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Dicas, alimentos muito saudáveis.

set 28

1154390 salad 16 alimentos extremamente saudáveis (parte 2)

Segredinho da vovó.

Veja alista de alimento que não pode faltar no seu cardápio.

Chocolate amargo

Chocolate amargo é rico em flavonoides antioxidantes (mais de três vezes mais que o chocolate ao leite). Esses flavonoides mantêm as plaquetas sanguíneas saudáveis e menos propensas a obstruir suas artérias. Além disso, o chocolate amargo faz você se sentir mais satisfeito durante as refeições.

Quer mais um motivo para comer chocolate? Uma pesquisa na Dinamarca “torturou” os participantes distribuindo 100 g de chocolate amargo e ao leite, cada tipo em um grupo diferente. Após duas horas, os mesmos participantes foram convidados a comer pizza. Aqueles que comeram chocolate amargo antes da refeição consumiram 15% menos calorias e mostraram menos interesse em comidas salgadas ou gordurosas.

Goiaba

Rica em vitamina C, uma goiaba tem cinco vezes mais vitamina C que algumas qualidades de laranja e 26% mais licopeno (antioxidante natural) que o contido no tomate. Uma pesquisa na Índia ainda mostrou que a goiaba pode proteger contra a listeriose, uma infecção intestinal causada por uma bactéria que sobrevive ao congelamento dos alimentos.

Maçãs

Uma das frutas mais saudáveis do mundo. É um pecado que você não esteja comendo uma agora. Um estudo chamado Women’s Health Study, feito nos EUA, acompanhou os hábitos alimentares de 34 mil mulheres durante 20 anos e concluiu que a maçã é um dos três alimentos (junto com pera e vinho tinto) que mostraram resultados efetivos em diminuir o risco de morte por doenças do coração em mulheres na idade pós-menopausa. Outros estudos feitos com número semelhante de participantes também mostrou que a maçã diminui o risco de câncer de pulmão e do desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Alho

Alho é essencial tanto para o sabor quanto para a saúde. O primo da cebola tem mais de 70 fitoquímicos ativos, incluindo a alicina, que pode diminuir a pressão alta. Um bom consumo do alho diminui a propensão ao câncer de ovário, intestino e diversos outros tipos, de acordo com o American Journal of Clinical Nutrition. A alicina também combate infecções bacterianas e protege contra o resfriado. Se você guarda o alho na geladeira, lembre-se de deixá-lo na temperatura ambiente meia hora antes de usá-lo na comida, pois isso ativa seus componentes, sugere outra pesquisa feita na Argentina.

Abacate

Uma pesquisa feita na Universidade Estadual de Ohio, EUA, mostrou que o abacate melhora a absorção de carotenoides (substâncias contidas em alimentos como o tomate) que têm propriedades que protegem do câncer, diminuem o risco de doenças do coração e degeneração macular.

Óleo de oliva

Rico em gorduras monoinsaturadas que diminuem o colesterol “ruim” (LDL) e aumentam o colesterol “bom” (HDL), também é rico em antioxidantes que podem reduzir o risco de câncer e de doenças degenerativas, como o Alzheimer.

Brócoli

Escolha uma doença (câncer, coração, doenças gastrointestinais) e coma mais brócoli, pois ele irá ajudar sem sombra de dúvida, diz um estudo da Johns Hopkins University, EUA. O estudo acompanhou mais de 6 mil pessoas durante 28 anos e 26% dessas, que tinham uma boa saúde, não tiravam esse vegetal do cardápio semanal.

Batata-doce

Um dos melhores meios de conseguir vitamina A (que protege a saúde dos olhos, pele, trato respiratório, urinário e intestinal). A batata-doce deixa a cenoura para trás em termos de quantidade de betacaroteno, que seu corpo irá transformar na vitamina A. Meio copo de batata-doce tem aproximadamente 130 calorias, mas quase 80% da sua necessidade de consumo diário de vitamina A.

-Fonte www.oqueeutenho.uol.com.br

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