Rosquinha, suspiro

Publicidade

Publicidade

Rosquinha de leite

1 copo de leite
1 colher de manteiga
1 colherinha de sal
1 pitada de açúcar
1 colher de sobremesa de sal amoníaco
Trigo até dar consistência
Obs.: Se for doce, coloca 2 colheres de sopa de açúcar.

Mistura todos os ingredientes e acrescenta o trigo até obter massa homogênea. Amassa um pouco e deixa descansar. Divide a massa em várias porções. Enrola cada porção com as mãos sobre a mesa, fazendo um rolo bem fino. Firma uma das pontas com a mão esquerda e torce com a outra ponta com a direita. Depois, ergue as duas juntas e deixar enroscar naturalmente. Leva ao forno aquecido em tabuleiro untado e enfarinhado.

A salgada tem o formato de um lápis e a doce é como uma pulseira.

Quando Judite terminava a função do almoço, não botava mais lenha. Era hora de Vó Maria assar os suspiros no calor do fogão. Ela usava sempre três claras de cada vez, não mais.

Suspiros

3 colheres de açúcar para cada clara batida num prato fundo.

Com a ajuda de 2 colherinhas de chá, pingue os suspiros sobre papel pardo, de saco de pão. Leve ao forno moderado, desliga e deixa secar. No fogão a gás, aqueça bem o forno, coloca o tabuleiro e depois de 5 minutos, baixa a chama, deixando mais 10 minutos. Desliga e mantém os suspiros no forno até esfriar.

Brevidade

6 ovos em temperatura ambiente
200 g de açúcar peneirado
200 g de araruta ou maisena

Bate como pão de ló: primeiro das claras, depois o açúcar. Acrescenta as gemas e a araruta, mexendo delicadamente. Assa em tabuleiro untado enfarinhado em forno quente, por 20 minutos. Deixa esfriar, corta em quadradinhos. Volta ao forno brando para torrar.

s receitas e trechos acima fazem parte do livro “Delícias da Casa da Vó”

Fonte Jornal Gazeta do Povo- conversa temperada

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário