Dicas, para quem cozinha.

Publicidade

Publicidade

Segredinhos da Vovó.

Veja aqui algumas dicas que podem ser úteis na hora decozinhar.

1-A utilização do alho
O alho é o tipo de coisa que: ou você ama ou você odeia. É muito dfícil encontrar alguém que diga assim: Eu não ligo, ou ainda: Eu gosto, mas não sinto falta. Se você é um desses, passe a usá-lo com mais frequência. Você vai passar a gostar bastante e sem dúvida vai fazer um grande favor à sua saúde, pois as propriedades terapêuticas do alho são incomensuráveis.
Amasse, pique, frite, coloque inteiro, em pedacinhos, faça o que você quiser, mas, a não ser que você odeie, não deixe de usá-lo.

2-Agrião
De sabor levemente picante, o agrião é o acompanhamento ideal para carnes gordas ou refeições pesadas. Pode ser utilizado tanto cru, em saladas, como em sopas e purês. É muito nutritivo, conhecida fonte de vitaminas e sais minerais, inclusive de iodo que previne o bócio.

Adquira os maços com folhas bem verdes, vivas, sem manchas, prestando atenção ao centro do maço para ver se o comerciante não colocou folhas verdes por fora e as velhas, amareladas, por dentro.

O agrião é uma verdura que dura pouco, por isso, consuma-a logo.

Não desperdice os talos mais grossos. Guarde-os e utilize-os em sopas ou refogados. Nesse caso, se quiser colocar no freezer, é só embalá-los, não é necessário cozinhar ou branquear.

Tempere pouco antes de levar à mesa, para não ficarem feios e murchos.

3-Alcaparras
Botão floral do mediterrâneo.
Já era usada pelas legiões romanas para dar um toque da santa terrinha nas comidas encontradas “per aí”. Eram conservadas em sal
grosso, processo tão bom, que até hoje não
foi melhorado. Quando for comprar alcaparras, compre as menores, são de melhor sabor. Prefira a conserva em sal grosso. como 2ª opção conserva em salmora. Leia o rótulo, senão você vai comprar conserva de vinagre que não é a melhor.
Esse tempero é obrigatório no Carpaccio. Combina muito bem com o peixe e camarão ensopado. Pode ser utilizado no molho de camarão que acompanha o tradicional filé de peixe grelhado.

4-Ao Cozinhar Batata Doce
Ao cozinhar batata doce, adicione na água 1 colher de sopa de óleo. Isso evitará, que ela solte uma espécie de cola que gruda em volta da panela.

5-Amido de Milho
O amido de milho é, como o próprio nome diz, o amido do milho, preparado industrialmente. É conhecido, também, como maisena.

O amido, não contém glúten, por isso, dá uma consistência diferente da farinha de trigo, não a podendo substituir.
Os molhos, quando engrossados com amido de milho, têm uma consistência gelatinosa e uma textura fina e delicada, quando usada no preparo de bolos e biscoitos. É excelente para a preparação de pudins ou molho doces, com leite. Uma de nossas mais tradicionais sobremesas é o Manjar Branco, à base de leite, coco e amido de milho.

Observe a data de validade e a integridade do pacote,
antes de adquirir e armazene em lugar fresco, em vasilha fechada, de preferência.

6-Batatas palito fritas crocantes e sequinhas
Para obter uma batata super crocante, macia e sequinha. Seque as batatas antes de colocar no óleo, deixe fritar algum tempo e quando estiver semi-fritas, começar a amarelar, retire-a do óleo, deixe escorrer e quando o óleo estiver quente novamente, introduza as batatas até corá-las. Ficam um espetáculo! O segredo todo é deixar o óleo quente novamente.

7-Bolo de chocolate mais fofo
Para um bolo de chocolete mais fofo dereta a margarina no chocolate deixe esfriar e misture aos ingredientes secos.

Fonte carrefour.cybercook.com.br

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário