Esmaltes, bases para as unhas.

Esmaltes, bases para as unhas.
Publicidade

Segredinho da vovó.

Na época de muito calor – ou no caso das pessoas que têm o sangue quente –

a base fosca ajuda a diminuir as inconvenientes bolinhas no esmalte.

Mas a base não resolve o problema, como explica a manicure Michelle Milhomens.

A dica é manter algo gelado por perto, enquanto faz as unhas.

— Segurar uma lata de refrigerante, por exemplo, diminui a temperatura da mão

e o risco das bolinhas — ensina a profissional.

As bases são velhas conhecidas de quem tem unhas quebradiças.

São inúmeras opções no mercado, com as mais variadas fórmulas e preços, mas elas nem sempre, por si só, são capazes de resolver o problema.

Unhas frágeis podem ser sinal de que alguma coisa está errada com a saúde.

Algumas dicas.

1— Anemias, doenças hormonais, problemas de tireoide, por exemplo, e outros estados de alteração hormonal, como a menopausa, podem se manifestar como fragilidade ungueal (das unhas) — explica a dermatologista Letícia Rocha.

Deficiências de vitamina também podem ser responsáveis por unhas sem força e brilho.

2— Quem tem uma alimentação muito irregular, ou mesmo quem faz dieta de restrição calórica para emagrecer, acaba cortando nutrientes importantes — esclarece.

A médica acredita, porém, que, descartados os problemas internos, a base de unha pode sim funcionar.

3— Quando a fragilidade é mais discreta, relacionada a lavar muito as mãos ou a usar produtos químicos, algumas bases fortalecedoras ajudam, principalmente as que têm princípios ativos, como a queratina e o cálcio, ou mesmo substâncias endurecedoras, como o formol.

Carolina Brügger, do salão Dual, conta que costuma orientar as clientes com unhas muito quebradiças a procurem um dermatologista.

4— Tem algumas bases, como Casco de Cavalo ou com acréscimo de cálcio, por exemplo, que podem ajudar a fortificar, mas é importante lembrar que, se o problema for de dentro para fora, não tem base que resolva.

Para dar uma melhorada na base encontrada em drogarias, muita gente adota fórmulas manipuladas, com acréscimo de cálcio e formol, ou até receitas caseiras. É bastante comum encontrar cravos, alho amassado ou casca de ovo moída dentro de um vidrinho de base convencional.

5— Não existem estudos científicos comprovando a eficácia e a segurança. O que as pessoas precisam saber é que mesmo as coisas naturais podem ter alguns efeitos colaterais — alerta a dermatologista.

Segundo ela, as substâncias fitoterápicas podem ser responsáveis por alergias e, por isso, a dica é prestar atenção no que se passa nas unhas.

Fonte  www.clicrbs.com.br

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário