Cinco regras de ouro .
.faça você mesmo, de preferência em casa – Não se torne escravo do mau restaurante nem dos congelados industriais: esteja sempre preparado para fazer sua refeição em casa, confeccionada por você a .cada dia, em pouco tempo e sem stress.
. respeite sua vontade a cada dia – Não se torne escravo também da rotina dos cardápios predeterminados. Habitue-se a passar no mercado, no açougue e na casa de frios diariamente, no caminho de casa, para preparar o que mais o atrair naquele momento.
. pratos elaborados, só se for bastante – Não desanime de fazer, de vez em quando, pratos mais trabalhosos ou demorados – carnes ensopadas, feijão e molho à bolonhesa, por exemplo. Mas aproveite para fazer em grande quantidade e congele o que não consumir em pequenas porções, para usar depois.
. congelar e descongelar não é feio – Não tenha medo do freezer e do microondas – mas aprenda a usá-los adequadamente, para que sejam seus aliados para ganhar tempo, quando necessário.
. beba devagar e sempre – Não tenha pena de abrir uma garrafa de vinho se for beber apenas um pouco. Tampe a garrafa e leve o que restou à geladeira, para continuar bebendo durante um ou dois dias
Para congelar, utilize sacos plásticos que se fecham hermeticamente, retirando todo o ar antes de fechar (se utilizar potes plásticos, procure enchê-lo com o alimento e retirar o máximo de ar possível ao fechar).
Faça ensopados com menos tempero, faça grelhados mal passados quando pensar em congelar. Separe a porção que vai comer na hora e tempere-a ou deixe um pouco mais na grelha.
Para descongelar, retire do freezer o alimento horas antes (nunca force a barra passando-os em água quente, por exemplo). Use o microondas atento às instruções e saiba que sua relação com ele melhora com a experiência (aos poucos você percebe o que precisa fazer para ter a comida como quer). No caso de ensopados, pode também levar do freezer à panela, em fogo baixo, acrescentando um pouco de líquido (água, caldo).
Fonte Revista Vida Simples