Dicas sobre ternos.

Dicas sobre ternos.
Publicidade

Segredinho da vovó.

Há um pouco de confusão no uso correto da palavra terno, que designa um conjunto com três peças: a calça, o paletó e o colete. Para a composição sem o colete, o nome correto é costume, mas como o uso do terceiro elemento é pouco comum, também é normal usarmos a palavra terno. Mas, independente da maneira como se chama, a vestimenta clássica para os homens mudou bastante ao longo dos anos tanto nos cortes quanto nos tecidos e agora também segue algumas tendências de moda.

A primeira e mais importante questão é que o terno deve ficar ajustado ao corpo, tanto nos ombros quanto no comprimento das mangas e na largura dos braços e pernas. Assim, está fora de questão usar o terno do pai ou emprestar de um amigo. O traje deve ser pensado e comprado para cada pessoa.

Os modelos mais modernos, com apenas dois botões, podem ser usados por todos os homens, pois alongam a silhueta e disfarçam as gordurinhas, o que faz com que seja o tipo ideal para os baixinhos. Já o paletó mais clássico, com três botões, deve ser usado preferencialmente por homens mais altos ou com o tronco largo, pois disfarçam essa estrutura, deixando o homem mais elegante. Existem ainda paletós com apenas um botão, que são também bastante modernos e ainda os com abotoadura dupla, porém, estes últimos devem ser evitados, pois dão a aparência de serem muito antigos e envelhecem.

Com relação a cores e estampas, a variedade é ainda maior, mas podem ser usadas sem medo de ousar, porém, nunca deixando o bom senso de lado. Desde os tons mais claros de cinza até o preto, a cor do costume deve ser pensada com cuidado na ocasião em que será usado. Os tecidos em cores sólidas, sem qualquer tipo de textura, devem ser evitados.

Na hora de comprar o primeiro modelo, a consultora de imagem Aline Dala Valle sentencia: “o primeiro terno que deve fazer parte do guarda-roupa masculino é o azul marinho. Para não errar na composição, a camisa branca e a gravata vermelha completam o visual clássico”. Ela orienta também a optar sempre por modelos bem acabados, para que possam durar por mais tempo.

O fashion dois e o clássico três botões

Os modelos mais usados atualmente têm corte mais ajustado ao corpo, são mais curtos e têm apenas dois botões. Um terno cinza chumbo  é moderno e garante, com camisa branca e gravata cinza, um visual de bastante contraste entre as peças – o que chama menos a atenção para a região da barriga (uma vantagem para quem estiver acima do peso).

Um terno dois botões com lapela mais estreita , por outro lado, é recomendado para pessoas mais altas, pois disfarça os troncos largos. O “coringa” preto risca de giz é uma boa pedida e pode ser usado com um colete para compor o terno completo. Além disso, ganha cor na camisa azul e gravata de listras cinza e bordô.

Já o modelo chamado slim fit , em dois botões, é ainda mais ajustado ao corpo, acinturado no paletó e com calças mais justas. Ele valoriza o corpo dos muito magros e ajuda a disfarçar os não tão esguios, sem sobras desnecessárias de tecido. Um modelo no tom azul marinho ganha suavidade com camisa bege e gravata em padronagem marrom.

segredos da vovo terno12
Terno.
Publicidade
segredos da vovo terno
Terno.

Fonte http://www.gazetadopovo.com.br/

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário