Home | 15 Anos | Ano Novo | Vovó Apresenta | Beleza | Dicas | Festas | Formaturas | Natal | Noivas | Receitas | Recém Casados | Reveillon | Vovó Responde

Sua festa de 15 anos e a organização

nov 14

Sua festa de 15 anos e a organização. Segredinho da vovó  se você  resolveu comemorar seu 15 anos com uma festa então vai precisar se organizar muito bem.

Como escolher a data ?

E o mais importante no caso da festa é que a data tem influência na maioria das outras tarefas/escolhas: solicitação de orçamentos, espaço (se for fazer em salão/buffet), fotógrafo e/ou fornecedores em geral.

Ao menos duas possibilidades, considerando que uma pode não ser viável, e já terá o ‘plano B’.

Não é uma regra, mas é melhor que aconteça em um final de semana. Por exemplo, no fim de semana que antecede o aniversário, ou no fim de semana posterior.

Como escolher o melhor horário ?

Uma festa de quinze anos “tradicional” costuma acontecer à noite, após as 18h. Também é comum iniciar bem mais tarde, por conta do cerimonial de debutante e valsa ocorrerem normalmente à meia noite.

Se for em um dia de semana, convém começar mais cedo, pensando que no dia seguinte os convidados terão compromissos e podem até mesmo acabar indo embora antes.

Caso opte por almoço, a sugestão é começar entre 11h e meio dia; à tarde, entre 15h e 17h; e jantar, entre 18h e 20h.

Como escolher o espaço ?

Para o espaço é importante que você tenha em mente alguns fatores:

  • Investimento;
  • Tipo de festa;
  • Pista de dança;
  • Temática;
  • Quantidade de convidados;
  • E algo mais que julgar relevante e que ambiente irá comportar.

Dica: dê preferência por locais que já tenham mobiliário próprio e iluminação, para não necessitar contratar à parte. E muita atenção, verifique se comporta bem todos os convidados e ainda sobra espaço de locomoção.

O ideal é que antes da escolha final, você visite no mínimo 3 lugares diferentes a fim de comparar os orçamentos.

Como fazer a lista de convidados ?

A definição dos convidados é uma das etapas essenciais para planejar quanto investir na festa de 15 anos.

A quantidade de convidados direciona, essencialmente, a grandiosidade do evento.

Dica: faça duas listas!

A primeira: com pessoas que você tem maior consideração, que tem um vínculo afetivo e convivência mais frequente, comportando familiares, amigos próximos, amigos de infância e etc..

A segunda: com pessoas que você gostaria que fossem à festa, amigos, familiares distantes, mas que poderia deixar de fora, caso o orçamento extrapole – ou caso sobre nomes para incluir no pacote que fechar com o espaço.

Normalmente, os espaços de eventos têm pacotes já predefinidos com quantidade de pessoas – que tendem a começar com 50 convidados; por isso, é importante ter esse planejamento considerando reduções ou acréscimos.

Solicitar confirmação de presença, por telefone ou online (por formulário) é uma maneira de você ter uma boa ideia de quantas pessoas irão comparecer realmente na sua festa de quinze anos.

Casais festa de 15 anos deve ter ?

Em uma festa “tradicional”, é comum ter quinze casais, deixando o momento da valsa mais bonito. Algumas aniversariantes optam por mudanças, como escolher menos casais, ou mesmo não tê-los, mas isso vai totalmente da preferência.

Quem opta pelos 15, o ideal é perguntar entre os melhores amigos, primos, irmãos quem toparia participar. Para as 15 meninas, também é importante já ter definido opções de cores de vestidos, assim elas se preparam e não gera confusão.

Outra recomendação é levar em conta a altura dos convidados, e formar casais de estaturas parecidas.

Fotos e filmagem como escolher ?

O registro da festa de 15 anos é extremamente importante, seja em forma de fotos ou vídeos, precisa ter algo de recordação.

Em relação a esse profissional (ou equipe de profissionais), é importante pesquisar referências, pois cada fotógrafo acaba trabalhando à sua maneira, com uma visão diferente, então precisa escolher o estilo que mais te agrada.

Além disso, indicações são sempre bem vindas, diminuindo as chances de que algo dê errado; afinal, ninguém quer ter problemas na hora do registro dos quinze anos.

Também peça no mínimo 3 orçamentos, é importante comparar preços de mercado.

 E as músicas para festa ?

Durante a entrada, o ideal é escolher uma música que te represente, que tenha a ver com seu momento. Pode ser em qualquer idioma, estilo, com voz ou não.

Use a música a seu favor. Se ela for lenta no começo, espere até chegar à batida mais forte, criando um suspense, só depois faça a entrada na festa de quinze anos.

Música ambiente

E claro, para tocar durante a sua festa de 15 anos, também deve ser escolhida uma playlist, e pode ainda complementar com DJ ou cantor que animem durante algumas horas, caso possa investir um pouco mais.

Convites  como fazer a escolha ?

O convite é uma forma de recordação, fazendo parte da “apresentação” da festa aos convidados, já que é o primeiro contato que eles terão para já imaginar como será a comemoração.

Ele pode ter uma criação específica, com arte, ilustração, frases, cores e etc. Só lembrando que é uma parte relativamente cara, exigindo um orçamento maior.

Tipos de convites: acrílico, página simples, página dupla, em relevo, com caixa, etc.

Uma sugestão, também pensando em economizar, e não necessariamente deixando de criar algo personalizado, é fazer um convite digital, que dispense a impressão.

O envio pode ser por e-mail ou através de alguma rede social, por exemplo.

Como escolher o tema ?

O tema da festa de 15 anos também ajuda a direcionar boa parte das escolhas que já vimos até agora: espaço, bebidas, cardápio, horário e etc..

Para se decidir sobre o que fazer, pense em algumas questões:

  • Um assunto que você gosta muito;
  • Uma cor;
  • Um lugar (país, cidade, etc);
  • Uma coisa que te marcou;

Juntando essas opções, consegue pensar em algo que poderia render um tema para a sua festa de quinze anos?

Alguns temas bastante trabalhados: princesa, balada, neon, Hollywood, circo, rosa, azul, azul Tiffany, jardim, Paris, Alice no País das Maravilhas, festa à fantasia, tropical, Rock in Roll, Pool Party, festa oriental e etc.

 Como decorar de festa de 15 anos ?

Os detalhes da decoração da festa de 15 anos fazem toda a diferença no ambiente.

O importante é se manter no tema escolhido, procurando combinar tecidos, flores e objetos que tenham tudo a ver com a proposta.

É possível ainda criar espaços dentro do salão, com lounges que comportem idades diferentes, um para adolescentes e um para adultos, por exemplo.

Tenho que fazer lembrancinhas ?

A lembrancinha é um item que algumas pessoas fazem questão, tanto anfitrião quanto convidados, mas não é obrigatório, então fica a critério do orçamento disponibilizado para a festa de 15 anos.

A ideia é que a lembrancinha remeta ao tema, podendo ser nas cores ou tendo algum detalhe que lembre a decoração.

Aqui, é possível contratar o serviço para que as criem como você pedir, ou fazê-las à mão, podendo economizar.

Uma proposta legal que substitui a necessidade de lembrancinha, e não deixa de fazer esse papel, é colocar um totem/cabine de fotos no local, a fim que cada convidado use e leve as fotografias com a identidade da sua festa de quinze anos para a casa.

Mais ideias: sabonetes, velas, potinho de doces, esmaltes, chinelos, aromatizador, necessaire, chaveiro, bombons, etc.

Comidas e bebidas como fazer ?

Um evento com um bom cardápio é sempre elogiado. Vale selecionar uma variedade de petiscos, finger food (comidinhas ou pequenas porções), porções, docinhos, salgadinhos, etc..

Se estiver pensando em buffet, existem 4 tipos principais: à americana, à francesa, à inglesa e empratado. Conheça cada um deles:

  • À americana: os tradicionais self-services, em que cada convidado se serve como quiser;
  • À francesa: neste tipo de serviço, o garçom serve na bandeja os pratos e os convidados escolhem a quantidade que desejam;
  • À inglesa: eventos chiques e formais. Os pratos são servidos pelos garçons. Esta opção de montagem de buffet demanda um certo tempo para servir a todas as mesas;
  • Empratado: uma versão do serviço à inglesa, porém mais simples. Os pratos já saem montados.

Bebidas

As bebidas, além de refrescarem, também podem fazer parte da decoração da festa de 15 anos, combinando com o tema, por exemplo.

A melhor forma de contratar o serviço é com alguém especializado, seja o próprio espaço, ou algum fornecedor à parte, justamente por eles serem expertos e saberem exatamente a quantidade necessária para o seu número de convidados.

Bebidas alcoólicas

O que sai mais caro no quesito bebidas, são as bebidas alcoólicas.

A grande maioria dos convidados, ou os que mais desfrutam da festa de 15 anos, são os adolescentes, mais ou menos na faixa etária da aniversariante.

Então, se for pensar bem, pode ter variações de drinques, mas não precisam conter álcool. Além de economizar, ainda não fará incentivo ao consumo por menores de idade.

Sugestões de bebidas não alcoólicas: à base de frutas, sorvetes, leite condensado, creme de leite, xarope de frutas, podem ser idênticos ao alcoólicos, mas sem o álcool (Piña colada, Strawberry Colada, Pink lemonade, Sexy on the beach e etc..)

E o Bolo ?

Além da tradição em aniversários, faz parte da composição da mesa com os doces e decoração em geral.

Pode ser divido em andares, ter cores mais chamativas ou menos, ter arranjos, cobertura de pasta americana, ser estilo naked cake, entre outros.

Como escolher o vestido de festa de 15 anos ?

A escolha varia muito de acordo com o gosto de cada aniversariante e com o tema escolhido.

Se for tradicional, vale apostar em um vestido longo, com bastante tule e rendas.

Se for balada, é possível optar por vestido mais curto, justo, com transparência ou brilho.

A cor do vestido também pode variar muito, as cores mais escolhidas são: rosa, branco e lilás; mas não existe nenhuma regra.

Você consegue comprá-lo pronto, mandar fazer sob medida, ou mesmo alugá-lo, depende do quanto está disposta a investir.

Mais de um vestido?

A quantidade de vestidos também vai depender, mas podem ser até 3, por exemplo: um na recepção (receber os convidados), um na valsa e um na balada (fim da festa de quinze anos).

 

 

Fonte https://www.testapramim.com.br

Comentários

comentarios

Deixe seu comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Home | 15 Anos | Ano Novo | Vovó Apresenta | Beleza | Dicas | Festas | Formaturas | Natal | Noivas | Receitas | Recém Casados | Reveillon | Vovó Responde