Comemore os 15 anos em casa

Comemore os 15 anos em casa
Publicidade

Comemore os 15 anos em casa. Segredinho da vovó para não deixar a data passar em branco, uma alternativa é fazer a festa de 15 anos em casa; assim já dá para economizar com o aluguel de um espaço de eventos.

  1. Número de convidados: se a opção é comemorar em casa, fique atenta ao tamanho da lista de convidados. Não dá para convidar tanta gente se o espaço da casa não vai ser o suficiente. Para isso priorize os convidados!
  2. Salão de festas do condomínio: muitos condomínios horizontais e verticais disponibilizam salão de festa para os condôminos e isso pode ajudar principalmente para quem mora em apartamento e tem espaço reduzido.
  3. Use dois cômodos da casa: nessa idade os jovens não querem ficar entre adultos, por isso vale usar dois cômodos da casa para organizar a festa; de modo que os adultos fiquem separados dos jovens e ambos possam curtir a sua maneira.
  4. Limitar espaço: para que não tenha convidados por toda a casa (inclusive no quarto) o ideal é deixar o espaço da festa restrito. Ah, e para isso você não precisa colocar cartaz nem faixa para interditar; basta deixar as portas fechadas dos ambientes que não serão usados.
  5. Retirar objetos especiais: se sua mãe tem um vaso de flores na sala e que adora, a dica é retirá-lo do ambiente antes da festa começar e deixar o espaço sem itens que possam causar acidentes. Assim ninguém quebra nada e sua mãe nem vai ficar triste.
  6. Arranjos de flores: os arranjos de flores grandes não ficam tão adequados para festas em casa. A ideia é usar flores e decorações menores que além de combinarem melhor, ainda são mais baratas.
  7. Aproveite móveis da casa: para decorar a festa aproveite móveis que você já tem em casa. Por exemplo, a mesa de jantar pode servir como mesa principal.
  8. Libere espaço: para uma festa de 15 anos dentro de casa, o ideal é deixar espaço livre para circulação; para isso retire os móveis centrais do ambiente.
  9. Cuidado com o excesso de barulho: ao contrário dos clubes que tem isolamento acústico, é bem possível que esse não seja um recurso do seu lar. Por isso, é importante ficar atenta ao volume da música e horário da festa para não incomodar os vizinhos.
  10. Jardim ou área de lazer: se sua casa tem jardim ou área de lazer (churrasqueira) aproveite o espaço para fazer a festa na área externa da casa.

Dicas :quanto menos pratos forem utilizados, melhor! Invista em petiscos simples que dispensem a necessidade de garçons. Assim, os convidados podem se servir sozinhos. Mini sanduíches, cones com batata frita, mini pizza e salgadinhos fritos são algumas opções.

A mesma regra serve para os doces. Aposte em cupcakes, bombons, tortinhas e outras delícias que não precisam ser servidas em pratos.Monte uma mesa bonita para o bolo, usando móveis da sua casa mesmo. Se quiser economizar, opte por um bolo falso para o corte e fotos durante os parabéns.

Outro bolo, maior e mais simples, é servido aos convidados.Em um cantinho próximo à pista de dança, monte uma mesa com guloseimas como chocolates, pirulitos, balas e marshmallows.

Dispense grandes arranjos de flores e substitua por versões menores e mais delicadas.

Uma opção econômica é utilizar garrafas de vidro como vasinhos fofos.Para decorar, use a criatividade! Luzes, balões e globos de espelho podem transformar a sala da sua casa ou mesmo a garagem em uma verdadeira balada.

Decore a fachada da casa e a área externa com lanternas de papel ou lanternas marroquinas, luzes coloridas ou mesmo arranjos pequenos de flores.Quadros de lousa com frases na recepção.

Abaixo, sugestão de quantidades de consumo por pessoa.

Docinhos
5 a 6

ou
• Quando são servidos depois da sobremesa, calcula-se 3 por pessoa
• Sem sobremesa calcula-se de 5 a 6 docinhos por pessoa
• Os docinhos obedecem ao mesmo cálculo dos salgadinhos
• Não é um festa de criança, mas doces com chocolate, ovos e nozes não podem faltar. Escolha entre 4 a 8 tipos.

