Segredinho da vovó.

Vejas essas dicas para deixar sua casa mais bonita.

Não é de hoje que os móveis com estrutura de metal cromado estão em alta. Afinal, boa parte deles faz parte dos clássicos do design, criados décadas atrás e considerados eternamente modernos. A escolha de uma dessas peças, seja uma mesa de canto ou poltrona, pode ser traduzida como sinônimo de bom gosto.

“Dependendo de onde é aplicado, pode fazer referência ao modernismo, como no mobiliário, ou então se apresenta mais high tech, quando utilizado em sistemas estruturais”, afirma a arquiteta Brunete Fraccaroli.

O material, aço ou latão, foi amplamente utilizado na decoração entre os anos 70 e 80, quando passou a ser empregado em luminárias, bases de mesas, painéis, acabamentos e objetos. Era a moda da época e marcava o estilo de 9 entre 10 casas que exibiam um perfil às vezes até futurista.

Opção sempre atual

De lá para cá, o metal cromado foi tomando formas limpas e discretas e hoje carrega características contemporâneas, fazendo bonito em quase todo tipo de ambiente, pois pode ser combinado a diversas matérias-primas. É o caso de um aparador com estrutura de metal cromado com desenho reto e simples e com tampo de vidro. Precisa mais? É o tipo de móvel que já virou curinga, pois completa um ambiente e, ao mesmo tempo, se mantém neutro, pela própria leveza.

Para Brunete Fraccaroli, o uso do metal pode ser empregado na estrutura do mobiliário, bem como em detalhes: “Costumo utilizar em meus projetos, pois o material empresta um ar contemporâneo sem deixar o ambiente frio”, afirma. Porém, a profissional avisa que é preciso cuidado para não ser utilizado em excesso: “Deve-se dosar a quantidade e saber compor o metal com outros materiais mais aconchegantes”.

E não há restrições quanto ao ambiente onde pode ser adotado. “Combina em salas de jantar, estruturas de cadeiras e mesas. Além de livings e home theaters, nas mesas de centro e laterais ou em pés de sofás. Também uso muito os lustres de cristal com estrutura metálica”, conta Fraccaroli, que prefere mesclar o metal cromado em espaços contemporâneos e modernos. “No clássico, pode até ser usado, mas com muita cautela e sutileza”, orienta.

Anote as dicas

E aí vão algumas dicas de Brunete Fracarroli:

– Deve-se usar os metais sempre com o mesmo tipo de tratamento, ou polidos, ou escovados, e não a mistura dos dois.

-Também não se pode exagerar na quantidade de móveis e objetos, para não perder em aconchego.

-O metal cromado cai bem tanto em espaços grandes como em pequenos, sendo que em áreas reduzidas ainda oferece a vantagem extra de se apresentar como um material visualmente leve.

-Assim como os espelhos, o metal cromado pode até dar a sensação de amplitude a um espaço pequeno. “Já projetei alguns móveis com este material, que deu um efeito espelhado às peças”.

Fonte /casa.ig.com.br-Yara Guerchenzon

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário