Segredinho da Vovó.

Você que comprar um cam6era digital, veja as dicas.

Características físicas
Uma câmera compacta padrão costuma ter cerca de 10cm de largura, 6 cm de altura e pesar 160 gramas.

São medidas suficientes para caber confortavelmente na palma da mão, mas alguns modelos ultrafinos podem pesar menos de 130 gramas.

A princípio pode parecer uma boa idéia ter uma câmera fininha e estilosa, mas tenha em mente que as medidas ultracompactas podem exigir mais firmeza na hora de bater a foto.

Por isso, o ideal é ir até uma loja e manusear os modelos.

Zoom
O mínimo aceitável é um zoom óptico de 3x, mas muitos modelos trabalham com zoom de 5x e até mesmo 12x.

Não ligue para o zoom digital. Ele é apenas um truque de software e seu uso prejudica a qualidade da foto. Por isso, na prática, não deve ser usado.

Resolução
Aqui, a principal dica é não se deixar levar pela “febre dos megapixels”. Evidentemente, uma câmera de 12 MP produz fotos com mais detalhes do que uma de 8 MP. Mas qualquer resolução acima de 3 MP é suficiente para imagens que serão publicadas apenas na internet. Para imprimir em tamanho padrão (10 cm x 15 cm), qualquer valor acima de 4 MP é suficiente.

Ou seja, se você é daqueles que só publica fotos em blogs e não tem necessidade de tirar fotos gigantes, não fique obcecado em comprar um modelo com o máximo de megapixels. Leve em conta também outros fatores, como zoom e recursos.

Tela
O tamanho das telas das câmeras atuais costuma ficar em 2,7 polegadas, mas alguns modelos possuem visores de até 3,2 polegadas. Em algumas câmeras a tela é sensível ao toque e serve também para navegar nos menus de configuração.

Armazenamento
Quase todos os grandes fabricantes usam o cartão SD para armazenar fotos em suas câmeras. A exceção é a Sony, que usa cartões do padrão Memory Stick.

Um cartão de 2 GB pode armazenar cerca de 500 fotos em resolução de 5 megapixels. Com resoluções menores, adequadas para publicação na web, esse valor sobe para mais de mil imagens.

Algumas câmeras trazem também uma memória interna. Mas essa costuma ficar em míseros 10 MB e deve ser usada apenas em caso de emergência.

Fotos panorâmicas
Há muitos aplicativos para criar fotos panorâmicas a partir de várias imagens. Mas é bem mais fácil criar essas fotos dentro da própria máquina. Algumas câmeras da Sony, como a HX5V, permitem criar fotos panorâmicas clicando apenas uma vez e girando a máquina.

Wi-Fi
A presença dessae tecnologia sem fio permite que a câmera envie as fotos para o PC sem a necessidade de conectar um cabo USB.

Integração com a web
Algumas câmeras possuem aplicativos que permitem transferir as fotos diretamente para a internet, sem passar pelo computador. As imagens são enviadas para sites de fotos como Flickr e Picasa.

GPS
Algumas câmeras sofisticadas, como a Samsung ST100, a Panasonic ZS7 e a Sony DSC-HX5V, trazem recurso de GPS embutido. Na prática, isso significa que, ao tirar uma foto, informações sobre a localização do usuário são adicionadas ao arquivo. Quando a foto é transferida para algum serviço da Web, como Picasa ou Flickr, esses dados também são enviados. Assim, não é necessário preencher campos como cidade ou país onde as fotos foram tiradas.

Detector de faces e sorrisos
Muitas câmeras contam com recursos de detector de faces e sorrisos, o que facilita na hora de tirar fotos posadas.

Estabilizador óptico
Recurso que minimiza tremedeiras na hora de tirar uma foto.

Fonte http://tecnologia.ig.com.br

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário