Chá

Publicidade

Divulgação / Uma boa xícara de chá é um convite para uma tarde agradável

Publicidade

Uma boa xícara de chá é um convite para uma tarde agradável
Perguntado como preparar um chá perfeito, Smith responde: “O primeiro passo para preparar um bom chá é usar um produto de qualidade. E não se descuide da água: se ela não for boa pra beber, também não o será para o chá. Prefira a água filtrada”.

O livro “Segredos de Chefs”, de Francince Maroukian, traz os passos para um bom preparo. Veja quais são eles, segundo ainda Steve Smith:

1.º passo – Calcule as quantidades – Quando usamos folhas para fazer chá, o mais difícil é calcular a proporção correta entre a água e as ervas – ao usar chá em saquinho, metade do trabalho já foi feito. A quantidade recomendada é 1 colher (chá) de folhas para cada 180 ml de água. Se for preparar um bule, meça antes.

2.º passo – Leve a água ao fogo – Aumenta a medida de água para que possa encher o bule (ou xícara), a fim de pré-aquecê-lo. O recipiente frio “rouba” o calor necessário para que as folhas liberem o aroma e o sabor. Em seguida, coloque a quantidade de chá apropriada no bule, despeje o restante da água quente e cubra para que o processo de infusão seja iniciado.

3.º passo – Determine o tempo de infusão necessário – Da mesma forma que é preciso usar a quantidade certa de pó para fazer um bom café, o tempo de infusão necessário dever ser respeitado, para que o chá não fique fraco. Algumas pessoas deixam o saquinho de chá por cerca de 30 segundos na água, o que adiciona um pouco de cor à água, mas não muito sabor. A mistura de tradições e culturas leva a uma série de confusões e preferências no que diz respeito ao tempo de infusão.

Aqui estão algumas regras gerais:
– Para chá verde, deixe 3 minutos
– Para chá preto, 5 minutos
– Para infusão de ervas, frutas e flores, 5 minutos.

Fonte Conversatemperada-Jornal Gazeta do Povo

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário