Decoração festas com tema estilo Versalhes
Decoração festas com tema estilo Versalhes. Segredinho da vovó esse tema com mais luxuosidade e personalidade o famoso Palácio de Versalhes como inspiração e criam festas estilo Versalhes com muito bom gosto.
Veja as dicas para criar esse tema.
Dentre as maiores inspirações que o Chatêau de Versailles (em português Palácio de Versalhes) oferece estão:
- A Arquitetura do Castelo considerado um dos maiores castelos do mundo;
- A famosa galeria dos espelhos;
- Maria Antonieta (e suas famosas festas);
- Os afrescos italianos por todo o castelo;
- Os espelhos emoldurados em ouro por todos os salões;
- As esculturas e imagens magníficas;
- A exuberância e ostentação da Monarquia de Luiz XIV;
- As históricas festas da corte francesa;
Cada um desses pontos apresenta uma infindável linha de inspirações e estilos.
1- Painéis criativos
Uma das formas mais impactantes de levar o visual de Versalhes para uma festa é através de paineis de impressão. As imagens mais utilizadas para essa parte são as imagens da Galeira dos Espelhos sem sombra de dúvida. Ela é a preferida por toda a história contada acima, mas também por atuar como um pano de fundo coringa, ou seja, em qualquer lugar que você a colocar ela fica linda!
Mas não é só a Galeria dos Espelhos que pode ser usada para decorar nesse estilo. Fotos da Capela de Versalhes e do Jardim de Versalhes também podem ser usadas como painéis e ficam lindas.
2-Lustres , candelabros de cristais
Por todo o Palácio de Versalhes você encontrará uma infinidade de lustres de cristais estonteantes. Junto com eles, outros candelabros e castiçais fazem o conjunto com cada lustre incrível. Use e abuse de lustres na decoração estilo Versalhes.
Os candelabros eram um dos elementos decorativos mais usados, obviamente, por causa de não ter luz elétrica na época e a iluminação ser feita por velas. Por isso, não deixe de ter candelabros e velas em sua festa estilo Versalhes e, principalmente, eles devem ser dourados ou em vidro/cristal para criar a decoração perfeita!
Na mesa do bolo o uso de lustres geram um efeito sem igual, por isso essa é uma ótima opção decorativa.
3- Molduras e quadros dourados
As molduras douradas são ótimas formas de criar cantinhos diferentes e peças coringas na decoração. Se você busca criar uma ambientação de luxo e requinte, utilize quadros e espelhos com molduras douradas com esse estilo renascença.
4- O jardim como pano de fundo
Natureza e decoração clássica combinadas formam um projeto de decoração de festa inesquecível. Os jardins de Versalhes e suas histórias de festas por lá acionam o lúdico de nossas mentes para criar festas inesquecíveis.
Festas ao ar livre podem ser compostas com os lustres, candelabros e objetos diversos, sejam em tons de dourado sejam em transparências em vidro e cristais.
Festas indoor podem utilizar outras técnicas como a aplicação de muro inglês no fundo do bolo ou em espaços específicos.
5- Festas de Maria Antonieta
Maria Antonieta instituiu tornou-se famosa pela vida ostensiva e sua influência na moda. Em sua época ela instituiu os bailes de máscaras semanais em Versalhes e criou uma infinidade de festividades. Essas festas aconteciam em média duas vezes por semana em Versalhes e tornaram-se famosas pela sua exuberância e excentricidade. Em cada festa ela era o ponto de destaque, com vestidos, penteados e maquiagens a frente de seu tempo. Por isso, muitas festa se inspiram em Maria Antonieta para seus projetos decorativos.
Para criar uma ambientação estilo Maria Antonieta as opções são variadas. Os temas mais escolhidos são: chá de Maria Antonietta (para chás de panelas, festas de aniversários e 15 anos), Jardins de Maria Antonieta (15 anos e casamentos) e Bailes de Máscaras (para todos os tipos de festas).
6- Macarons o doce Francês
O macaron (ou macaroon) é uma iguaria francesa criada na época renascentista, muito apreciada pela aristocracia da época. A pâtisserie Ladurée, em Paris imortalizou os docinhos preferidos da rainha Maria Antonieta. É um pequeno bolo granulado e comumente produzido sob forma arredondada de 3 ou 5 cm de diâmetro, que parecem biscoitos simples mas na verdade são bem difíceis de fazer. Eles são os novos doces famosos das festas mais badaladas e, como símbolo da França, marca registrada em toda festa com clássica estilo Versalhes ou Maria Antonieta.