Dicas , sapatos.

Dicas , sapatos.
Publicidade

Segredinho da vovó.

Embora não seja proibido usar salto na adolescência, quanto mais cedo eles entram na vida

de uma mulher, mais danos podem causar.

“Não há uma idade certa para começar a usá-lo, mas o salto alto exige alguns cuidados”, afirma o médico ortopedista Fabiano Faria, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Segundo o especialista, usar salto pode causar encurtamento na musculatura localizada atrás do joelho e sobrecarregá-lo. “Quem usa muito salto tem dor na patela, osso que protege a articulação do joelho. As mulheres, quando estão de salto, também costumam andar com bumbum arrebitado e isso gera sobrecarga na coluna”, explica o médico.

Os problemas não param por aí: “para se equilibrar, elas aproximam um joelho do outro, e quando o corpo ainda está em formação isso pode projetá-los para dentro, deixando as pernas em forma de X”.

Além disso, o salto alto pode causar tendinite, esporão e inflamações. “Outro problema é a dificuldade na flexão da planta do pé, o que prejudica a circulação e potencializa a tendência a varizes”, alerta o ortopedista Maurício Póvoa, da clínica Orthobone.

Parece assustador, mas nem por isso você deve jogar fora todos os sapatos que já comprou. Esses problemas aparecem se o salto alto for usado excessivamente. “O ideal é que a adolescente não passe mais de quatro horas com o salto nos pés”, afirma Maurício.

De acordo com Fabiano, scarpins, anabelas e afins não são sapatos para usar todos os dias. “O salto alto deve ser usado ocasionalmente, em uma festa”, orienta. Caso contrário, medicamentos aintiinflamatórios e até tratamentos fisioterapêuticos poderão ser necessários.

Mas, se você está empenhada em convencer sua mãe a liberar o salto nos seus looks, saiba que, entre tantos problemas que ele pode causar se não for usado com cuidado, há um benefício. “O crescimento repentino na adolescência pode causar encurtamento muscular, e um salto baixo, de dois a três centímetros, pode deixar a menina mais confortável do que com uma sapatilha ou rasteirinha”, diz Fabiano.

Fonte www.igirl.ig.com.br/

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário