Comemore com a festa do pijama

Comemore com a festa do pijama
Publicidade

Comemore com a festa do pijama. Segredinho da vovó é uma festa que vai ficar na recordação das crianças,  é a melhor forma de celebrar um aniversário ou simplesmente promover um convívio para as crianças. Não tem nada que saber e o resultado final é pura alegria e uma noite diferente.

A ocasião e o dia

É um excelente tema para um aniversário  ou para juntar os amigos do seu filho nas férias de Verão ou de Natal, no entanto, requer uma lista de convidados pequena, entre cinco e oito crianças no total. Preferencialmente, as festas do pijama devem ser realizadas ao fim de semana, sendo o sábado o melhor dia: primeiro porque o dia seguinte é domingo; e segundo porque a sexta-feira é normalmente um dia de cansaço e de preparação para o fim de semana.

Dormir fora de casa – mesmo que seja na casa de um amigo – não é adequado para todas as crianças, principalmente as mais novas, que não estão habituadas a estar longe dos pais. As festas do pijama que têm como objetivo pernoitar, devem ser pensadas para crianças mais velhas.

Para crianças mais pequenas, pode mesmo assim organizar uma festa do pijama que termina um pouco mais tarde, sendo que as crianças já estarão de pijama e prontas para ir dormir quando os pais as vierem buscar. Em alternativa, a festa do pijama pode ter como opção ficar a dormir na casa do amigo ou ir embora.

O convite

Por ser um tipo de festa diferente, a organização de uma festa do pijama requer um convite à altura! Embora possam ser comprados, porque não confecionar os próprios convites juntamente com o seu filho – inspirem-se em imagens de camas, almofadas e pantufas para criarem convites divertidos e irresistíveis.

Para além de incluir toda a informação básica (data, local, hora de início, hora de fim, data limite para RSVP), não se esqueçam de incluir uma pequena lista de tudo aquilo que cada criança deve levar (pijama, pantufas, saco cama, almofada, muda de roupa e escova de dentes).

O convite também deve ser extensível à boneca ou o bicho de pelúcia que normalmente acompanha a criança na hora de dormir!

O espaço

A diversão de uma festa do pijama está no partilhar de um espaço, por isso, não se preocupe se não tem camas para todos os pequenos convidados – eles vão adorar dormir em sacos cama no chão da sala todos juntos!

Decida que espaço da casa vai utilizar para a festa do pijama e remova todo o mobiliário, bem como elementos decorativos valiosos e/ou frágeis, colocando-os noutra divisão.

Tem de existir espaço suficiente para acomodar todos os sacos de cama e pode sempre adicionar algumas almofadas e poufs para tornar o ambiente ainda mais confortável.

A decoração pode ser festiva e adequada a um aniversário, com balões e grinaldas, ou alusiva ao próprio tema da noite: estenda uma corda de uma ponta da sala à outra e pendure pijamas, fronhas de almofada, meias, pantufas bichos de pelúcias – assim também há suplentes no caso de alguém se esquecer de alguma coisa! Pode, no entanto, escolher outra temática: colar autocolantes que brilham no escuro nas paredes (lua, estrelas e planetas…); se for uma festa para um menino, pode criar um ambiente de campismo e montar tendas; se for uma festa para uma menina, pode recriar um ambiente spa com um salão para pintar as unhas.

Transforme a festa do pijama num evento original e inesquecível. Tenha ainda um espaço adjacente, mais privativo, onde as crianças possam vestir os pijamas e guardar as suas coisas. Quando receber os pequenos convidados, indique-lhes este local, bem como a casa de banho. Depois, deixe que se sintam em casa!

Cardápio

Com uma sala cheia de crianças em pijama e com fome, o cardápio  tem de ser rápida e prática: pizza, sanduíches mistas com batatas fritas, pacotes de sumo e de leite, chocolate quente, pipocas, bolachas, bolo de aniversário, donuts ou cupcakes são algumas boas sugestões para saciar o apetite da pequenada. No café da manhã da festa do pijama pode aproveitar  os doces que possam ter sobrado da noite anterior, faça torradas ou panquecas, sirva cereais com leite e dê os bons dias às crianças com um delicioso pequeno-almoço que podem tomar em conjunto antes da despedida.

As brincadeiras

Uma festa do pijama não será completa sem um filme divertido e uma animada luta de almofadas. Disponibilize um cesto cheio de jogos de tabuleiro para momentos mais tranquilos e uma ou duas máquinas fotográficas descartáveis para que sejam as próprias crianças a fotografar a festa do pijama.

Outras ideias originais incluem: fazer bijutaria, concurso de karaoke, jogar bingo, caça ao tesouro, jogo do saco de cama (uma criança sai da sala e as restantes escondem-se noutros sacos de cama que não o seu, a criança volta a entrar e tem de adivinhar quem está aonde!); ou decorar fronhas de almofada brancas com marcadores para tecidos para depois as crianças poderem dormir sobre as suas obras de arte!

Se as crianças forem muito pequenas, o mais certo é necessitarem de supervisão constante – combine com mais um ou dois adultos, que até podem ser pais das crianças convidadas. As crianças mais velhas já se entretêm melhor e vão adorar serem “independentes” por uma noite – basta ir espreitando como está a correr a festa do pijama a cada 15 ou 20 minutos.

Publicidade

Fonte https://pequenada.com/

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário