Segredinho da vovó.
Veja alista de alimento que não pode faltar no seu cardápio.
Chocolate amargo
Chocolate amargo é rico em flavonoides antioxidantes (mais de três vezes mais que o chocolate ao leite). Esses flavonoides mantêm as plaquetas sanguíneas saudáveis e menos propensas a obstruir suas artérias. Além disso, o chocolate amargo faz você se sentir mais satisfeito durante as refeições.
Quer mais um motivo para comer chocolate? Uma pesquisa na Dinamarca “torturou” os participantes distribuindo 100 g de chocolate amargo e ao leite, cada tipo em um grupo diferente. Após duas horas, os mesmos participantes foram convidados a comer pizza. Aqueles que comeram chocolate amargo antes da refeição consumiram 15% menos calorias e mostraram menos interesse em comidas salgadas ou gordurosas.
Goiaba
Rica em vitamina C, uma goiaba tem cinco vezes mais vitamina C que algumas qualidades de laranja e 26% mais licopeno (antioxidante natural) que o contido no tomate. Uma pesquisa na Índia ainda mostrou que a goiaba pode proteger contra a listeriose, uma infecção intestinal causada por uma bactéria que sobrevive ao congelamento dos alimentos.
Maçãs
Uma das frutas mais saudáveis do mundo. É um pecado que você não esteja comendo uma agora. Um estudo chamado Women’s Health Study, feito nos EUA, acompanhou os hábitos alimentares de 34 mil mulheres durante 20 anos e concluiu que a maçã é um dos três alimentos (junto com pera e vinho tinto) que mostraram resultados efetivos em diminuir o risco de morte por doenças do coração em mulheres na idade pós-menopausa. Outros estudos feitos com número semelhante de participantes também mostrou que a maçã diminui o risco de câncer de pulmão e do desenvolvimento de diabetes tipo 2.
Alho
Alho é essencial tanto para o sabor quanto para a saúde. O primo da cebola tem mais de 70 fitoquímicos ativos, incluindo a alicina, que pode diminuir a pressão alta. Um bom consumo do alho diminui a propensão ao câncer de ovário, intestino e diversos outros tipos, de acordo com o American Journal of Clinical Nutrition. A alicina também combate infecções bacterianas e protege contra o resfriado. Se você guarda o alho na geladeira, lembre-se de deixá-lo na temperatura ambiente meia hora antes de usá-lo na comida, pois isso ativa seus componentes, sugere outra pesquisa feita na Argentina.
Abacate
Uma pesquisa feita na Universidade Estadual de Ohio, EUA, mostrou que o abacate melhora a absorção de carotenoides (substâncias contidas em alimentos como o tomate) que têm propriedades que protegem do câncer, diminuem o risco de doenças do coração e degeneração macular.
Óleo de oliva
Rico em gorduras monoinsaturadas que diminuem o colesterol “ruim” (LDL) e aumentam o colesterol “bom” (HDL), também é rico em antioxidantes que podem reduzir o risco de câncer e de doenças degenerativas, como o Alzheimer.
Brócoli
Escolha uma doença (câncer, coração, doenças gastrointestinais) e coma mais brócoli, pois ele irá ajudar sem sombra de dúvida, diz um estudo da Johns Hopkins University, EUA. O estudo acompanhou mais de 6 mil pessoas durante 28 anos e 26% dessas, que tinham uma boa saúde, não tiravam esse vegetal do cardápio semanal.
Batata-doce
Um dos melhores meios de conseguir vitamina A (que protege a saúde dos olhos, pele, trato respiratório, urinário e intestinal). A batata-doce deixa a cenoura para trás em termos de quantidade de betacaroteno, que seu corpo irá transformar na vitamina A. Meio copo de batata-doce tem aproximadamente 130 calorias, mas quase 80% da sua necessidade de consumo diário de vitamina A.
-Fonte www.oqueeutenho.uol.com.br