Vaca atolada.

Vaca atolada.
Publicidade

Releitura da Vaca Atolada

 

Por Dyogo Prado, chef do La Cocina

Ingredientes:

2 kg de costela
2 cebolas
100 g de manteiga
Sal e pimenta-do-reino

Para o caldo
500 g de músculo
1 cebola
1 cenoura
1 talo de salsão
1 alho-poró

Para os blinis
300g de mandioca branca
300g de batata Asterix
50g de manteiga

Para a decoração
1 banana da terra, verde

Modo de fazer:

Em uma panela, de preferência de ferro, douro e músculo cortado em cubos de 3 cm. Adicione 3 litros de água e os legumes cortados em cubos pequenos e deixe cozinhar em fogo baixo por uma hora e meia. Reserve.

Tempere a costela com sal e pimenta, doure-a, adicione o caldo fervente e deixe cozinhar por aproximadamente 2 horas ou até que a carne fique macia a ponto de desfiar. Depois de cozida, desfie separando somente a carne e desprezando a gordura. Em uma frigideira com a manteiga, adicione a cebola cortada em tiras (juliene) e deixe em fogo baixo até caramelizar. Acrescente a costela já desfiada e reserve.

Separe a gordura do caldo em que a costela foi cozida, deixe no fogo para reduzir e encorpar e, se necessário, engrosse com um pouco de amido de milho diluído em vinho tinto. Tempere com sal a pimenta.

Para os blinis, cozinhe a batata e a mandioca até estarem em ponto de purê. Esprema, junte a manteiga, tempere com sal e pimenta. Faça discos com o purê e frite em uma frigideira pequena.

Para decorar, corte a banana da terra em lâminas finas (0,5 cm). Frite e tempere com sal.

Para a montagem, faça um espelho com o molho no centro do prato, coloque um blini sobre ele, a costela e por fim a banana.

Rendimento: 4 porções.

Fonte Conversa Temperada/Jornal Gazeta do Povo

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário