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Organizando o jantar de comemoração

jul 19

Organizando o jantar de comemoração. Segredinho da vovó veja como organizar um jantar para comemorar uma data festiva, como aniversário , bodas ou formatura.

Como tudo na gastronomia você tem que se concentrar em três etapas, e pensar somente em uma de cada vez :

Planeje o Jantar.

  • As Bebidas
  • Tipo de jantar
  • Tipo de serviço
  • A Comida
  • A Mesa, serviço e espaço
  • Prepare o Jantar.
    • Prepare a mesa
    • Prepare a Comida
  • Receba os convidados e Sirva o Jantar.

O planejamento de um Jantar pode durar 5 minutos ou horas, depende da importância e do número de convidados. Assim a primeira coisa a se perguntar é : Para quantas pessoas é o jantar ? 8, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50 …. Antes de tudo faça uma lista da seguinte forma :

  • Primeiro defina quantos convidados você vai ter.
  • Faça uma lista com os nomes dos convidados.

Antes de continuar lembre-se, escreva tudo o que planejar e consulte sempre que precisar.

Planeje as Bebidas

  • Pegue a lista de convidados e anote ao lado do nome de cada convidado o que você acha que cada um vai tomar : Refrigerante, Cerveja ou Vinho. Não é você que decide, é o que cada um gosta ou toma.
  • Some as quantidades de pessoas para cada uma das três bebidas e calcule a quantidade necessária, sabendo que :
    • Cada garrafa de Vinho serve de 2 pessoas, calcule a quantidade de garrafas dividindo o número de pessoas por 2 e adicione uma garrafa de segurança.
    • Cada pessoa consome 3 latas de cerveja, calcule a quantidade de latas multiplicando o número de pessoas por 3 e adicione 4 latas de cerveja por segurança.
    • Cada garrafa de refrigerante (2 litros) serve 4 pessoas, divida a quantidade de pessoas por 4 e adcione uma garrafa de 2 litros por segurança.
    • Por último lembre da água, se você não tem filtro, terá que comprar garrafas de água mineral de 2 litros. Calcule dividindo o número de pessoas que tomam vinho e refrigerante por 4.
  • Com a lista de bebidas em mão e suas quantidades defina o que comprar em cada item, marca, tipo, etc….,

Planeje o tipo de Jantar

  • Escolha que tipo de Jantar você vai servir. Esta decisão é simples para uns e complexa para outros, mas você tem três opções básicas :
    • Um Jantar sofisticado com Aperitivo, Entrada, Primeiro e Segundo pratos e Sobremesa.
    • Um Jantar fino com uma entrada, um prato e a sobremesa.
    • Um Jantar somente com alguns aperitivos, o prato principal e a sobremesa.
  • A primeira alternativa só deve ser usada se : Você ou mais alguém na casa realmente tem afinidade com a Culinária e sabe cozinhar bem, Você tem uma excelente cozinheira e confia nela, ou Você vai contratar um serviços profissional de Buffet para esta parte.
  • A segunda alternativa pode ser usada se alguém na casa sabe cozinhar, pois você não precisa de nada muito elaborado neste caso.
  • A terceira alternativa é a melhor para quem não sabe cozinhar e não vai chamar um Buffet porque você pode comprar os aperitivos ( salgadinhos, queijos, pastas, etc… ) em uma boa padaria ou rotisserie. Você pode ainda encomendar o prato principal de alguém ou buscar uma receita que você saiba fazer. E a Sobremesa também pode ser encomendada. Então se você não é bom com cozinha, não arrisque, use a terceira opção pois você pode encomendar tudo e só se preocupar com a organização.

Defina o tipo de serviço

  • Defina que tipo de serviço você vai usar. Note que alguns tipos de serviço podem ser feitos pelos anfitriãos e outros obrigam você a ter um ou mais garçons para o serviço :
    • O Serviço Inglês, ou jantar a inglesa, é feito necessariamente com garçons, e típico de restaurantes, onde garçom vem com o prato pronto e serve cada um dos convidados à mesa.
    • O Serviço Francês, ou jantar a francesa, os pratos são colocados a mesa e os convidados se servem. Na versão mais sofisticada, são sequências de entradas, pratos e sobremesa que são servidos a mesa, e retirados antes do próximo prato.
    • O Serviço Americano, os pratos já vem da cozinha prontos e servidos, sendo que em geral a Chef, elabora mais esteticamente o prato. Também cabe a sucessão de pratos.
    • O Serviço de Buffet, tudo fica em um lugar e as pessoas se levantam para se servir, e voltam à mesa.

Planeje a comida

  • Antes de mais nada volte a lista de convidados e pense se alguém sabidamente não come algo. Imagine você sevir carne  para 24 pessoas e só na hora se lembrar daquela amiga vegetariana.
  • Uma boa saída se você não conhece bem os convidados é separar o prato principal em salada, carne e massa, ou salada, peixe e massa, ou salada, peixe e risoto. Combinações assim permitem que qualquer um esteja bem servido.
  • Só faça um jantar de prato único, tipo aquele lombo de porco que você cozinha tão bem, se conhecer os hábitos de todos os seus convidados.
  • Se o serviço for encomendado, você tem somente que pensar nos pratos de acordo com o que o fornecedor pode te oferecer.
  • Caso você vá cozinhar siga as dicas abaixo para o planejamento ( aqui não vou entrar nas receitas )  :
    • Faça uma lista com todos os pratos, a sequência e as quantidades.
    • Pegue a lista de ingredientes de cada prato e calcule quanto tem que comprar para cada receita.
    • Some tudo em uma única lista de compras. Mas não jogue fora a lista anterior ( por receita ) porque ela é útil na hora de preparar as receitas separando os ingredientes.
    • Calcule o tempo necessário para cada receita e imagine se é possível fazer tudo antes dos convidados chegarem.
    • Se algo for ser feito na hora, deixe todos os ingredientes limpos, cortados e prontos para serem usados, separados em recipientes de plástico, para agilizar o trabalho.
    • Se são amigos próximos você pode arriscar, mas não cozinhe novidades que você nunca fez se for convidar pessoas que tem menos relação de amizade.

Planeje a Recepção e a Mesa

  • Pegue novamente a lista de convidados e conte quantos lugares sentados você vai precisar.
  • Se tem mesas e cadeiras para todos ótimo. Se não tem, ALUGUE. Não deixe ninguem de pé ou mal sentado em um sofá ou cantinho da casa, isso acaba com qualquer jantar.
  • Se for alugar veifique se o espaço é suficiente. Lembre-se no início as pessoas ficam de pé e só depois sentam, então arrume espaço para todos sentados e todos em pé.
  • Faça a mesma conta para pratos, talheres, copos de cada tipo de bebida que você vai servir, guardanapos, louça para servir. Se faltar alugue.
  • Uma alternativa ao aluguel é pedir emprestado o que falta para amigos mais chegados.
  • Pense um minuto na circulação das pessoas. Se o Jantar é a Francesa, Inglesa ou Americano, você só tem que trazer a comida aos convidados já na mesa.
  • Mas se você quer fazer um Buffet pense se os seus convidados conseguem : Levantar da mesa, pegar os pratos e talheres, se servir dos pratos e voltar para a mesa, de uma maneira confortável no espaço que você tem.

Prepara a mesa para seus convidados

Muito bem, você planejou tudo direitinho, comprou tudo, ou ingredientes para cozinhar ou comida pronta. Agora antes dos convidados chegarem você tem que preparar a mesa e a comida.

Na verdade você só tem que seguir o planejamento, mas para que tudo corra bem seguem algumas dicas :

  • Prepare as mesas com antecedência. Ao contrário da comida, a mesa pode ficar lá prontinha por horas.
  • Preparar as mesas significa colocar toalhas, guardanapos, copos, talheres, talheres para servir, garrafas de Vinho, abridores, “cooler” se for usar, e tudo mais que for necessário e que tem que estar a mão na hora do jantar.
  • Com a mesa arrumada, verifique as toalhas, copos, pratos e talheres, para ver se falta algo ou se algo está sujo, quebrado ou feio. Se tiver duvida, troque.
  • Lembre que as bebidas devem estar geladas, coloque na geladeira pelo menos duas horas antes do jantar.
  • Coloque uma ou mais Jarras com água na mesa.
  • Não se esqueça dos copos para água.
  • Não se esqueça das taças para Vinho Tinto e Vinho Branco, dos copos para cerveja, e dos copos para refrigerante.
  • Se você não souber o que cada um realmente vai beber : arrume todos os copos em um aparador ou mesa a parte,  distribua quando estiver servindo os aperitivos e primeiras bebidas aos convidados, deixe eles levarem os copos a mesa.
  • Se não tiver taças NÃO sirva vinho. Se o orçamento está apertado existem ótimas taças de vidro para Vinho.
  • Não use nada de plástico a não ser que seja um aniversário de criança ou um churrasco com amigos muito chegados.
  • Verifique os banheiros, deixando papéis, sabonetes e toalhas extras a vontade.

