Segredinho da vovó.
Veja como organizar um festa junina paar os amigos.
A festa junina, em homenagem a São João, originou-se nos países católicos da Europa e chegou ao Brasil junto com os portugueses. No mês de junho comemora-se o aniversário de três santos muito populares entre os católicos, são eles: Santo Antônio, no dia 13, São João, dia 24 e São Pedro, dia 29.
Cada região do Brasil incorporou à tradicional festa junina alguns elementos típicos das diversas culturas do nosso país. O forró é um exemplo de música que foi adicionada à festa depois que ela chegou ao nordeste.
E que tal reunir os amigos e a família para curtir uma festa junina? Você mesmo pode organizar, gastando pouco e se divertindo muito! Veja, abaixo, algumas dicas para fazer uma festa bem legal.
Para a decoração utilizam-se as famosas bandeirinhas, que podem ser compradas ou feitas com folhas de jornais ou revistas, recortadas em formato triangular e penduradas com barbante.
Quanto mais coloridas as bandeirinhas, mais bonita a festa ficará.
A fogueira é outro símbolo da festa junina, mas deve ser sempre feita por um adulto e tomando muito cuidado.
Se o chão for de cimento, deve-se preservá-lo colocando tijolos no formato de um quadrado e encher com areia toda a superfície que será usada. As toras de madeira, sempre secas, serão distribuídas paralelas, de duas em duas, até formar um espécie de pirâmide, depois deve-se amarrá-las com arame para que não caiam.
Uma hora antes da festa já se pode acendê-la. Quem tiver receio ou não gostar de fumaça, poderá fazer uma fogueira de brincadeira, com papel vermelho e amarelo, imitando o fogo.
A toalha de mesa, onde ficaram os quitutes, deve ser xadrez, de chita ou em cores vibrantes. Objetos de barro e cestas de palha dão um ar artesanal para a decoração. A imagem de Santo Antonio também pode fazer parte dos enfeites.
As comidas à base de milho e coco são as mais comuns nas festas juninas. Milho cozido, canjica, pamonha, cocada, arroz doce, bolo de milho, de aipim e de fubá, tapioca, amendoim açucarado, maçã do amor, algodão doce, pé de moleque, brigadeiro, beijinho e olho de sogra fazem o maior sucesso neste tipo de comemoração. Para beber o quentão é o mais indicado.
A roupa deve ser a mais descontraída possível. Para as mulheres: vestido de chita estampado, com muitos babados ou xadrez em cores fortes. Para os homens: calça com remendos em tecido colorido, camisa xadrez, lenço no pescoço e chapéu de palha. As mulheres podem exagerar no blush e no batom e os homens que não usam barba podem pintar uma com lápis de olho.
O casamento na roça e a quadrilha são os momentos mais esperados da festa. A improvisação faz parte das brincadeiras, que sempre têm um tom de comédia. No caso do casamento, pode-se fazer um roteiro antes, e há, ainda, quem goste até de ensaiar para fazer bonito no dia.
No final da festa os convidados podem levar algumas lembrancinhas. Veja duas opções abaixo:
1) Saquinho de chita amarrado com fitinha de cetim, dentro do saquinho um escapulário de Santo Antônio com algumas orações.
2) Garrafinha de vidro com o Santo Antônio em miniatura e as orações dentro.
A garrafinha deve ser fechada com uma rolha e algumas fitinhas coloridas podem ser penduradas para dar um acabamento.
Fonte /organizacao-de-eventos.hagah.com.br