Etiquetas para as visitas

Etiquetas para as visitas
Publicidade

Etiquetas para as visitas, isso mesmo são algumas regras para você sempre ser uma ótima visita. Segredinho da vovó seja sempre agradável.

1-Não apareça sem combinar ou ter sido convidado

Mesmo que você esteja por perto da casa de um amigo ou familiar, não é educado tocar a campainha sem, ao menos, ligar (ou mandar uma mensagem) para saber se a pessoa está disponível para te receber. Caso o encontro tenha sido marcado previamente, cheque um dia antes se o convite está de pé.

2-Nada de atrasos

Evite atrasos superiores a 15 minutos. Muitas vezes, o anfitrião precisa de todos os convidados presentes para começar a servir, por exemplo.

3-Leve um presente

Para visitas rápidas e costumeiras, não é necessário se preocupar com esse item. Porém, se você vai à casa de alguém pela primeira vez ou recebeu um convite para uma ocasião especial, é delicado levar algo como forma de agradecimento. A escolha do presente depende do tipo de visita, mas flores, vinho e chocolates estão entre os mais comuns.

4-Acompanhantes

Na maioria das vezes, a possibilidade de levar ou não alguém é sempre explicita no convite. Caso esteja com um namorado novo, não há problema em perguntar.

5-Crianças

O ideal é se certificar que não há problema em levá-las, principalmente se for uma ocasião noturna. Em caso de visitas costumeiras entre amigos íntimos, você pode perguntar e até oferecer a sua casa para o encontro, se for mais cômodo para os filhos (os seus e os dos outros).

6-Pergunte se precisa colaborar com algo

Em caso de resposta negativa do anfitrião, não seja daqueles que faz uma surpresa e aparece com a sobremesa. Quando o dono da casa recusa esse tipo de ajuda, quer dizer que já planejou todo o cardápio e o seu gesto pode se tornar um inconveniente.

7-Não precisa sair da dieta

Em caso de restrições alimentares, é de bom tom avisar o anfitrião a respeito para não gerar saia-justa durante a ocasião. De resto, caso não queira aceitar algo que seja oferecido, recusando com educação, não há problema.

8-Nada de assuntos polêmicos

Se a visita envolver outras pessoas além do anfitrião –e ainda mais se você não tiver intimidade com os demais convidados– evite falar sobre política, futebol e religião. Além disso, colocar na roda um tema que apenas você domina pode fazer com que a interação social fique limitada, o que não é a ideia de nenhum anfitrião ao promover um encontro.

9-Não fume

Mesmo que você saiba que o anfitrião é fumante, ele pode não gostar do cheiro do cigarro dentro de casa. Vale observar o comportamento dos fumantes e, se achar conveniente, perguntar sobre o assunto.

10-Ofereça ajuda

Qualquer que seja a ocasião, coloque-se à disposição do anfitrião para ajudar com pequenas tarefas, como tirar a mesa e lavar a louça. Se ele recusar, não insista, pois pode parecer desagradável.

11-Olho no relógio

Para encontros diurnos, o limite de tempo é de cerca de quatro horas. Se for uma visita noturna, três horas é a tolerância. Além disso, é bom ficar atento aos sinais do anfitrião de que o encontro está chegando ao fim. Após a sobremesa e o cafezinho, por exemplo, 20 minutos são suficientes para finalizar a visita.

12-Agradeça

Elogios e agradecimentos são bem-vindos, sempre. Se for uma ocasião especial, convém, no dia seguinte, enviar uma mensagem sobre a sua satisfação.

13-Banheiro

Lembre-se de deixar o banheiro do anfitrião em ordem após o uso. Caso note a falta de algum produto em especial ou tenha acabado o papel higiênico na sua vez, é de bom tom avisar o dono da casa a respeito, mas com discrição.

segredos da vovo recebe amigos

Publicidade

Visitas

segredos da vovo recebendo amigos

Visitas

segredos da vovo recebendo amigos6

Visitas

segredos da vovo recebendo amigos5

Visitas

segredos da vovo recebendo amigos1

Visitas

segredos da vovoreceber amigos

Visitas

segredos da vovo cha banheiro

Visitas

segredos da vovo detalhejantar4

Visitas

segredos da vovo detalhejantar

Visitas

segredos da vovo detalhejantar1

Visitas

segredos da vovo detalhejantar2

Visitas

Fonte http://mulher.uol.com.br/Renata Mello, consultora de imagem; Monayna Pinheiro, docente do curso de etiqueta social do Senac Penha, em São Paulo, e Marcele Goes, consultora de imagem.

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário