Dicas para arrumar a mesa para o momento amizade

Dicas para arrumar a mesa para o momento amizade
Publicidade

Dicas para arrumar a mesa para o momento amizade. Segredinho da vovó veja essas dicas para sua mesa ficar cheia de charme num jantar ou almoço com os amigos.

Para organizar uma mesa elegante é alinhar as cadeiras, toalhas e jogos americanos (ou sousplats), principalmente se for uma ocasião formal. Se esse for o caso, o melhor é optar por toalhas de cores claras e tecidos mais nobres, como o linho.

Alguns tipos de eventos ainda pedem que os lugares sejam previamente destinados. Esse planejamento é recomendado para ocasiões formais, com mais de 6 pessoas, e pode ajudar a garantir que a conversa flua bem e o ambiente seja agradável para todos.

O que deixar na mesa ?

O certo é utilizar somente aquilo que será, de fato, necessário para a refeição.

Assim, a mesa não ficará com aquela sensação de cheia de coisas, que pode ser bem desagradável para os convidados.

Como usar o sousplat ?

O sousplat serve de apoio para os pratos e fica diretamente sobre a toalha. Ele pode ser feito de diversos tipos de materiais (fibras, vidros, madeira etc) e dá um toque de elegância a mais para a decoração.

Com um formato similar ao de um prato como, normalmente ele tem 33 cm de diâmetro. Além de evitar que os pratos deslizem pela mesa ou que a comida respingue sobre a toalha, ele cumpre uma importante função estética e garante que a mesa nunca fique vazia durante a troca de pratos. Ele deve ser utilizado quando o evento servir uma refeição completa, com entrada, prato principal e sobremesa.

Como colocar os talheres corretamente ?

As louças e talheres devem ser organizados de acordo com a ordem em que serão utilizados.

Talhares

O garfo fica do lado esquerdo do prato. Ao lado direito, a colher e a faca (com o corte virado para dentro), respectivamente. Os talheres de sobremesa ficam acima do prato na seguinte ordem: colher (com o cabo para a direita), garfo (com o cabo para a esquerda) e faca (cabo para a direita).

Pratos

Para os pratos, a regra é semelhante. Sobre o sousplat deve ser posicionado o prato raso e grande para a refeição principal. Em seguida, o raso e pequeno para a salada e sobre ele o prato fundo, para sopas (caso sejam servidas).

O pratinho de pão deve ser posicionado acima do prato principal, do lado esquerdo. Sobre ele, a faquinha equivalente.

Publicidade

Copos

Devem ser dispostos, pelos menos, dois copos para os convidados. O posicionamento deve ser à direita do prato, com a maior taça (a de água) do lado de dentro e alinhada à ponta da faca. As taças  devem seguir a regra de tamanho.

Guardanapo

O guardanapo deve ser posicionado sobre o prato ou ao lado esquerdo do convidado. Por questão de higiene, as dobras decorativas não só muito recomendadas (quando menos manipulado, melhor), mas podem ajudar a deixar a mesa mais charmosa.

Como enfeitar a mesa ?

Na hora de decorar a mesa, evite arranjos e enfeites muito grandes. O ideal é optar por peças delicadas, que não atrapalhem a visão e a movimentação dos convidados à mesa. As flores, escolha espécies sem perfume para não conflitar com o aroma dos pratos.

Sempre combine os enfeites com as cores da toalha de mesa, do sousplat e das louças.

Como montar a mesa para cada evento ?

Para organizar uma mesa adequada para receber visitas é preciso mais do que seguir as regras gerais de etiqueta. É necessário ter sensibilidade e saber como adaptar as orientações a cada situação e tipo de evento. Veja algumas sugestões:

Noite de pizza

Que tal reunir os amigos para experimentar algumas pizzas de massa caseira? A organização da mesa pode ter um ar mais descontraído, com louças coloridas e arranjos divertidos — até mesmo bouquets de tomatinho e manjericão!

Assim como nos eventos em que um prato de massa é a atração principal, o guardanapo é indispensável e uma taça de vinho sempre cai bem.

Churrasco com os amigos

A mesa deve seguir a temática descontraída da ocasião. Uma boa ideia é optar por arranjos com elementos naturais e sousplats, louças e jogos americanos com temáticas em xadrez, lembrando um divertido piquenique.

Reuniões informais

Uma mesa bem posta também pode fazer toda a diferença nas reuniões informais. Nesses eventos, as pessoas costumam ficar em pé, por isso o estilo americano (de buffet) pode ser a melhor escolha. Uma boa ideia é arrumar uma mesa com diversas opções para que os convidados possam se servir sozinhos.

Para as louças, escolha peças bonitas e coloridas. Uma doa ideia é utilizar itens de diversas alturas, criando um efeito muito elegante. Aposte em arranjos e enfeites, sempre seguindo a orientação de que eles não devem roubar a atenção das comidas.

Deixe, também, guardanapos de papel à disposição e pense em um cardápio que seja de fácil consumo e dispense o uso de facas.

Servir águas aromáticas, por exemplo, pode ser um belo diferencial para que todos lembrem da sua recepção com carinho um mimo na saída sempre é bem vindo pode ser um chocolate numa embalagem de pano ou um vasinho de suculenta.

Fonte https://meubistro.com/blog

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário