Seu tema com cardápio

Seu tema com cardápio
Publicidade

Seu tema com cardápio. Segredinho da vovó escolha um tema e veja o cardápio que combina.

Para que esse evento seja um sucesso, é necessário tomar alguns cuidados especiais. Além de uma decoração impecável, o tema da festa deve obrigatoriamente constar no convite — assim, ninguém é pego desprevenido.

Qual a  época da festa ?

O  é interessante observar em que período a festa ocorrerá. O Halloween, por exemplo, é uma opção clássica (e muito divertida) para outubro.

Em junho, nada melhor do que o Country com muita comida típica dessa época do ano. Já a temática Havaiana poderá cair muito bem com o calor do verão — e por aí vai. Definir o mês em que o evento ocorrerá possibilita diversas inspirações.

Quanto vai custar ?

O custo e a logística são outros pontos que merecem destaque no momento de escolher as festas temáticas. Afinal, você pode até ter tido uma ótima ideia, mas será mesmo que consegue executá-la com perfeição?

Leve em consideração o custo, os objetos decorativos  que o tema demandará. Em um evento sobre Cassino, por exemplo, é interessante promover jogos entre os seus amigos. Nesse caso, observe se você terá todos os recursos necessários para a festa, ou se é melhor optar por uma temática mais simples.

Como escolher o cardápio ?

A comida servida também merece uma atenção especial, até porque ela precisa estar de acordo com o universo da festa.

Quanto a isso, é necessário definir, antes de tudo, quem vai preparar os alimentos. Caso seja você mesmo, o cuidado deve ser redobrado. Certifique-se de que você sabe fazer tudo perfeitamente, e que terá tempo para isso.

Também é interessante estudar a possibilidade de contratar um chef  para ir até a sua casa ou um buffet a domicílio. Assim, além da comodidade do serviço, você terá a certeza que tudo sairá saboroso e muito bem-apresentado.

Como decorar?

Escolhido o tema, então, é o momento de soltar a imaginação e planejar um evento dos sonhos.

Lembre-se sempre que, além de bonito, o ambiente deve ser atrativo e divertido. E, é claro, talheres, taças, mesas, pratos e todos os objetos devem estar de acordo com o tema que você escolheu.

Estimular a interação entre os convidados também é bastante interessante . Se a festa for sobre Boteco, por exemplo, que tal investir em um palco aberto onde todos os seus amigos poderão soltar a voz?

Já em uma festa anos 80, você poderá pensar numa alternativa em que os convidados possam escolher as músicas que lhes remetam ao período. Assim, todo mundo brinca de DJ e se diverte relembrando a infância ou a juventude.

Para garantir o sucesso na hora de criar o ambiente da sua festa, separamos algumas dicas incríveis. Confira:

Como organizar a mesa principal ?

A mesa principal é a estrela da decoração, por isso, merece uma atenção especial. Você poderá usar alguma que já tem em casa ou projetar um modelo inspirado no tema que você escolheu.

De qualquer forma, tenha cuidado com o tamanho. Estabeleça previamente o local onde a festa ocorrerá e faça as medições corretas. Com a mesa ideal em mãos, invista em objetos decorativos temáticos e outros genéricos, como arranjos de flores.

Como definir o ambiente ?

Não é só a mesa que merece atenção; é muito importante que todo o ambiente onde o evento acontecerá esteja decorado. Logo, nada de paredes em branco: invista em objetos que remetam ao tema suspensos e por toda a parte!

No Halloween, por exemplo, uma boa ideia é colocar teias de aranha de mentira nas paredes. Dessa forma, o ambiente fica atrativo, divertido e agradável — o que contribui e muito para o seu evento ser um sucesso.

Como elaborar o cardápio ?

Assim como em qualquer outro jantar, o ideal é que a comida seja divida em três etapas: entrada, prato principal e sobremesa. No entanto, você não precisa servir apenas um prato em cada uma delas. Para a entrada, escolha petiscos simples, como canapés, patês e tacos, e capriche mais no prato principal.

Se for uma festa Mexicana, por exemplo, um chili acompanhado de nachos com guacamole é uma boa opção. Depois de tanta comilança, contudo, é importante que a sobremesa seja leve — sem sair da temática do evento, é claro.

Lembre-se de que as comidas devem ser servidas em pequenas porções. E, sempre que possível, é interessante passar oferecendo os pratos aos convidados — mas também vale organizar mesas centrais com os alimentos.

Festas temáticas

Enfim, agora que você já viu nossas dicas para organizar e planejar festas temáticas, chegou o momento de escolher a que mais combina com a sua personalidade! E, para te ajudar nessa missão, separamos 9 ideias incríveis para você se inspirar. Confira:

1. Mexicana

Esse tema  sempre rende eventos muito divertidos e bem decorados. Para isso, invista em uma decoração bastante colorida e criativa.

Utilize bigodes, chapéus, caveiras (em referência à Festa dos Mortos, típica no país), bandeirinhas e muito mais. Em relação às bebidas não-alcoólicas, é importante servir refrigerantes e sucos mais leves e refrescantes, para harmonizar com as comidas apimentadas.

Comidas e bebidas típicas: tortilla, burrito, taco, nacho, guacamole, chili, mixiote, alegría, polvorón, garapiñados e, é claro, tequila;

Decoração: flores vermelhas, pimenteiras, bigodes, chapéus, travessas de palha, e utensílios (pratos, toalhas, guardanapos etc.) com as cores da bandeira do México (verde, vermelho e branco).

segredos da vovo mexicana3

Publicidade
 segredos da vovo mexicana4 segredos da vovo mexicana5

segredos da vovó festa mexicana3

 

segredos da vovó festa mexicana4

 

Um brinde ao México!

segredos da vovó festa mexicana5

2. Rock

O Rock é sempre uma ótima temática para quem é fã do estilo. Ao organizar uma festa desse tema, capriche na seleção de músicas: elas devem conter clássicos de diferentes períodos. Algumas bandas não podem faltar, como AC/DC, Queen, Kiss, Guns ‘‘n Roses e Iron Maiden.

Já a decoração pode ser composta por instrumentos musicais, CDs, discos de vinil e pôsteres de cantores e bandas famosos. Você também pode brincar com o ambiente e decorá-lo como se ele fosse um palco. Para isso, vale utilizar objetos simulando amplificadores, microfones, baterias, entre outros elementos.

Também não se esqueça de pedir aos convidados para darem um toque roqueiro ao visual. Além do clássico preto, vale investir em jaquetas de couro, camisetas no estilo lenhador e meias rendadas.

Comidas e bebidas típicas: prefira os finger foods  . A variação do cardápio pode ser diversificada; patês, wrap com tomate seco e rúcula e canapés de trutas são algumas opções;

Decoração: guitarras, CDs, DVDs, discos de vinil, pôsteres, caveiras, luzes baixas etc.

segredos da vovo rock7

Festa.

segredos da vovo rock8

Festa.

segredos da vovo rock9

Festa.

segredos da vovo rock3

Festa.

 

3. Oriental

As festas orientais têm feito muito sucesso entre os brasileiros. No entanto, antes de optar por essa temática, você deve se certificar de que os seus convidados gostam do tipo de comida que será servida. Na dúvida, faça alguns pratos variados.

A magia que envolve o oriente pode começar ainda na confecção dos convites. Uma boa ideia é produzi-los em forma de pergaminhos enrolados em uma fita vermelha. Para personalizar ainda mais, utilize letras chinesas ou mande um típico biscoitinho da sorte.

Também é interessante estimular os convidados para irem a caráter. Além do clássico quimono, aqui vale optar por camisetas com desenhos e símbolos da cultural oriental, chapéu e faixas no cabelo, espadas de samurai, e muito mais.

Já a decoração deve ser composta por mesas baixas e almofadas no chão. Sempre que possível, invista nas cores brancas (preferencialmente para as toalhas) e vermelhas (para guardanapos e outros objetos)

Comidas e bebidas típicas: sushis, sashimis, frutos do mar, yakisoba, rolinho primavera, legumes refogados, temakis, chá de jasmim, saquê (licor japonês de arroz) etc. Se for diversificar o cardápio, tente apresentar os alimentos de acordo com a cultura oriental, como rolinhos de pão sírio com peito de peru;

Decoração: sombrinhas decorativas, letras japonesas, biombos forrados de papel branco, lustres chineses vermelhos etc.

segredos da vovo japa3

Festa japonesa

segredos da vovo japa2

Festa japonesa

segredos da vovo japa1

Festa japonesa

segredos da vovo japa

Festa japonesa

4. Havaiana

Sempre clássica, a festa Havaiana é ideal para os dias mais quentes. Os ambientes externos, de preferência com piscina, são os mais indicados para esse tipo de evento.

E o legal da festa inspirada no Havaí é que as fantasias são muito fáceis de serem elaboradas. Bastam alguns colares, tiaras ou coroas de flores — além de roupas leves, alegres e coloridas.

Assim como as vestimentas, a decoração também deve conter cores alegres e quentes. Então, aposte no amarelo, no laranja e no vermelho. Além disso, invista em objetos de palha e em pranchas de surf (falsas ou não) para dar um toque praiano ao ambiente.

O cardápio também merece atenção especial. O ideal é optar por comidas leves e tropicais, como saladas e frutos do mar.

Comidas e bebidas típicas: sanduíches naturais, biscoitos secos de maracujá, camarão ao coco, arroz havaiano, frango, peixes, frutos do mar, ponche (drinque com frutas cortadas em pedaços), salada de frutas e mai tai (bebida feita com rum, limão e suco de laranja);

Decoração: arranjos florais, folhas de coqueiro, pranchas de surf, tecidos tipo chita etc.

 

 

Imagens Google

5. Neon

Uma boa alternativa para quem está com o orçamento baixo, já que sua decoração não demanda muitos detalhes.

Você pode começar a introduzir o tema ainda no convite. Para isso, utilize cores fluorescentes (laranja, verde limão, azul, preto, branco e roxo) e canetas com tinta invisível que brilhe no escuro.

Para dar um ar ainda mais sofisticado e divertido ao evento, você pode anexar ao convite uma tatuagem temporária que brilhe no escuro, para os convidados usarem durante a festa. Assim, eles poderão começar a entrar no clima da diversão.

Além disso, também é importante pedir para os seus amigos irem com roupas claras (brancas, de preferência) no dia da festa. Nesse caso, basta trocar as lâmpadas da sua casa por luzes negras que os próprios convidados farão parte da decoração!

Inclusive, vale ressaltar que as lojas de festas possuem diversos objetos e utensílios capazes de brilhar no escuro, como copos, talheres, pratos, cubos de gelo, balões, entre outros.

Comidas e bebidas típicas: o cardápio desse tipo de festa pode ser bastante diversificado. Apenas tome cuidado para servir comidas sem molho, que tenham menos chances de sujar, pois os convidados estarão de branco (e no escuro!);

Decoração: luzes negras, canetas fluorescentes e maquiagens glow (que dão um ar molhado e iluminado à pele).

segredos da vovo neon

Decoração.

segredos da vovo neon1

segredos da vovo festaneon11

Quitutes em potes.

segredos da vovo festaneon12

Detalhe do pegador.

segredos da vovo festaneon13

Decoração,

segredos da vovo festaneon16

Decoração,

segredos da vovo festaneon17

Decoração,

segredos da vovo festaneon18

Decoração,

6. Boteco

A temática de Boteco é ter a certeza de um evento inesquecível e divertido. Se você e os seus amigos não abrem mão de um bom barzinho com cervejagelada essa é uma das melhores opções.

Aqui, a decoração é muito fácil de fazer. Basta soltar a imaginação e reunir alguns elementos que fazem parte de um boteco: toalhas xadrez, baldinhos de gelo, garrafas de bebida (você pode usá-las como saleiro ou como jarros de flores, por exemplo) etc.

Além disso, é imprescindível usar o bom humor! Ao final da festa, que tal servir um doce com a frase “dose extra de glicose”? Outra opção é utilizar pôsteres de humor que tenham a ver com o universo cervejeiro na parede.

E não se esqueça de colocar na entrada o nome do seu bar. Se você se chama Camila, por exemplo, coloque uma lousa de giz escrito “sejam bem-vindos ao Boteco da Camila”. Enfim, solte a imaginação e divirta os convidados!

Comidas e bebidas típicas: petiscos de boteco, em geral (batata frita, mandioca, carne de panela, espetinho, iscas de frango, anéis de cebola etc.), amendoim, azeitonas, torradas, queijos, cerveja, caipirinha e cachaça;

Decoração: pôsteres e quadros boêmios, garrafas e engradados de cerveja, móveis de madeira, frases divertidas, lousa e muitos potinhos de comida espalhados.

segredos da vovo botecodec6

Decoração.

segredos da vovo botecodec7

Decoração.

segredos da vovoo tema boteco2

Decoração.

segredos da vovoo tema boteco5

Decoração.

segredos da vovo BOTECO8

Decoração.

segredos da vovo BOTECO9

Decoração.

segredos da vovo BOTECO11

Decoração.

segredos da vovo bar boteco4

Doces.

segredos da vovo bar boteco3

Lembrancinha.

segredos da vovo bar boteco2

Lembrancinha.

segredos da vovo boteco4

Decoração.

segredos da vovo boteco3

Decoração.

7. Máscaras

Tema clássico, que nunca sai de moda. E, apesar de ser muito requisitado no carnaval, o Baile de Máscaras — como é bastante conhecido — pode ser realizado o ano inteiro. Para isso, basta escolher os modelos das máscaras de acordo com um objetivo central.

Também é possível realizar a festa em torno de uma época específica da nossa história. Existem máscaras vitorianas, do século 20, ou gângsteres, e as classicas de veneza, por exemplo.

Agora, isso não quer dizer que você precise, necessariamente, definir um tema de máscara para a sua festa. Também vale deixar os seus convidados irem do que quiser! Desse modo, poderemos ter surpresas agradáveis e divertidas.

Comidas e bebidas típicas:finger food ou coquetel podem ser uma ótima opção ja que as pessoas estarão com mascaras e curtindo a festa.

Decoração: máscaras de tamanhos diversos, espalhadas pelas paredes e móveis da casa, confete metálico, velas e cores etc.

segredosda vovo mascaras-4

Mesa bolo.

segredosda vovo mascaras-3

Mesa bolo.

segredosda vovo mascaras-2

Lembrancinhas.

segredosda vovo mascaras-1

Mesa bolo.

segredosda vovo mascaras-

8. Halloween

o tema Halloween são umas das mais fáceis de serem planejadas. Afinal, próximo ao Dia das Bruxas — comemorado dia 31 de outubro — as lojas do país inteiro já se enchem de produtos sobre a data.

A decoração não tem muito mistério. Bastam alguns objetos “aterrorizantes” (como abóboras, caveiras e morcegos) que o sucesso é garantido. Uma dica é comprar um chapéu de bruxa para cada convidado e distribuir no início da festa. É um gesto que demonstra carinho e preocupação, além de tornar o evento muito mais divertido.

A trilha sonora também merece atenção especial. Aqui, invista em músicas que remetam ao clima sinistro proporcionado pelo Halloween, como “Thriller” (Michael Jackson), “Monster” (Jay Z & Kanye West) e “Seven Devils” (Florence & The Machine).

Esse tipo de festa também é ideal para quando vamos receber os filhos de amigos. Se esse for o caso, faça um cantinho destinado aos pequenos com muitos brinquedos e guloseimas.Comidas e bebidas típicas:Sanduiches e hambúrgueres fazem sucesso assim como comidinhas temáticas como ovos cozidos em forma de olhos esbugalhados, salsichas imitando dedos e sanduíches com carinhas de fantasma são alguns exemplos;

Decoração: chapéus de bruxas, produtos que simulem teias de aranha, morcegos de borracha, abóbora, caveiras, lua cheia e muito preto, roxo e laranja.

segredos da vovo festabruxinha

Bolo falso.

segredos da vovo festabruxinha1

Decoração.

segredos da vovo festabruxinha13

Detalhes.

segredos da vovo festabruxinha12

Detalhes.

segredos da vovo festabruxinha11

Fonte https://meubistro.com/

Imagens Google

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário