Festas, montando o cardápio.

Publicidade

Segredinho da vovó.

Muitas coisas são determinantes para a elaboraçãode um cardápio.

  1. Convidados – A primeira coisa a se levar em conta são os convidados. Você tem que saber um pouco sobre os convidados, pois é muito diferente você montar um cardápio para uma festa com os jovens amigos de seus filhos e homens de negócios, colegas do maridão, né? Então, leve em conta a idade, o sexo, o poder aquisitivo, etc.. Por exemplo:
* Uma festa para jovens ou crianças o cardápio deve ser composto por alimentos acessíveis. Tem que ter muita fartura, tem que ter alimentos que se coma com as mãos e de forma rápida.
* Pessoas que tem restrições alimentares. Escolha alguns alimentos que estas pessoas possam consumir, como diet.
* Uma festa só de mulheres, um chá da tarde, um brunch, algo assim. Leve em conta uma boa variedade de alimentos, com boa apresentação, pois as mulheres são muito observadoras e levam em conta os detalhes.
* Jovens executivos, colegas de trabalho exigem um cardápio mais elaborado, mas não tão sério. Este cardápio aceita algumas receitas mais finas e até, algumas exóticas.
* Quando as pessoas são mais maduras, com a vida já estabelecida e de um poder aquisitivo maior, o cardápio deve ser sofisticado, fino mesmo. Com receitas que são comidas mais calmamente.
* Se os convidados forem de várias faixas etárias e bem diferentes, o ideal é que o cardápio seja bem abrangente e diversificado para satisfazer a todos.
  1. Tipo e tamanho da festa – O cardápio também tem que levar em conta o tipo de festa, se é um churrasco em sua casa mesmo, se é um jantar para o chefe ou se é uma festa de 15 anos. Se as pessoas vão se servi na mesa principal e comer com o prato na mão (serviço franco-americano), se se servem e sentam na mesa para comer (serviço americano), se os convidados são servidos pelos garçons com pratos prontos (serviço à inglesa) ou se os garçons servem os convidados em suas mesas (serviço à francesa). Depois vou fazer um outro post sobre os tipos de festas e as sugestões de receitas. Leve em conta também o tamanho da festa, se é apenas uma pequena reunião entre amigos ou se é uma grande comemoração.
  2. Duração da festa – Para a elaboração do cardápio pense também na duração da festa. Se for só um coffee break de alguns minutos ou se é uma comemoração que vai entrar pela noite a dentro.
  3. Clima – Leve em conta também a variação do tempo. Nada de servir sopas fumegantes e bebidas quentes em pleno calor, prefira saladas, mousses, bebidas geladas. A mesma coisa no frio, nada de gelatinas, saladas cruas, etc… Prefira entradas quentes, por exemplo.
  4. Diferenças regionais – Algumas vezes queremos inovar e acabamos errando. Nada de servir um almoço tipicamente baiano para descendentes de italianos ou alemães, você pode ter pouca aceitação. Tudo bem fazer um prato ou outro, assim você vai agradar mais. A mesma coisa é servir só pescados e frutos do mar em um lugar, no campo, por exemplo, onde as pessoas não estão acostumadas com estas comidas. Tenha cuidado com isto.

Veja também :

https://segredosdavovo.com.br/2012/01/festas-resolvendo-o-cardapio/

Fonte www.aquinacozinha.com/

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário