Cardápio Ano Novo.

Cardápio Ano Novo.
Publicidade

Segredinho da vovó

O branco deve ser a cor predominante, tanto nas toalhas utilizadas quanto nos talheres, copos e pratos. Velas e castiçais devem dar bastante brilho e cor prata deve acompanhar nos detalhes.  A colocação de flores brancas como rosas,copo-de-leite, orquídeas algumas frutas e flores amarelas. Para finalizar colocar alguns laços (verde, vermelho ou dou-rado) pela mesa. Pronto.

Pernil

Ingredientes:

4 kg de pernil suíno
1 xícara de sumo de limão
6 dentes de alho
1/2 maço de salsinha picada
2 folhas de louro
10 folhas de manjericão
2 c.s. de alecrim
sal
pimenta branca moída

Modo de fazer:

Limpe a carne, retirando o excesso de gordura, fure com uma faca de ponta, para que o tempero penetre melhor e coloque-o na assadeira. Cubra com todos os temperos, esfregando-o bem, por toda a carne. Deixe-o no tempero por, pelo menos, 12 horas. O melhor é temperar de véspera e deixar na geladeira, coberto, até a hora de assar.
Cubra a assadeira com papel alumínio, com o lado brilhante do papel voltado para a carne e leve ao forno pré-aquecido a 220 graus (1 hora, mais 30 minutos para cada quilo do peso da carne). Quando descobri-lo, verifique com um garfo se está macio e vire-o.
Deixe-o no forno, até que esteja de um dourado marcante, quase marron, regando com o caldo que fica na assadeira. Não deixe esse caldo secar totalmente, retifique-o e engrosse-o com um pouco de maizena, se necessário.

Bolo Rei

Ingredientes:

130 g de manteiga
130 g de açúcar
500 g de farinha de trigo
15 g de fermento
3 ovos
200 ml de leite
2 c.s. de vinho do Porto
2 c.s. de aguardente velha

Frutas cristalizadas, Amêndoas, Nozes, Pinhões

Modo de fazer:

Num pouco de leite frio dissolva o fermento e adicione à farinha. Junte todos os ingredientes, excepto as frutas cristalizadas, e amasse bem. Quando a massa começar a fazer bolhas, sinal de estar bem batida, juntam-se as frutas cristalizadas e frutos secos, tende-se a massa em forma de rosca, colocando em recipiente com buraco no meio, depois de bem untado com manteiga. Deixa-se descansar durante umas horas. Pincela-se com gema de ovo e colocam-se mais algumas frutas cristalizadas por cima. Coze-se em forno médio até ficar dourado.

Manjar

Ingredientes:

500 g de açúcar
125 g de amêndoas
125 g de arroz cozido
12 gemas
raspas de limão

Modo de fazer:
Leve o açúcar ao fogo com um copo de água e deixe ferver durante 2 minutos. Retire do fogo e junte as amêndoas picadas, o arroz escorrido, as gemas e mexa. Leve novamente ao fogo para engrossar, mexendo sempre para não queimar. Sirva em taças ou numa travessa.

segredos da vovo toalhaa
Mesa.
Publicidade

Fonte http://revistaglamour.globo.com/

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário