Segredinho da Vovó.

Aqui um vocabulário sobre vinhos, que tal aprender um pouco mais ?

Aberto: de cor clara.

Assemblage: mistura de vinhos diferentes.

Bouquet: conjunto de sensações olfativas adquiridas pelo vinho no ambiente reduzido da garrafa, englobando também os aromas primários e secundários.

Brut: tipo de espumante natural com menor teor de açúcares residuais.

Corpo: sensação do vinho na boca.

Decantar: quando se transfere o vinho da garrafa para uma jarra, para separar os sedimentos originários do envelhecimento.

Encorpado: termo usado em degustação para indicar um vinho rico em extrato seco (corpo).

Enófilo: apreciador e estudioso de vinhos (ou amante). Aquele que se dedica, profissionalmente ou por prazer, a estudar o mundo dos vinhos.

Enólogo: indivíduo formado em enologia, o enólogo é responsável pela produção e por todos os aspectos relacionados com o produto final.

Frisante: vinho ligeiramente efervescente, com anidrido carbônico, porém em quantidade inferior à dos espumantes.

Jovem: geralmente frutado, pouco tânico, com acidez agradável e que não se presta ao envelhecimento – assim como os brancos, espumantes e a maioria dos vinhos brasileiros.

Sommelier: é o “maître dos vinhos”. Este profissional fica responsável pelo serviço de vinhos nos restaurantes. Tânico: qualidade de deixar na boca a sensação de adstringência.

Vindima: colheita de uvas.

ETIQUETA

_Prefira copos maiores, que soltam melhor o buquê. Devem ser incolores, para mostrarem o vinho, com pé alto, para a pessoa não pegá-lo pelo corpo.

_A melhor forma de esfriar o vinho é no balde de gelo durante 30 a 45 minutos.

_Vinhos que passaram muito tempo na adega devem ser abertos uma hora antes, para oxigenarem, ou devem ser servidos em um decanter.

_Um bom saca rolhas: a peça principal é a espiral, que deve furar a rolha, mas não moê-la. Deve ser de aço, fina, longa e com uma ranhura na parte externa.

_Encha os copos até o meio.

_Sirva com auxílio de um pequeno pano branco (tipo guardanapo de tecido), com o qual você vai retirar os resíduos de líquido da boca da garrafa.

_É razoável calcular meia garrafa por pessoa.

_A sequência harmônica: secos antes dos demi-sec ou suaves; brancos antes dos tintos; brancos jovens antes dos brancos maduros; tintos jovens antes dos tintos envelhecidos.

Fonte /www.estadao.com.br

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário