Dicas, saúde no verão.

Publicidade

Segredinhos da vovó.

Sempre é bom estar informado sobre as doenças comum no verão e quais as precauções.

Conheça as principais alergias e micoses comuns no verão

Dermatologista do Hospital das Nações traz dicas de como proceder ao contrair os problemas de pele dos dias de maior calor

Sol, praia e piscina são alguns dos fatores que fazem do verão a estação mais esperada do ano. Para evitar que incômodos como as dermatites ou as micoses diminuam a diversão neste período, o dermatologista do Hospital das Nações, Juliano Schmitt, traz algumas dicas de cuidados com a pele no dia a dia e na higiene que podem ajudar a manter o verão mais longe destes problemas dermatológicos e de como proceder quando as coceiras e as vermelhidões aparecem.

Evitar o uso de cremes e cosméticos não devidamente regularizados ou feitos através de misturas caseiras, além de tomar precauções para afastar os insetos mais comuns na temporada de calor, como os mosquitos, são algumas das sugestões do médico. “A utilização de cremes como o filtro solar ou hidratantes também pode desencadear alergias, algumas provocadas pela exposição ao sol, que chamamos de dermatite fotoalérgica ou fototóxica. Por isso, é importante estar atento aos produtos e ver qual o mais recomendado para o seu tipo de pele”, completa.

Ele sugere ainda o cuidado específico com o sol. Além do uso do protetor e de evitar sair nos horários entre 11h e 15h, existem alergias causadas por contato com algumas plantas como o óleo da casca do limão, previamente à exposição solar. “No caso da pele que recebeu o limão, podem surgir queimaduras por um efeito tóxico dessa substância ao reagir com a luz solar ultravioleta. Alguns casos podem atingir um nível alto de gravidade e precisam de acompanhamento médico”.

Fungos e vírus são os principais causadores das micoses e alergias comuns, especialmente nas praias e piscinas nesta época do ano. Segundo o dermatologista do Hospital das Nações, a umidade e o contato com a areia figuram como as causas mais recorrentes e o corpo é afetado nas áreas mais frágeis. “Quando a doença afeta a pele, os locais muito comuns são as áreas mais úmidas e abafadas do corpo como virilhas, pés e regiões inframamárias”.

Entre as variedades mais conhecidas de dermatite está o chamado bicho geográfico, que é comum durante o verão. Causado por ovos de larvas, ele pode ser encontrado especialmente em locais onde cães e gatos defecam, como areias de construção.  A areia também é pivô para encontrar o chamado molusco contagioso, causado por um vírus que gera pequenos tumores cutâneos claros na pele. Mais comum em crianças entre 0 e 12 anos, este vírus também pode ser transmitido nas areias de parquinhos ou praças, e costuma desencadear coceiras ou ardência.

Tratamento

Evitar praias com alta circulação de cães e gatos, além de intercalar o tempo de brincadeiras na areia com alguns banhos de mar, são algumas das medidas que podem ser tomadas, mas que mesmo assim não garantem a proteção contra as micoses e alergias.

Embora, em geral, estas doenças não desenvolvam quadros mais graves, o ideal é diagnosticar corretamente antes de medicar. “Se a pessoa apresenta um quadro crônico já ocorrido e foi orientada previamente por um médico sobre como proceder, pode-se tomar o remédio. Porém, se a resposta não for a habitual ou esperada, deve-se procurar um médico. Em todos os casos, é fundamental o diagnóstico correto, pois muitas condições diferentes podem ser confundidas se não avaliadas pelo especialista, sendo tratadas de forma inapropriada”, explica.

No caso das micoses, são indicados medicamentos antifúngicos que podem ser utilizados como cremes, loções, xampus ou ingeridos. Os tratamentos geralmente são prolongados e também devem ser aplicados apenas após consulta com o médico.


Fonte www.hospitalnacoes.com.br

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário