Dicas, começando a correr.

Publicidade

Publicidade

Segredinho da vovó.

Veja essas dicas para praticar esse esporte.

O esporte é saudável, ajuda a manter a forma e não tem custo

Vladimir Maluf

A corrida é um esporte que ajuda você a manter a saúde, a forma e, caso você prefira, não exige gasto algum. Afinal, pode ser praticado ao ar livre. Se quiser investir, há, inclusive, aulas de corrida nas academias ou a opção de ter uma esteira em casa. Porém, antes de sair correndo por aí, veja essas importantes dicas de Ivo Moraes, professor de Educação Física e coordenador da academia Competition, em São Paulo.

1. Passe por uma avaliação médica e deixe claro para o médico que seu objetivo é iniciar a prática de corrida (alguns convênios e hospitais oferecem testes direcionados para esta finalidade).

2. Procure a orientação de um profissional de Educação Física.

3. Respeite sua condição física atual e não ultrapasse seus limites. O desenvolvimento da corrida deve ser gradual, começando pela caminhada e aumentando a intensidade progressivamente, até conseguir manter uma corrida moderada por tempo prolongado.

4. Na escolha do percurso, procure iniciar a corrida em um espaço plano, de preferência gramado ou com piso de terra batida, que proporcionam menor impacto e uma adaptação confortável para a musculatura envolvida nessa atividade.

5. Quanto a frequência semanal, no início, corra 2 vezes por semana em dias alternados, durante as primeiras 4 semanas. Só após esse período, passe a praticar 3 vezes semanais. Correr diariamente é desnecessário, pois o corpo precisa de repouso para recuperar a musculatura e repor as energias.

6. Defina prazos e metas de acordo com sua realidade, ainda mais se tiver a intenção de participar de provas de pedestres no período de 6 meses a um ano. Mantenha seu foco nas provas curtas, de 3 a 5 km.

7. Procure manter uma alimentação saudável e jamais pratique uma atividade física sem comer – principalmente se você é daqueles que acorda e sai sem tomar café da manhã.

8. Cuidado com a prática errada da corrida. Ela pode causar fratura por estresse nos ossos da perna, anemia, lesões musculares e articulares, problemas cardíacos. Mesmo em alunos sem histórico de males no coração.

9. As pessoas que estão acima do peso devem ficar ainda mais atentas, já que os joelhos sofrem muito com exercícios de alto impacto.

10. Quer motivos para correr? A corrida oferece benefícios como liberação de endorfina (enzima que proporciona o bem estar) e maior disposição física e emocional. Melhora o funcionamento dos sistemas respiratório, cardiovascular, gastrintestinal e imunológico, melhora a qualidade do sono, promove ganho muscular e auxilia na perda de peso.

Fonte http://estilo.ig.com.br

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário