Brinde com espumante.

Brinde com espumante.
Publicidade

Segredinho da vovó.

Veja qual o espumante certo para sua festa.

Acertar na escolha dos vinhos e espumantes exige alguns critérios: combinar espumante e vinho tinto ou harmonizar vinhos branco e tinto são alguns deles.
Outra dica é evitar dar muitas opções aos convidados. Se isso acontecer, será preciso ter alto estoque de diferentes tipos de vinho, pois é difícil determinar quais serão os hits da festa e há o risco de faltar bebida.
Os espumantes são mais versáteis do que os brancos porque acompanham do início ao fim a festa – do coquetel, à recepção dos noivos, passando pelo brinde e até pelo jantar.
Se for escolher um só tipo de espumante, dê preferência ao demi-sec, que costuma sair mais.
Espumantes que agradam
Os espumantes brut e vinhos brancos acompanham os canapés, petiscos, saladas, peixes e frutos do mar. Os tintos são indicados para acompanhar carnes e massas. Se for um casamento com culinária regional, é interessante usar um vinho da mesma região.
Para acompanhar a mesa de doces ou para a hora do bolo, escolha os moscatéis, que são mais doces. Quando o serviço for bufê, o cliente escolherá o melhor de acordo com sua preferência, ou seja, não há como realizar uma harmonização perfeita.

Boa escolha

Rótulos – Vá a uma degustação com  familiares e entre em um consenso dos quais agradam mais. Busque vinhos que não percam propriedades mesmo depois de um tempo abertos.
Época do ano – No verão, a tendência é que o consumo seja maior de vinhos espumantes e brancos. No inverno, os tintos são as melhores opções.
Quantidade – Para o verão, a regra é uma garrafa de espumante para duas pessoas e uma de vinho para cinco ou seis pessoas. Já em casamentos invernais, o cálculo é de uma garrafa de vinho para quatro pessoas e uma garrafa de espumante para três pessoas. Desconte pessoas muito idosas e crianças do cálculo de convidados. Considere a quantidade de outras bebidas, como cervejas e destilados.
Temperatura – Vinhos em temperaturas erradas prejudicam a harmonização e a qualidade. Espumantes devem ser gelados de 4°C a 8°C, os brancos de 8°C a 12°C e os tintos de 14°C a 18°C.
Taças – Uma boa taça favorece a qualidade do vinho ou espumante. Para o espumante, use a flute (cabo alto, bojo comprido estreito). Para os tintos, uma taça coringa, com bojo mais largo e de cristal. Consulte o local da festa  e garanta a disponibilidade das taças.

 

Fonte http://www.gazetadopovo.com.br/

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário