Dicas, tênis

Publicidade

Publicidade

Como escolher um tênis para prática esportiva
Quem entra numa loja especializada em tênis, pode ficar perdido entre tantos lançamentos e ofertas disponíveis. Para se orientar, a primeira coisa a perceber é que para cada tipo de esporte existe um tênis correspondente. Parece óbvio, mas não é. Muitos “atletas de final de semana” usam o mesmo calçado para correr ou jogar bola com os amigos. As consequências vão desde dores localizadas até lesões irreversíveis, de acordo com Maria Luíza Vieira, ex-atleta e formada em Educação Física pela USP.

Ela faz uma série de recomendações simples e práticas para a escolha de um tênis ideal:

A pessoa que pretende iniciar uma atividade física como a caminhada, por exemplo, não deve comprar tênis de manhã, porque na verdade, não vai ter a mesma resposta no que se refere ao conforto dos pés. De manhã o pé está totalmente descansado e relaxado, não é o que acontece no decorrer do dia. Essa alteração faz diferença e deve ser usada como parâmetro na hora de escolher um tênis confortável para caminhar.

A outra recomendação muito útil é comprar tênis sempre usando um par de tênis velhos nos pés, seu tênis antigo. Se você tiver algum tipo de problema de pisada, para dentro ou para fora, seu tênis velho terá o desgaste correspondente na sola. Os vendedores de lojas especializadas são treinados e capacitados para indicar um tênis adequado para cada tipo de pisada, com opções de preços que caibam no seu orçamento.

Na hora de experimentar o tênis, calce os dois pés e ande dentro da loja para sentir sua vestibilidade, flexibilidade e conforto. Se sentir dor, compressão ou desconforto nos pés ou nos dedos, procure outro modelo. Se forem dores persistentes, o mais aconselhado é procurar um médico ortopedista e realizar alguns exames.

Conhecer o formato do seu pé também ajudam a definir a escolha acertada na hora da compra. Há vários formatos de tênis (mais largos na parte lateral, largos na parte frontal, etc) que são indicados para cada tipo de pé. A melhor forma de verificar isso é testando o tênis na hora da compra andando e dando um ligeiro trote na própria loja.

O peso também influi na hora da escolha. “Tênis de corredores pesados tendem a durar menos. Desta forma, esses corredores devem procurar os mais duráveis da categoria indicada para o seu estilo de corrida (controle-de-movimento, estabilidade, amortecimento, etc). Se você é um corredor grande, prefira tênis com sola de poliuretano (mais pesado, porém mais resistente) em vez dos solados do tipo E.V.A.”, explica Maria Luiza.

Fonte Uol-Estilo-Ricardo Oliveros.


Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário