Dicas, exercícios no inverno.

Publicidade

Publicidade

Capriche no alongamento e aquecimento: Articulações e grupamentos musculares precisam de um tempo de aquecimento e alongamento maiores para evitar lesões, distenções e tendinite, pois a temperatura baixa provoca uma contração dos vasos sanguíneos, fazendo com que o corpo demore mais para conseguir oxigenar a musculatura. Antes de iniciar a atividade física, faça uma caminhada lenta de três a cinco minutos, para aquecer o corpo. Alongue-se por um tempo similar ao do aquecimento, e só então inicie a atividade física, aumentando o ritmo gradualmente. Se sentir dores ou algum incômodo, converse com um profissional para que ele avalie a necessidade de aumentar o tempo de preparação para o exercício.

Hidrate-se como se fosse verão: Por transpirarmos com menos intensidade, temos a tendência a descuidar um pouco da hidratação. É importante ingerir líquidos antes, durante e depois da atividade física da mesma maneira que fazemos em qualquer época do ano. O tempo mais seco, aliado à falta de hidratação e temperaturas baixas, pode colaborar para provocar crises em quem possui problemas respiratórios como asma, rinite e bronquite.

Considere uma troca temporária: Algumas atividades podem ser mais sofridas no inverno, como a natação em piscinas externas sem aquecimento. Dependendo do nível de aptidão do praticante, o exercício pode facilitar gripes e resfriados. Se possível, procure uma piscina fechada e aquecida, ou uma atividade terrestre substituta. Quem corre, caminha ou pedala em áreas abertas, sofre com fatores como vento, céu encoberto, piso mais escorregadio. Tente evitar os períodos mais frios, como de manhã bem cedo e à noite, e considere a possibilidade de praticar as atividades em uma academia até o calor voltar.

Adapte o treinamento: Sempre vai existir aquela manhã absurdamente fria e nublada que acaba fazendo muita gente desistir de malhar para ficar na cama mais um pouquinho. O problema é quando as faltas ao treino começam a ficar frequentes, e você tenta compensá-las se exercitando com mais intensidade quando volta à ativa. Esse comportamento aumenta o risco de lesões. Peça ajuda a um profissional para readaptar sua carga e ritmo sem tentar desesperadamente compensar o tempo perdido.

Vestido para malhar: Existem dois erros comuns na indumentária do exercício no inverno. Há quem saia com o mesmo figurino do verão, porque não quer passar calor quando o corpo já estiver aquecido. No outro extremo, há os esportistas que colocam roupa em excesso, e acabam encharcados de suor, o que provoca a perda do calor corporal. A melhor opção é usar roupas que aqueçam adequadamente e também permitam a evaporação do suor rapidamente. Em lojas de roupas esportivas há uma boa variedade de tecidos tecnológicos que facilitam esse processo, sem deixar a roupa pesada e desconfortável. Também é importante se vestir de maneira que seja possível ir tirando as peças conforme for aumentando o calor, e recolocá-las assim que terminar a atividade para manter a temperatura corporal e evitar o choque térmico, pois o corpo resfria muito rapidamente. Roupas de neoprene são indicadas para quem pratica atividades em águas abertas.

Fonte Uol-Estilo-DANIELA SALÚ

Publicidade

Andrea Beatriz

Um comentário em “Dicas, exercícios no inverno.

  1. Faço natação no inverno e com a piscina aquecida é espetacular, além de ser um ótimo exercício pois trabalha todo o corpo, também é relaxante.

Deixe um comentário