Dicas, escolhendo frutas e verduras

Publicidade

Publicidade

FIGO Os figos devem ter uma consistência “macia”, mas não podem ter partes muito moles e amassadas. Por estragarem com facilidade, devem ser guardados na geladeira, por no máximo uma semana.

MANGA Procure as mangas firmes, sem batidas ou manchas escuras. Em local seco e fresco, as mangas duram até cinco dias. Na geladeira, quando não muito maduras, podem durar até duas semanas. A manga madura deve ser consumida em dois dias.

MARACUJÁ Escolha aqueles de casca lisa, firme, brilhante, sem machucados. O maracujá bom para o consumo deve ceder a uma leve pressão dos dedos sem romper a casca. Guarde em lugar seco e arejado ou, quando a fruta já estiver amadurecendo, na geladeira. Sob refrigeração, o maracujá dura até duas semanas.

MELANCIA Procure aquelas de casca firme e sem manchas escuras. Para saber se está boa, ao bater com os nós dos dedos na casca você deve ouvir um som oco. Em local seco e arejado, pode ser conservada por até duas semanas. Depois de cortada, vai para a geladeira envolvida em plástico transparente e precisa ser consumida o quanto antes.

UVA Procure uvas carnudas e bem presas aos caules – se elas se desprenderem com facilidade do cacho, é sinal de que estão passando do ponto. Guarde as uvas na gaveta de legumes da geladeira por até cinco dias. Antes de guardar, retire os bagos estragados para que não contaminem os outros.

ABOBRINHA Prefira as abobrinhas pequenas e médias (até 23 centímetros), mais tenras e saborosas que as maiores. A casca deve estar firme, lisa, sem manchas escuras ou partes moles. A abobrinha estraga com facilidade e deve ser guardada na geladeira por poucos dias.

MILHO VERDE Compre aqueles com as folhas bem verdes e o cabelo marromescuro. Quando vendido sem casca, escolha as espigas com a ponta inferior afilada e macia – se estiver dura ou cortada, o milho é velho – e aquelas com grão até a parte de cima. Os grãos do milho devem estar macios. Deve ser guardado sem casca e sem cabelo na geladeira por até dez dias.

PEPINO Procure os pepinos verde-escuros, de tamanho médio, tenros e de casca firme e lustrosa. Entre dois pepinos, escolha o que for mais pesado. Deixe na geladeira por até uma semana.

VAGEM Procure as menores, de cor brilhante, tenras e quebradiças. Evite as murchas, moles e de pontas escuras. Deixe na gaveta de legumes da geladeira, em saco plástico, por no máximo uma semana.

Fonte Revista Vida Simples

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário