Dicas, planejando a viagem para praia.

Publicidade

Publicidade

Segredinho da Vovó.

Com planejamento e organização as férias são aproveitadas melhor, veja essas dicas.

Temporada na ponta do lápis

Veja as dicas de economistas para não voltar da praia no aperto e para já começar a planejar as férias do ano que vem:

Crianças

É preciso ter pulso firme e não sair do orçamento por causa dos pequenos. Antes de ir à praia, deve-se explicar às crianças o quanto elas gastarão em comidas e brincadeiras.

É interessante também ensiná-las a administrar pequenas quantias de dinheiro. Dessa forma, fica mais fácil convencê-las a não esbanjar.

Alimentação

Almoçar e jantar fora todos os dias pode ser fatal para quem quer equilíbrio nas contas no fim da temporada. Especialistas recomendam trazer o máximo de alimentos de casa, já que os preços do Litoral costumam ser mais altos. Pesquisar por mercados econômicos e procurar lugares mais baratos para comer também é indicado.

Lazer

É quase impossível ir à praia sem deixar dinheiro em barracas que vendem água de côco, sorvete ou refrigerante. Esses gastos, apesar de não parecerem, se encaixam nos custos de lazer, assim como passeio de barco ou lan house e fliperama.

É preciso estabelecer e seguir um limite diário de verba para essas atividades.

Compras

O Litoral está repleto de lojas e feiras que vendem brinquedos, roupas, artigos de praia e de decoração a preços convidativos. O problema é que normalmente as pessoas se empolgam e gastam desnecessariamente. O ideal é sempre usar dinheiro vivo e não fazer compras no cartão. Assim, fica mais fácil ter a noção de quanto se está gastando.

Próximas férias

Enquanto a atual temporada ainda está em curso, já é possível planejar as férias do ano seguinte. Fazer reservas com muita antecedência garante preços muito menores. Também é recomendado abrir uma conta poupança ou investimento para guardar o dinheiro destinado à próxima temporada.

Fonte Jornal Gazeta do Povo/Fernando Rudnick, especial para a Gazeta do Povo

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário