Festas infantis, cronograma.

Festas infantis, cronograma.
Publicidade

Segredinho da vovó.

Do local escolhido, ao bufê, animação, decoração e lembrancinhas, quanto mais cedo começar o planejamento, mais fácil será para você.

Começe um mês ante veja o roteiro abaixo.

Por onde começar?

Pela data. Será no dia mesmo do aniversário ou vocês deixarão para o fim de semana mais próximo? Agora, o tema. A partir de dois anos, seu filho pode (e deve) participar da escolha. Para facilitar, dê três sugestões, considerando o lugar da festa: no apartamento, no play, no clube ou em outra área externa.

Se a opção for por uma casa de festas, visite algumas antes de decidir. Leve em consideração o espaço em relação ao número de convidados e a infra-estrutura oferecida e, também, se está de acordo com a idade do bebê, se ele, realmente, vai usufruir de todas as atrações.

É importante, ainda, que seja um local de fácil acesso e, de preferência, próximo de onde vocês moram. E lembre-se: a reserva, por vezes, deve ser feita com até três meses de antecedência (vale, inclusive, para o play do prédio).

Atenção:

Prefira um tema mais de acordo com a idade do aniversariante. Se for algum personagem de um filme ou seriado recente, será mais difícil encontrar todos os produtos de que você vai precisar

Quem convidar?

Local definido, faça a lista dos convidados, considerando pais, irmãos e até babás das crianças, se o dia escolhido for um sábado ou domingo, e conte com uma margem de 15% de ausências. Caso marque a festa para um dia de semana, o número de faltas é maior. A comemoração na escolinha fica bem mais econômica, só que limita a presença da família.

O cardápio varia e função do local e dos convidados (muitos adultos, só crianças?). Tente evitar frituras e ofereça mais sucos que refrigerantes para a turminha. O bolo deve ser decorado com o tema da festa e, se você contratar um bufê, sugira docinhos também relacionados ao personagem escolhido.

Das brincadeiras ao parabéns

Como divertir as crianças? Os menores não dispensam o teatrinho; já o mágico agrada a convidados de oito a oitenta anos. Contratar um profissional de recreação garante o sucesso da festa e o sossego dos adultos que, por um bom momento, poderão conversar mais à vontade.

Uma boa idéia é sugerir que ele promova brincadeiras em torno do tema escolhido. Além da animação, você pode alugar brinquedos como piscina de bolas, pula-pula, cama elástica e o simpático touro mecânico.

Uma festa dura, em média, quatro horas. Porém, quase ninguém chega no horario marcado. Assim que a maioria dos convidados estiver presente, os recreadores podem começar as brincadeiras, que vão até a hora do parabéns, quando levam a criançada para a mesa, cantam e batem palmas junto, garantindo a animação.

Depois do bolo, os doces são servidos, enquanto você distribui as lembrancinhas. Hora de se despedir dos amigos, que começam a sair. Hora, também, de abrir os presentes ou deixar para a manhã seguinte, depois de uma gostosa noite de sono.

Planejar é preciso

E facilita tudo para vocês. Sem deixar para a última hora, um mês antes do aniversário é um bom prazo para começar a organizar a comemoração.


Faltam 30 dias

Publicidade
Escolha a data, a hora da festa e o local (clubes e casas de festa alugam o salão por cerca de cinco horas).
Decida qual será o tema.
Faça a lista dos convidados.
Se não for contratar alguma firma de decoração, compre todo o material (painéis, bolas, enfeites de mesa, toalha, copos, pratos, talheres, caixa de bolo, lembrancinhas, etc,).
Faltam 15 dias

Decida qual será o cardápio, se ele será preparado em casa ou você contratará um bufê. Haverá mesas, garçons? Em geral, as empresas têm os profissionais e incluem, no preço, o aluguel das mesas, cadeiras e louças.
Se for preparar as comidas em casa, veja o que pode fazer com antecedência e congelar.
Contrate a recreação e/ou os brinquedos a serem montados no local, sempre de acordo com a idade do aniversariante.
Envie os convites (correio, em mãos, e-mail) ou faça por telefone.
Comece a preparar a decoração e as lembrancinhas, se você for se ocupar disso.

Faltam 8 dias

Confirme a presença dos convidados.
Compre a roupa que a criança vai usar.
Cheque os serviços de bufê, decoração e animação.
Compre baterias, filmes, o que precisar para as fotos e filmagens, caso não tenha contratado um profissional. Não esqueça das pilhas (de todos os tamanhos), até porque seu filho pode ganhar algum presente que precise delas para funcionar.
Deixe agendado o aluguel de um cilindro de gás hélio para encher as bolas.

Falta 1 dia

Limpe bem o local da festa (se for em casa, no salão de festas ou play do prédio). Caso não tenha contratado uma empresa de decoração, comece a colocar os enfeites de parede e da mesa do bolo.
Algumas comidinhas, que você não congelou, podem ser preparadas agora, de véspera. Aproveite e passe para a geladeira o que você deixou congelado há mais tempo.
Compre gelo, se tiver espaço para armazenar no freezer.
Encha um isopor ou outro recipiente térmico com gelo e coloque as garrafas e latas de bebida para gelar.

No dia da festa

Pela manhã, separe roupas e calçados de vocês.
Releia esta lista e verifique se não esqueceu de nada.
Encha e prenda as bolas de gás.
Prepare o que ficou faltando de comidinhas.
Coloque o bebê para dormir, depois do almoço, que ele vai precisar estar bem animado mais tarde. Aproveite e descanse um pouco também.
Quinze minutos antes da hora marcada, arrume as comidinhas na mesa.
Agora, é só esperar os convidados e curtir muito a linda festa de aniversário que você preparou.

Fonte www2.uol.com.br
Publicidade

Andrea Beatriz

Um comentário em “Festas infantis, cronograma.

  1. Olá, adorei o cronograma, as explicações estão ótimas e as dicas superúteis. Vou fazer a festa da minha filha no próximo mês, já vou começar a seguir as dicas.

    obrigada

Deixe um comentário