Dicas de sucos desintoxicantes e suas funções

O suco de frutas cítricas é fonte de vitamina C, que retarda o envelhecimento e previne doenças infecciosas.

O de cenoura com aipo é um bom revigorante.

O suco de folhas verdes traz serenidade e ativa todo o sistema digestivo. Limpa o sangue e combate a prisão de ventre.
Suco para a imunidade: 2 maçãs + 1 laranja descascada deixando a parte branca + ramos de manjericão + 1 limão inteiro (polpa e casca).

Suco para acalmar: 1 cenoura + 1 maçã + 1/2 molho de alface (talo incluso) + 1 limão inteiro (polpa e casca).

Suco desintoxicante :1 cenoura + 1 pepino (com casca) + 1/2 beterraba crua + 1 xícara de hortelã + 1 limão inteiro (polpa e casca).

Suco digestivo: 1 xícara de abacaxi em cubos + 1 cenoura + 1 xícara de hortelã + 1 limão inteiro (polpa e casca).

Suco energético: 1 xícara de uva itália sem as sementes + 3 kiwis + 1 laranja pêra descascada deixando a parte branca.

Suco para enganar a fome: 1 tomate + 1/2 pepino com casca + 1 talo de salsão + suco de 1 limão. Bater tudo no liquidificador, temperar com molho shoyo ou uma pitada de sal e tomar no intervalo da manhã ou da tarde.

Suco para combater náuseas e deixar a pele suave: 4 cenouras + 1 maçã descascada + 1 limão inteiro (polpa e casca) + 2 laranjas + 1 pedaço de gengibre. Passar tudo pela centrífuga e tomar imediatamente.

Suco diurético – melhora a função renal, ajuda a eliminar toxinas e reduz a retenção de líquidos. O aipo é rico em glutationa – substância que neutraliza os radicais livres e pode entrar na composição de diversos sucos. A melancia é rica em água, frutose e fibras, além de licopeno que previne o envelhecimento precoce e o câncer de próstata e mama. 1 copo de suco de melancia coado (2 fatias médias) + 1 talo de aipo com as folhas. Bata no liquidificador e tomar imediatamente.

Suco pós-ressaca – excelente para combater os efeitos adversos do excesso de ingestão de bebidas alcoólicas. Ajuda o fígado a se recuperar e acelerar a eliminação de toxinas que causam a ressaca. O repolho é rico em glutamina, um aminoácido que protege e repara o fígado dos efeitos danosos do álcool. A curcuma possui carotenóides com ação hepatoprotetora. ½ repolho verde de tamanho pequeno + 1 limão previamente espremido e sem as sementes + 1 talo de aipo com as folhas + 1 colher de sopa de folhas frescas de coentro + ½ colher de chá de curcuma. Bata no liquidificador com um pouco de água mineral sem gás e coar. Se quiser um sabor um pouco melhor, use água de coco.

Suco para pele firme – é rico em antioxidantes e bioativos que combatem os radicais livres, retardando o envelhecimento da pele. Turbinam a energia e a disposição. ½ limão + 1 xícara (chá) de uva rosada com casca + 2 maçãs verdes com casca e sem sementes + 1 xícara (chá) de água mineral + adoçante (opcional). Bata todos os ingredientes no liquidificador.

A nutróloga Tamara Mazaracki, no entanto, ressalta que não é preciso exagerar nas quantidades de sucos ingeridos. Um ou dois copos diários cumprem bem a função de limpar o organismo, mas isso também vai depender do efeito que se quer alcançar. Então por que não?

Alimentação Desintoxicante“, da química e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida, Conceição Trucom. Na hora de preparar os sucos em casa tente colocar o mínimo de água possível nas receitas, para evitar a diluição dos nutrientes.

Fonte Jornal Gazeta do Povo/ Conversa Temperada

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário