Almoço para mamãe, detalhes e cardápio.

Almoço para mamãe, detalhes e cardápio.
Publicidade

Segredinho da vovó.

Aqui mais uma sugestão requintada para sua mamãe, com certeza ela merece.

O ambiente

Nada melhor do que reunir toda a família em um espaço aconchegante e intimista para comemorar o Dia das Mães. Louças antigas, receitas clássicas e mimos sem fim são os ingredientes para tornar esta data inesquecível. “O ideal é criar um clima festivo sem descaracterizar os ambientes da casa”, indica Andrea Fasano, especialista na produção de menu e decoração de eventos refinados, ao lado de Patrícia Filardis.

A decoração

Para sair do lugar comum, leve a mesa para o jardim. Invista em uma atmosfera bucólica, decorando os espaços com flores do campo. “Pequenos arranjos de minirrosas selvagens, amor perfeito e boca-de-leão criam efeitos surpreendentes”, ensina Patrícia. Escolha um louça romântica com aspecto vintage, brinde com vinho tinto ou branco em taças de cristal e complemente a decoração com caminhos de mesa rendados para garantir um ar feminino.

Os detalhes

Renove o visual da casa com toques primorosos. Você pode pendurar um vasinho florido na maçaneta do lavabo. Como lembrança do almoço, ofereça mimos customizados aos convidados.

As delícias

Receitas clássicas com ingredientes simples e saborosos combinam com reuniões familiares. “O típico almoço da mamma italiana é sempre um sucesso”, garante Andréa Fasano. Despertar a memória afetiva dos convidados é a dica da expert. “Use xícaras antigas, peças de estimação da família, misturadas a louças novas”, sugere.

A sobremesa

Quitutes tradicionais adoçam os encontros familiares. Para acompanhar o café, invista em doces leves e frutados. Sirva figo, abóbora, mamão verde e damasco cristalizados. Compotas e geleias também remetem às clássicas receitas que passam de geração em geração.

segredos da vovo mesa festa

Cardápio

Salada caprese

[porção individual]

Ingredientes

Salada
4 bufalinas
10 g tomate italiano mini
10 g de tomate cereja
10g de tomate caqui
10 ml de azeite extra virgem
10 ml de vinagre de ervas
2 unidades de cebolinha verde
1 ramo de manjericão

Molho
1 ramo de manjericão
sal marinho e pimenta do reino a gosto
10 ml de azeite extra virgem

Modo de preparo
Corte grosseiramente a bufalina e pique os tomates em pedaços grandes. Coloque em uma tigela, tempere com azeite, vinagre de ervas, sal, pimenta do reino, cebolinha verde picada e folhas de manjericão para finalizar. Para o molho, soque algumas folhas de manjericão com azeite e sal e reserve. Regue a salada com o molho no momento de servir.

Risoto milanês com costeleta à milanesa

[para 4 pessoas]IngredientesRisoto
10 g de cebola
50 ml de azeite extra virgem
50 g de manteiga
80 g de arroz arbório
20 ml de vinho branco
1,25 g de açafrão
45 g de queijo parmesão ralado
120 ml de caldo de legumes
Sal e pimenta do reino a gostoCosteleta à milanesa
180 g de contrafilé de vitela
5 g farinha de rosca
2 ovos
40 ml de creme de leite
Sal e pimenta do reino
4 fatias de pão de miga cortadas em cubinhos
5 ml de óleo de milho
20 g de manteiga sem sal

Modo de preparo

Risoto
Pique a cebola em cubos pequenos. Em uma panela, coloque a cebola picada, 10 ml de azeite e 10 g de manteiga em fogo médio e deixe dourar por aproximadamente 2 minutos. Acrescente o arroz arbório e mexa por 5 minutos. Em seguida, coloque o vinho branco e mexa por mais ou menos 3 minutos. Acrescente uma concha de caldo de legumes e misture até ficar al dente. Adicione o restante da manteiga (40 g) e do azeite (40 ml). Se necessário, acrescente aos poucos mais caldo de legumes. Ponha o açafrão e mexa bem por 3 minutos. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Sirva quente.

Costeleta à milanesa
Limpe a vitela tirando todo o excesso de gordura. Após limpá-la, bata com o martelo de carne até a costeleta ficar com espessura de 3 cm em formato oval. Passe na farinha de rosca. Em uma tigela, bata os ovos junto com o creme de leite, sal e pimenta. Passe a vitela batida dentro do creme de ovos e depois envolva com pão de miga em cubinhos. Por fim, frite-a no óleo de milho e manteiga.

Crostata de frutas secas

[para 4 pessoas]Ingredientes200 g de nozes pecan picadas grosseiramente
200 g de amêndoas picadas
400 g de damasco picado
200 g de avelãs
600 g de açúcar
12 ovos inteiros
160 g de farinha de trigo
20 g de sal
240 g de manteiga derretida
1 fava de baunilha
20 g de glicose de milho líquidaModo de preparo

Misture todos os ingredientes em um bowl e deixe descansar por 24 horas. Coloque a massa em uma forma forrada com papel manteiga e leve ao forno a 150° C por aproximadamente 35 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Sirva em temperatura ambiente.

Sformatino di polenta i prugne

[para 4 pessoas]

Ingredientes

350 g de açúcar
8 unidades de ameixas vermelhas cortada em fatias
4 unidades de ovos inteiros
6 unidades de gemas
200 g de manteiga em temperatura ambiente
150 g de farinha de trigo
80 g de sêmola de milho
6 g de fermento em pó
4 g de sal

Modo de preparo

Faça um caramelo com 150 gramas de açúcar e 50 gramas de água. Caramelize o fundo de uma forma refratária e forre com as fatias de ameixa. Bata a manteiga com os 200 gramas restante de açúcar. Adicione os ovos inteiros, em seguida as gemas. Misture bem e acrescente o restante dos ingredientes secos (todos previamente peneirados juntos em uma vasilha), até ficar uma pasta homogênea. Encha a forma caramelada com esta massa e leve ao forno a 150° C por 25 a 30 minutos. Sirva quente.

Veja também :

Dia das mães presente & signos.

Fonte Revista Estilo-Andrea Fasano,Patrícia Filardis

 

Publicidade

Andrea Beatriz

Um comentário em “Almoço para mamãe, detalhes e cardápio.

Deixe um comentário