– Quebra-cabeça: Nesses jogos a criança vai ter contato com pequenas peças de encaixe, que estimulam muito a atenção e a concentração. É um ótimo brinquedo para as crianças mais agitadas que, a princípio, poderão precisar da ajuda de um adulto para montá-los.
– Carrinhos diversos: com eles as crianças brincam livremente, porém levam para o imaginário atitudes que percebem nos pais, como respeitar as leis de trânsito ou não.
– Bonecas diversas: brincar de boneca é uma atividade que remete a criança para o mundo imaginário, onde essa faz referências ao seu mundo real. Adoram montar as casinhas, com o uso de outros utensílios domésticos, a fim de imitar atitudes que presenciam em seu cotidiano, sendo das mães ou babás.
– Jogos diversos: os jogos são ótimos, pois servem de momento de integração para a família, uma vez que a criança não irá brincar sozinha.
– Jogos de construção: também são excelentes para estimular a atenção e a concentração, bem como a criatividade dos pequenos que, se acompanhados dos pais, passam horas sentados e envolvidos com os mesmos.
– Bicicleta: esse presente só é interessante se a criança tiver meios para utilizá-lo. Se a família morar em um apartamento, será necessário que alguém leve a mesma para passear e, assim, é necessário que decidam antes se haverá essa possibilidade.
– Patins e Skate: são recomendados para crianças maiores, devido às destrezas motoras que exigem para serem usados. Os pais devem estar de comum acordo, pois estes presentes podem ocasionar acidentes mais graves.
– Brinquedos educativos: como o próprio nome já diz, esses brinquedos têm uma função mais direcionada. Porém é preciso ver se há interesse da criança pelos mesmos, pois se perceberem a intenção educativa dos pais poderão achá-los chatos.
– Brinquedos de play ground: estes são adequados para quem mora em casa ou que tenham uma varanda grande no apartamento. É importante que os pais olhem a adequação dos mesmos à idade de seus filhos.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Fonte www.brasilescola.com.br