Bolo
100g a 150g
ou
• Calcule 100 a 150 gramas por pessoa (se a festa tiver muitos doces calcule 100g)
• bolo para um jantar com sobremesa é de mais ou menos 60grs por pessoa, já para um evento sem sobremesa é de 100grs por pessoa.
• Bolo com sorvete – Bolo 1 kg para cada 12 pessoas, sorvetes 2 litros para cada 8 pessoas

Bem Casado
2 ou 3
• Seja sincera, você resistiria a um pequeno embrulho, decorado com um fita linda, sabendo que, ao abri-lo, você encontraria um doce de dar água na boca? Pois então, seus convidados também não resistirão.
Neste caso, a história do “um para cada um” fica só na teoria; na prática.

Canapés
4 a 5
• Eles podem até enganar a fome, mas não são feitos para empanturrar ninguém, por isso, de 4 a 5 unidades por pessoa está de bom tamanho se houver salgados.

ou

12 a 15
• Canapés e salgados quentes 12 a 15 unidades por pessoa se não houver salgados. Escolha pelo menos cinco opções e dê preferência aos patês e canapés de carpáccio ou salmão, que são leves e não têm quase nada de gordura.

ou

Salgadinhos
12 a 15
• Salgados quentes 12 a 15 unidades por pessoa acompanhados de canapés
• Quando servimos somente coquetel, deve-se contar de 15 a 18 salgados por pessoa
• Se servimos um prato quente com o coquetel, esta quantidade diminui para 12 a 15 salgados por pessoa
• Se houver jantar completo, calcula-se uma média de 6 a 8 salgados por pessoa.
( Essas quantidades são para eventos bem servidos )
• Disponha de 12 tipos de salgadinhos para um coquetel ou de 5 tipos para o aperitivo de um jantar, calculando 4 por pessoa

Coquetel
• Coquetel de longa duração 12 unidades por pessoa
• Coquetel de curta duração 6 a 8 unidades por pessoa


Sanduíches
• 1 metro de sanduíche cada 6 pessoas
• Mini-sanduíches 8 por pessoa

Quantidade descartável.

Sempre é bom sabermos as quantidades na hora de comprarmos artigos para a nossa festa então veja abaixo.

Copos: 3 copos por pessoa ou para cada 2 litros de bebida = 12 copos de 200 ml. Compre 20% a mais do número de pessoas da lista.

Guardanapos: 6 a 9 guardanapos por pessoa ou para 500 salgados use 10 pacotes de 50 unidades. As cores dos guardanapos variam de acordo com o tema da sua festa.

Talheres: 20% a mais do número de pessoas da lista para cada operação: entrada, refeição e sobremesa.

Pratos: 20% a mais do número de pessoas da lista para cada operação: entrada, refeição e sobremesa.

Bebidas

Refrigerante: 400ml por pessoa se também servir outras bebidas e 600ml por pessoa se servir apenas refrigerantes e água.
Água Mineral: 200ml por pessoa. Lembre-se: muitas pessoas não bebem refrigerantes ou apenas diet. Por isso é importante colocar à disposição dos convidados refrigerantes diet, água tônica e água com gás para quem não toma bebidas alcoólicas.Cerveja: 2 garrafas por pessoa (se não tiver outras bebidas) ou 1 garrafa de cerveja para cada 4 convidados se houver também vinho tinto e branco.

Vamos colocar um cálculo também para 100 pessoas (adultos e crianças),
e você pode adaptá-lo para a sua quantidade de convidados.
Base de Cálculo: Embalagens com 50 unidades.
Dois sacos de Jujuba, 1 saco de Marshmellow,
2 sacos de Pirulitos,
1 saco de balas sortidas,
1 saco de Caramelo (balas ao leite, recheadas, “Gamadinho” ou similares),
1 caixa de chicletes,
2 caixas de Confete ou Disquete,
3 caixas de bombons sortidos,
5 caixas de Bis (cada caixa contém 20 unidades),
2 caixas de Chocolates (“Batom”, “Tortuguita”, “mini-Talentos” ou similares),
2 potes de Paçocas, 2 potes de Doces de Leite (“Chup-Chup”),
2 potes de Pingo de leite e 1 saco de Amendoim.
Se quiser investir um pouco mais na mesa de guloseimas, inclua chocolates diferenciados (Chokito, Milkybar, Prestígio, NascauBall)
ou importados do tipo goma em formatos diferentes (dentaduras, frutas, minhocas e etc.)

 

 

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário