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10 dicas para o inverno.

jul 24

Segredinho da vovó.

Não tem jeito: no inverno, a cama parece ficar mesmo mais quentinha, principalmente de manhã, na hora em que o despertador toca, avisando que é hora de levantar. Virar para o lado e continuar a dormir pode ser sempre mais fácil. Mas o arrependimento bate depois, quando você pensa que bastava ter feito um pequeno esforço para o seu dia começar de um jeito diferente.

10 dicas para você se cuidar nesse inverno logo que acordar e no decorrer do dia:

Nem um minuto a mais

O despertador tocou? Então, levante no mesmo instante. Nada de dormir mais cinco ou dez minutinhos. Eles podem fazer você perder a hora – e, muitas vezes, o humor também.

Já para o chuveiro

Tomar uma boa ducha e realizar algumas rotinas de alongamento durante o banho são práticas que podem ajudar você a começar melhor o dia. Mas cuidado com a temperatura da água. Banhos muito quentes não fazem bem para a pele porque prejudicam a camada manto-lipídica, responsável por manter a textura da pele suave. Os cabelos também sofrem com temperaturas muito quentes, já que a camada protetora dos fios é eliminada.

Hidratação é fundamental

Use sabonetes com substâncias hidratantes e não se ensaboe demais, porque isso pode contribuir para deixar a pele mais ressecada ainda. Depois do banho, aposte sempre em um creme hidratante, para ajudar a manter a umidade na pele. Se você for sair de casa, não esqueça que, mesmo no inverno, é muito importante usar o protetor solar. Para isso, há opções de hidratantes especiais com filtro. Nesta época do ano, aliás, a pele perde mais água do que no verão, o que explica porque no Sul do País, onde as temperaturas são mais baixas, você precisa aplicar o creme hidratante mais vezes ao dia do que no Nordeste. Um hidratante que perfuma a pele é uma outra dica para manter a pele saudável e bonita, permitindo que a mantenha cheirosa por oito horas. “E, para evitar o ressecamento dos lábios, leve na bolsa um bastão de proteção labial ou mesmo manteiga de cacau”, diz Luciana.

Seque o cabelo

O primeiro passo é secar bem os fios com uma toalha e só então ligar o aparelho, que deve ficar a 15 centímetros de distância, no mínimo, da mecha que você estiver secando para não queimar os fios. Uma boa ideia é aplicar, antes, um defrisante ou relaxante natural, produtos que ajudam a proteger o cabelo do calor do secador. “Eles diminuem os danos e evitam a ruptura dos fios”, recomenda a dermatologista Luciana Conrado, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Exercite-se

Uma forma de não ganhar aqueles indesejáveis quilinhos a mais no inverno é fazer exercícios físicos regulares, mas sempre sob orientação médica para saber que tipo de atividade é melhor para você. Ter um objetivo – seja perder peso, melhorar a performance na esteira ou aumentar a flexibilidade – também ajuda a não desanimar. “Vale conversar com seu orientador e pedir uma mudança no treino para ajudar você a atingir suas metas”, sugere o professor de Educação Física Marcio Acoaviva, coordenador da Academia Needs, em São Paulo.

Escolha a roupa certa

Se você optar por fazer atividades físicas logo pela manhã, lembre-se de escolher peças de roupa e acessórios como gorros e luvas que mantenham você aquecida até que os exercícios comecem a fazer efeito.

Sim ao protetor solar

Mesmo em dias nublados, o filtro solar é indispensável para a proteção da pele porque, embora não seja perceptível na hora, a radiação atravessa as nuvens e chega à pele. Por isso, nada de sair para a rua sem aplicar filtro solar, principalmente no rosto. “Dê preferência aos chamados filtros de amplo espectro, que protegem contra os raios UVB e também contra os UVA, que contribuem para o envelhecimento da pele”, diz Luciana.

Que tal um chá?

Sabe aquela recomendação de consumir pelo menos dois litros de água todos os dias? Ela continua valendo mesmo nos dias mais frios do ano, ainda que a sensação de sede diminua. No inverno, uma boa saída para quem não tem o hábito de tomar água é o chá. De diversos sabores e com propriedades diferentes, eles também ajudam a manter o corpo quentinho. Outra boa pedida no inverno: sopas e caldos ricos em legumes e verduras. Frutas como melão, melancia, laranja e abacaxi também são boas fontes de hidratação.

Casa limpa e arejada

No frio, a tentação de deixar portas e janelas fechadas é grande, mas lembre-se que reduzir a circulação do ar favorece a concentração de agentes infecciosos e poluentes no ambiente. Dessa forma, sempre que possível, mantenha as janelas abertas durante o dia. Limpar bem a casa, tirando a poeira acumulada, também é uma forma de evitar problemas alérgicos, que tendem a se agravar nessa época do ano.

Luminosidade certa

Na hora de dormir, procure manter o quarto escuro para ativar a produção da melatonina, substância que regula o ciclo vigília e sono. O problema é o quarto continuar escuro, como se fosse noite, no dia seguinte. A luz matinal faz cair o nível de melatonina, o que ajuda a despertar naturalmente. “Portanto, é melhor não deixar a cortina ou a persiana totalmente fechadas se quiser sair da cama com mais facilidade”, ensina o professor de Educação Física Carlos Alberto, líder técnico da Unidade Centro da Academia Bio Ritmo, em São Paulo.

Seguindo esses toques, as chances de seu dia começar e terminar bem certamente serão maiores. Afinal, ao cuidar melhor de sua saúde e bem-estar, você se sentirá mais confiante e preparada para lidar com os problemas do dia a dia. Ao perceberem isso, as pessoas à sua volta também poderão se motivar a fazer o mesmo e, dessa forma, todo mundo sairá ganhando.

Fonte  www.vivacadatoque.terra.com.br

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