Festas, primeiro aniversário.
Segredinho da vovó.
O bebê faz um ano. A família só pensa em comemorar. Ele ainda é muito pequeno para curtir a homenagem,
mas quando crescer vai adorar ver as fotos do seu primeiro aniversário.
Quem está programando um grande evento, deve começar a organizar, pelo menos um mês antes.
Dos convites ao bolo, nenhum detalhe pode ser esquecido.
Para garantir o sucesso desse dia mais do que especial.
Dia e hora
Com o calendário na mão, marque a data. De acordo com o número de convidados, escolha o lugar: apartamento, playground, casa de festas ou qualquer outro local disponível. O horário ideal é entre 17h e 20h, para que o aniversariante possa participar e não caia no sono, antes até do parabéns.
Os convites
Em seguida, faça a lista dos convidados, considerando, em média, dois adultos por criança. Além dos parentes e amigos da família, não deixe de incluir os companheiros da creche, da pracinha e do próprio prédio.
Os convites podem ser comprados prontos ou, se você preferir, feitos artesanalmente, sempre relacionados ao tema da festa. Distribua com, pelo menos, 15 dias de antecedência.
Escolha o tema
A decoração do espaço segue o tema escolhido. No primeiro aniversário, o circo é preferência nacional. Combine toalha, pratinhos, copos, guardanapos, enfeites de mesa, vela, baleiros e painéis.
Atenção!
O tema deve ser relacionado, não somente com a idade mas com o dia-a-dia do bebê e seus brinquedos favoritos. Evite personagens assustadores, como alguns super-heróis, bonecos mascarados ou monstros.
Não economize nas bolas: os bebês adoram. Lojas especializadas vendem todo este material. Mas, se você preferir, contrate uma firma de festas, que se encarrega de tudo e oferece sempre as últimas novidades do mercado.
Sobre as mesas
Arrume as mesas dos convidados, de forma a não atrapalhar a circulação. Forre-as com toalhas descartáveis e arremate com um enfeite, também relativo ao tema.
Caixa de presentes
Na entrada principal do salão, coloque uma caixa bem grande para os presentes. E mantenha, ali, uma pessoa encarregada de escrever na embalagem o nome de quem presenteou.
Muita animação
O sucesso fica por conta do teatro de marionetes, mágico, palhaços ou de atividades com pintura, desenho, massinha e outras. Nada muito prolongado. Nessa idade, a criança tem dificuldade de se concentrar por muito tempo em uma mesma atividade.
Fotos e mais fotos
Uma data tão importante tem que ser devidamente registrada. Além de fotografar, você pode chamar uma empresa de vídeo ou pedir a algum parente que faça a gravação.
Lembrancinhas
Ao escolher as lembranças do saquinho-surpresa, evite brinquedos muito pequenos que os bebês possas engolir. Um bicho de borracha, um chocalho ou um bonequinho vão agradar em cheio. Distribua tudo depois de servir o bolo, quando os convidados começam a sair.
O que servir
Ao calcular a quantidade necessária de comidas e bebidas, lembre que, nesse caso, o melhor é pecar por excesso. Os salgadinhos (média de 12 por pessoa) podem ser comprados congelados ou encomendados ao bufê. Nos dois casos, devem ser fritos ou assados, na hora, e servidos imediatamente.
Uma outra opção são os sanduíches a metro e as tábuas de frios e queijos, mas só para os adultos. E não se esqueça do trio imbatível: cachorro-quente, pipoca e mini-pizza. Já os bebês vão se deliciar com pão de queijo, suco, gelatina e uma fatia de bolo.
E para beber?
Sucos naturais, mate, água mineral e refrigerantes. Bebidas alcoólicas não combinam com a ocasião. A média é de três copos por convidado. Um isopor grande, cheio de gelo, mantém as bebidas prontas para o consumo.
Estrela é o bolo
Ele pode estar sobre uma tábua ou na caixa, já embalado, em fatias de 100g. Prefira uma receita simples, com recheio de doce de leite. Se for preparar em casa, faça a massa dois dias antes e, na véspera, confeite. O chocolate fica para o ano seguinte, quando todas as crianças podem comer, sem problemas. Brigadeiros, cajuzinhos, casadinhos, e olho-de-sogra não podem faltar. Calcule oito doces por convidado, sem risco de erro.
Superdicas