Calzone delicioso.

Calzone delicioso.
Publicidade

Segredinho da vovó.

Em 1830 foi aberta a primeira pizzaria Napolitana, chamada Port Alba, que em pouco tempo se transformou no ponto de encontro de pintores, poetas e escritores famosos da época. Um deles foi Alexandre Dumas que chegou mencionar em suas obras as variações de pizzas mais populares da segunda metade do século XIX.

O autor de Os Três Mosqueteiros, chegou mesmo a anotar a receita de uma pizza feita com banha, toucinho derretido, queijo, cicinelli e tomate.

Outro caso curioso acorreu em 1889, quando o Rei Umberto I e a Rainha Margherita passaram o verão em Nápoles no palácio Capodimonte. A rainha já havia ouvido falar muito no prato que se tornara típico daquela cidade.

Os comentários na corte eram todos excitantes, mas ela mesma nunca havia provado uma pizza. Foi, então, chamado ao palácio um conceituado pizzaiolo, Don Raffaelo Esposito.

Ele e sua mulher foram apresentados ao casal real, conduzidos à cozinha e imediatamente passaram a preparar sua especialidade.

Ao final Don Raffaelo ofereceu aos reis vários tipos de pizza, mas a que mais agradou a rainha foi uma que irradiava as três cores nacionais da Itália verde, branco e vermelho, ressaltadas pela muzzarela, pelo tomate e pelo basilicão.

Negociante esperto, Don Raffaelo batizou-a de Pizza Alla Margherita, o que lhe rendeu muitos lucros em seu restaurante e notoriedade histórica na culinária Italiana..Juntamente com a Pizza Napolitana a Pizza Alla Margherita, fez Nápoles conquistar a Itália, e logo, a Itália conquistar o mundo, através do meio mais agradável – o paladar.

Junta-se a isso um vinho sabooroso e uma canção aveludada para entendermos, afinal, porque a Itália ficará para sempre como a terra do prazer e da paixão.

Calzone de Mussarela, presunto e champignon

Ingredientes

Massa
– 3 tabletes de fermento fresco (45g)
– 1 colher (café) de sal
– 1 colher (café) de açúcar
– 1 xícara (chá) de água morna
– ½ xícara (chá) de leite
– 6 colheres (sopa) de azeite de oliva
– 5 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente)

Recheio
– 300g de mussarela ralada
– 1 xícara (chá) de champignon em fatias
– 300g de presunto ralado
– 100g de requeijão cremoso (catupiry)
– 1 lata de Salsaretti Pizza
– 1 ovo batido para pincelar

Modo de Preparo

Massa: misture bem o fermento com o sal e o açúcar até obter uma pasta. Acrescente os demais ingredientes, deixando a farinha por último. Junte a farinha aos poucos, mexendo bem com as mãos até que forme uma massa homogênea. Deixe descansar até dobrar de volume.

Divida a massa em dois, abra, com a ajuda de um rolo, um disco de aproximadamente 20cm de diâmetro. Distribua o recheio sobre metade de cada disco, espalhando o Salsaretti Pizza sobre o recheio. Dobre a massa ao meio, fechando bem as laterais.

Pincele com o ovo batido e leve para assar em forno médio (180°C), pré-aquecido, por
aproximadamente 20 a 25 minutos, ou até que esteja bem dourado. Sirva a seguir.

O rendimento é para 2 calzones.

Fonte Conversa Temperada/Jornal Gazeta do Povo

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário