Quebra-cabeça: Nesses jogos a criança vai ter contato com pequenas peças de encaixe, que estimulam muito a atenção e a concentração. É um ótimo brinquedo para as crianças mais agitadas que, a princípio, poderão precisar da ajuda de um adulto para montá-los.

Carrinhos diversos: com eles as crianças brincam livremente, porém levam para o imaginário atitudes que percebem nos pais, como respeitar as leis de trânsito ou não.

Bonecas diversas: brincar de boneca é uma atividade que remete a criança para o mundo imaginário, onde essa faz referências ao seu mundo real. Adoram montar as casinhas, com o uso de outros utensílios domésticos, a fim de imitar atitudes que presenciam em seu cotidiano, sendo das mães ou babás.

Jogos diversos: os jogos são ótimos, pois servem de momento de integração para a família, uma vez que a criança não irá brincar sozinha.

Jogos de construção: também são excelentes para estimular a atenção e a concentração, bem como a criatividade dos pequenos que, se acompanhados dos pais, passam horas sentados e envolvidos com os mesmos.

Bicicleta: esse presente só é interessante se a criança tiver meios para utilizá-lo. Se a família morar em um apartamento, será necessário que alguém leve a mesma para passear e, assim, é necessário que decidam antes se haverá essa possibilidade.

Patins e Skate: são recomendados para crianças maiores, devido às destrezas motoras que exigem para serem usados. Os pais devem estar de comum acordo, pois estes presentes podem ocasionar acidentes mais graves.

Brinquedos educativos: como o próprio nome já diz, esses brinquedos têm uma função mais direcionada. Porém é preciso ver se há interesse da criança pelos mesmos, pois se perceberem a intenção educativa dos pais poderão achá-los chatos.

Brinquedos de play ground: estes são adequados para quem mora em casa ou que tenham uma varanda grande no apartamento. É importante que os pais olhem a adequação dos mesmos à idade de seus filhos.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Fonte www.brasilescola.com.br

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário