Dica para guardar o chocolate

Dica para guardar o chocolate
Publicidade

Dica para guardar o chocolate. Segredinho da vovó uma barra de chocolate  de boa qualidade, se guardada corretamente, pode durar por mais de um ano.

A primeira informação que você precisa saber para guardar o chocolate corretamente é que ele começa a derreter quando a temperatura está na casa dos 34°C, e que não é preciso muito tempo de exposição a essa temperatura para que a barra inteira vire líquido. Portanto, é necessário ter muito cuidado com a temperatura do local onde você pretende guardar seus chocolates.

Porém, expor o chocolate a temperaturas extremamente altas também não é a melhor maneira de guarda-lo. É comum as pessoas guardarem o chocolate no congelador da geladeira, ou até mesmo em freezers, o que danifica diversos aspectos do chocolate, como o sabor e a textura, por causa da condensação que se forma na superfície da barra, causando o “sugar bloom”, que são aqueles pontos esbranquiçados que aparecem no chocolate quando ele é armazenado no congelador.

A temperatura ideal para a armazenagem do chocolate é 18°C, mas caso você não consiga controlar precisamente, tente manter entre os 15°C e 20°C e, se for possível, mantenha o lugar climatizado em uma temperatura constante para que a textura e o sabor do chocolate não sejam alterados pelas condições do ambiente.

Uma adega de vinhos pode ser um excelente local para a armazenagem de chocolates de maneira mais profissional, pois diversos modelos possuem ajuste manual de temperatura e, com isso, você consegue manter a temperatura ideal e constante no ambiente, o que garante que os seus chocolates durem o máximo de tempo possível.

Você também pode guardar seus chocolates em armários, para conserva-los em temperatura ambiente. Lembre-se de coloca-los em potes bem fechados, para mantê-los secos e sem contato com umidade, e longe de alimentos que possuem cheiro forte para que o chocolate não absorva nenhum odor que modifique o gosto dele.

No caso das trufas e dos chocolates recheados, é preciso prestar mais atenção quanto à data de validade presente na embalagem do chocolate, pois a maioria desses chocolates não utiliza tantos conservantes e mistura outros ingredientes, como creme de leite ou frutas, o que diminui a validade desses chocolates quando comparados com as barras, que podem durar um ano ou mais.

Porém, você também pode utilizar essas dicas de armazenagem para manter o sabor e a maciez das trufas e dos chocolates recheados enquanto eles estiverem na validade, mesmo que não estenda esse prazo.

Publicidade

Fonte http://blog.barradoce.com.br/

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário