os em diversas mesinhas, para evitar que as pessoas se aglomerem.

Distribua cestos de lixo pelo ambiente, colocando-os em locais estratégicos.

Ponha as bebidas no refrigerador pelo menos quatro horas antes do início do evento. Disponibilize baldes com gelo.

A festa dura em média quatro horas. Considere que quase ninguém chega no horário marcado. Por isso, a primeira etapa deve ser a das brincadeiras com monitores ou nos brinquedos (pula-pula, piscina de bolinhas, cama elástica). A seguinte pode ser a apresentação do teatrinho ou de qualquer outra atração contratada. Na seqüência, vem o “Parabéns a você”. Logo após, os convidados começam a se despedir e aí é hora de distribuir as lembrancinhas e agradecer pela presença.

Fonte www.ChicsouEu.com.br

Comentários

comentarios

Um comentário

  1. Joelma Soares A. da Silva /

    Adorei o roteiro da festa. Bem prático e objetivo. Abraços, Joelma.

Deixe seu comentário

Home | 15 Anos | Ano Novo | Vovó Apresenta | Beleza | Dicas | Festas | Formaturas | Natal | Noivas | Receitas | Recém Casados | Reveillon | Vovó Responde