Como última dica, se quiser organizar uma mesa única muito grande, o melhor é marcar os lugares com os nomes dos convidados organizados por afinidade. Faça algo bonito no computador com o nome de cada um.

Preparar a comida

Com a mesa pronta fica mais fácil pensar na comida. Se você contratou tudo, só tem que se planejar para buscar ou esperar para receber o que comprou.

Se você vai cozinhar tem que se preparar um pouco mais. Assim preparei dicas gerais para os dois casos :

  • Se for comida pronta, saiba o que vai precisar além da comida, como bandejas, sopeiras, travessas, talheres para servir, e deixe tudo arrumado esperando chegarem os pratos.
  • Verifique se vai precisar aquecer algo na panela ou no forno. Isso tem que ser feito antes de servir a comida.
  • Se for cozinhar separe todos os ingredientes lavados e preparados em recipientes de plástico com antecedência para só pensar em cozinhar.
  • Tenha a receita a mão para tirar dúvidas.
  • Se puder cozinhar algo que fica pronto esperando os convidados é mais fácil, mas se for algo como risoto, planeje quando vai sair para a cozinha e como vai voltar com os pratos.
  • Lembre-se que você tem que se arrumar, assim planeje que horas vai fazer isso.
  • Planeje para estar pronto e livre para seus convidados na hora marcada.
  • Se for cozinhar ou esquentar comida pronta, tenha um TIMER para que a comida não queime enquanto você está conversando.
  • Para os casados, o melhor conselho é, um vai pra cozinha, o outro recebe os convidados. Os dois se encontram na mesa.

Receba os convidados

Pense um minuto na sequência natural, para ver se falta algo, inclusive tempo, e na hora de receber siga esta sequência simples :

  • Os convidados chegam aos poucos, você recebe conversa um pouco e vai receber outras pessoas.
  • Os convidados ficam de pé ou sentados conversando por um tempo.
  • Você vai perguntando o que eles querem beber, serve as bebidas.
  • Se tiver aperitivos você os serve.
  • Esta recepção dura entre 30 minutos e uma horae meia.
  • Algum tempo depois, dependendo do seu horário, você chama todos a mesa.
  • Você inicia o serviço escolhido na sequência escolhida.
  • Ao final você serve a sobremesa e se quiser alguma bebida de aperitivo. Neste caso dê uma olhada no artigo
  • As pessoas continuam a conversa até que cada um decide ir embora, também não todos ao mesmo tempo, e você levanta para se despedir de cada um e os leva até a porta.

Saiba o que fazer, ou o que não fazer, na hora do Jantar

Está tudo conforme o planejado, os convidados já chegaram, os convidados estão na mesa, agora  relaxe e aproveite. Bom, não relaxe tanto, foi você que os convidou, então evite cometer alguns erros muito comuns na hora do jantar :

  • Fique de olho se todos tem bebida, e se não falta nada. Mesmo que você tenha garçons, a responsabilidade é sua.
  • Tente dar atenção equilibrada a todos, em particular na primeira hora quando todos vão chegando.
  • Evite assuntos controversos se não são amigos próximos.
  • Observe as pessoas durante todo o Jantar, se alguém tiver algum problema, é você que tem que levantar discretamente a ir ajudar.
  • Não beba demais, você deve ser a pessoa mais sóbria da mesa, seja lá o que isso significar no seu grupo de convidados.
  • Se alguém pedir um toalete, indique um longe o suficiente da sala de jantar.
  • Quando alguém for embora, vá até a porta e se despeça.
  • Lembre-se : Errar é humano, mas se prontifique a corrigir, e relaxe.

segredos da vovo jantar de aniversario

 

Detalhes da mesa, flores, laços nas taças.

 

segredos da vovo jantar de aniversario1

 

Lembrancinha.

segredos da vovo jantar de aniversario2

 

Bandejas doces são caixas decoradas, inicial do aniversariante.

segredos da vovo jantar de aniversario3

 

segredos da vovo jantar de aniversario4

Fonte  www.enochatos.com.br

 

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