Dicas, evitando alergias.

Publicidade

Publicidade

Sabemos que tapetes, cortinados, roupa de cama e móveis são habitat por excelência dos ácaros. Acontece que facilmente se verifica o superpovoamento daquelas áreas críticas.

Disputas territoriais e escassez de alimentos levam a que se revele o desejo de expansão (constante em qualquer espécie). E a sua pele e o seu nariz passam a ser colônias desses bichinhos.
Areje o ambiente
Diariamente, deixe o quarto arejado. Abra janelas e deixe correr o ar durante a manhã, por exemplo.
Utilize o aspirador
Muna-se de seu aspirador e atenha-se com afinco nas almofadas, tapetes, cortinados e sofás. Não esquecendo, obviamente, de todo o chão, seja de que material for, caprichando nos cantos e locais menos acessíveis. Aspire também a cama e frequentemente o colchão.
Tenha também atenção a escolha de um bom aspirador. Não precisa correr para comprar um daqueles modelos fantásticos que costuma ver à venda na televisão. Basta que analise com atenção as funcionalidades dos aparelhos e os níveis de retenção do pó. Os que possuem filtro de água asseguram melhores resultados.
Lave o ambiente e as roupas
Depois de aspirar devidamente, passe com o esfregão um bom detergente e água em abundância. Existem detergentes no mercado com propriedades anti-sépticas que asseguram melhores resultados. Os que têm como base o vinagre ou a lixívia são boas opções.
No final do inverno lave ou leve à lavanderia os cobertores, almofadas e edredons.

Troque a roupa de cama
Mude semanalmente lençóis e fronhas.

Cuidado na escolha dos materiais
Evite o uso de tecidos muito texturados e aveludados, como flanelas e veludos.
Evite também adereços decorativos e mobiliário de difícil limpeza como vergas e madeiras muito trabalhadas.

Fique atento à umidade
Além dos ácaros, existem outros responsáveis pelas alergias: os fungos, mais conhecidos por bolores ou mofo. Encontram-se, sobretudo, nas paredes com problemas de umidade, nas madeiras das janelas, nas fendas dos assoalhos de madeira ou nos vasos de plantas. Tenha atenção a estes locais e se esforce por mantê-los limpos e arejados. Pode ainda recorrer a tintas especiais antifungos e antiácaros.

Fonte www.organizesuavida.com.br
Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário