Natal dicas para o peru.

Natal dicas para o peru.
Publicidade

Segredinho da vovó.

Veja essas dicas par deixar sua ceia deliciosa.

Fazer um peru pode ser um desafio! Desde a hora de temperá-lo até a hora de tirá-lo do forno. Como a carne do peru é muito suave, deve-se tomar bastante cuidado para não exagerar nos condimentos…

– Na hora de assar, use uma assadeira apenas um pouco maior do que o peru ou frango e coloque-a sobre um suporte ou sobre uma camada de legumes para evitar que frite na parte de baixo.

– Cubra o peru até a metade do cozimento para que ele não fique escuro.

– Para a carne ficar úmida ao ser assada, unte a pele com gordura antes de ir ao forno. A manteiga dá ótimo sabor e junta-se aos resíduos da assadeira, formando um saboroso suco (jus* em francês).

– Outra forma de manter a ave úmida é cobrir frouxamente o peru com papel-manteiga ou alumínio. Para dourar a pele, retire o papel nos últimos 20-30 minutos de tempo de assar.

– Pode-se ainda cobrir o peito do peru com bacon fatiado ou com gordura de lombo, como fazem os franceses.

– Outro método para manter a ave úmida é colocar metade de uma cebola ou um pedaço de limão dentro da cavidade da ave antes de assá-la.

– Um jeito também de aromatizar o interior do peru é picar talos de salsão (3), cenouras (2), tomilho e sálvia (duas colheres de sopa). Ou ainda pode colocar cebolas (2) ao meio e espetar cravos nas metades ou ainda colocar casca de laranja, que dá um sabor bastante delicado à carne. Antes de levar o peru ao forno, coloque esses temperos na cavidade da ave.

– Uma marinada pode ser o diferencial para o seu peru. Misture duas xícaras de vinho branco seco, uma xícara de suco de laranja, 4 dentes de alho (cortados em lâminas), folhas (5) de louro e uma colher (sopa) de sal e 1/2 colher (sopa) de pimenta-do-reino em grãos. Coloque o peru na assadeira, cubra-o com essa marinada e deixe na geladeira por uma noite. (Dica é da Revista Gula, de novembro de 2007).

* Fazendo o molho

Na França, segundo o livro “Le Cordon Bleu – Todas as técnuicas culinárias”, os sucos (jus) da assadeira são servidos com a ave.

– Tire a ave da assadeira e descarte a gordura, deixando apenas uma colher (sopa). Leve a assadeira ao fogo baixo, junte uma colher de sopa de farinha de trigo e mexa bem.

– Mexendo, junte 500 ml de caldo ou água quente aos poucos. Aumente o fogo e ferva. Cozinhe em fogo brando, mexendo por um ou dois minutos. Prove os temperos. Rende de 6 a 8 porções.

Fonte Jornal Gazeta do Povo/Conversa Temperada

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário